Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Singer - bioética / utilitarismo

Como justificar minha ação ética?

Filosofia da Moral ou Ética
Temas: utilitarismo, bioética
Filósofo: Peter Singer (1946 – )
Obra: Ética Prática (1993)

Biografia

Peter Singer (Melbourne, 1946) é um filósofo e professor australiano. É professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Atua na área de ética prática, tratando questões de Ética de uma perspectiva utilitarista.

Habilidade:
ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros


Enviado em 25/03/2009

Publicado em 30/09/2013

Luiz Antonio - A argumentação para não comer polvo
Flavia Cavalcanti

A Carne é Fraca
Instituto Nina Rosa

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Ética Prática (1993)

Ao agir preciso de uma justificativa ética racional e universal. (...)
Todas (as éticas anteriores) concordam que não se pode justificar um princípio ético relativamente a qualquer grupo parcial ou local. A ética adota um ponto de vista universal. Não quer isto dizer que um determinado juízo ético tenha de possuir aplicação universal. As circunstâncias alteram as causas. Significa isso sim, que quando fazemos juízos éticos, vamos para além de preferências e aversões. De um ponto de vista ético, é irrelevante o fato de ser eu o beneficiário de, digamos, uma distribuição mais equilibrada do rendimento e outra pessoa a prejudicada. A ética exige que nos abstraiamos do ‘eu’ e do ‘tu’ e que cheguemos à lei universal, ao juízo universalizável, ao ponto de vista do espectador imparcial ou do observador ideal, ou o que lhe quisermos chamar.
A forma de pensar que esbocei é uma forma de utilitarismo. Difere do utilitarismo clássico no fato de “melhores consequências” serem entendido como aquilo que, ponderadas as alternativas, aprofunda os interesses dos afetados, e não meramente o que aumenta o prazer e reduz o sofrimento.
O que mostra tudo isto? Não mostra que o utilitarismo se possa deduzir do aspecto universal da ética. Há outros ideais éticos como os direitos individuais, a santidade da vida, a justiça, a pureza, etc. — que, sendo universais no sentido exigido, são incompatíveis com o utilitarismo, pelo menos em algumas versões. Mostra isso sim, que chegamos rapidamente a uma posição inicialmente utilitarista a partir do momento em que aplicamos o aspecto universal da ética à tomada de decisões simples, pré-éticas. Este fato, segundo creio, coloca o ônus da prova naqueles que pretendem ir além do utilitarismo. A posição utilitarista é minimalista, uma primeira base à qual chegamos quando universalizamos a tomada de decisões baseada no interesse pessoal. Não nos podemos recusar a dar este passo se quisermos pensar eticamente. Se nos persuadirmos que devemos ir além do utilitarismo, aceitando regras ou ideais morais não utilitaristas, precisamos ter boas razões para dar esse passo. Enquanto não surgirem essas boas razões, temos alguns fundamentos para permanecermos utilitaristas.  (...)
A essência do princípio da igual consideração significa que, em nossas deliberações morais, atribuímos o mesmo peso aos interesses semelhantes de todos os que são atingidos por nossos atos.

Dicionário Filosófico

Especismo –  é a discriminação baseada em espécies, que envolve atribuir a animais sencientes diferentes valores e direitos baseados na sua espécie. De modo similar ao sexismo e ao racismo, a discriminação especista pressupõe que os interesses de um indivíduo são de menor importância pelo mero feito de se pertencer a uma determinada espécie. De acordo com a igual consideração de interesses, de qualquer que seja a espécie os interesses semelhantes devem ser respeitados. Inferir dor num animal sem se preocupar com isso, é ignorar o princípio básico da igualdade, que parte da premissa da igual consideração de interesses.

Senciência – é a "capacidade de sofrer ou sentir prazer ou felicidade".

Utilitarismo – é uma doutrina ética que prescreve a ação (ou inação) de forma a otimizar o bem-estar do conjunto dos seres sencientes. O utilitarismo é então uma forma de consequencialismo, ou seja, ele avalia uma ação (ou regra) unicamente em função de suas consequências. Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).

Bioética – é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina, filosofia (ética) e direito (biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.

Deontologia – (do grego deon "dever, obrigação" + logos, "ciência"), na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Para Singer, todas as éticas precisam de uma justificativa que visam ao:
       (   ) racional e universal                                         (   ) sentimental e particular
2 – O utilitarismo de Singer difere do utilitarismo clássico por que:
       (   ) visa o aumento do prazer e a redução da dor  (   ) visa os interesses dos afetados
3 – O aspecto universal da ética utilitarista de Singer está na:
       (   ) tomada de decisões simples; minimalista          (   ) tomada de decisões complexas, maximizada
4 – Quando em nossas deliberações morais, atribuímos o mesmo peso aos interesses semelhantes de todos os que são atingidos por nossos atos, temos o:
       (   ) princípio da igual consideração de interesses    (   ) princípio da desigual consideração de interesses
5 – Como podemos respeitar os animais e ter igual consideração pelos seus interesses, se continuamos a comê-los por mera questão de prazer? Encontre uma justificativa ética racional e universal.
6 – O que é utilitarismo?
7 – O utilitarismo avalia uma ação unicamente em função de suas:
       (   ) consequências                                                 (   ) antecedências
8 – Qual é o princípio do bem-estar máximo?
9 – O que é o especismo?
10 – O que é senciência?
11 - O estudo da psicologia é relativamente recente. No começo do século 20 ela ficou mais popular. Com a intenção de aprender sobre o processo do pensamento e comportamento humano muitos psiquiatras foram longe demais em suas experimentações, o que levou ao aprimoramento dos códigos e padrões de ética. Leia "Os 10 experimentos psicológicos mais antiéticos" e escreva sua opinião sobre a importância da deontologia.
12 - ENEM - 2014 - Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana — transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos. “Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá criá-la, mas vai acontecer”, declarou Zavos. “Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebê clonado saudável ao mundo.” 
CONNOR, S. Disponível em: www.independent.co.uk. Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado)
A clonagem humana é um importante assunto de reflexão no campo da bioética que, entre outras questões, dedica-se a
(   ) refletir sobre as relações entre o conhecimento da vida e os valores éticos do homem.
(   ) legitimar o predomínio da espécie humana sobre as demais espécies animais no planeta.
(   ) relativizar, no caso da clonagem humana, o uso dos valores de certo e errado, de bem e mal.
(   ) legalizar, pelo uso das técnicas de clonagem, os processos de reprodução humana e animal.
(  ) fundamentar técnica e economicamente as pesquisas sobre células-tronco para uso em seres humanos.
13 - Escolha um dos temas de Bioética abaixo e faça uma breve pesquisa. Crie questões que problematizem o tema.
- Pesquisas com células-tronco
- Clonagem
- Fertilização artificial (in vitro)
- Aborto
- Eutanásia
- Produção de transgênicos (principalmente alimentos)
- Uso de órgãos de animais em humanos
- Criônica (conservação do corpo humano após a morte)
- Uso de drogas ilícitas em tratamentos médicos
- Transfusão de sangue que envolvam questões religiosas
- Eugenia
- Pena de morte
- Animais para fins de pesquisa
- Animais em entretenimento
- Animais como alimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário