Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Vesalius – medicina moderna

A medicina deve ser uma ciência experimental?

Filosofia das Ciências
Tema: a medicina moderna
Filósofo: Vesalius, A. (1514 - 1564)
Obra: De humani corporis fabrica (1543)

Biografia

Vesalius, A. (1514 – 1564) – foi um médico belga, considerado o “pai da anatomia moderna”. Foi o autor da publicação “De humani corporis fabrica”, um atlas de anatomia.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Filme: O Físico

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

De humani corporis fabrica (1543)

Vou deixar de lado as outras artes e dirigir minhas palavras apenas àquela que é responsável pela saúde da humanidade. Certamente, de todas as artes que o gênio humano descobriu, esta é de longe a mais útil, indispensável, difícil e laboriosa. … Embora tenham existido no passado três escolas médicas, a lógica, a empírica e a metódica, o objetivo daqueles que pertenciam a essas escolas era o mesmo, preservar a saúde e extirpar a doença. Dedicando a esse objetivo tudo que consideravam essencial à sua arte em suas respectivas escolas, utilizavam três meios para isso: o primeiro era um sistema de dieta; o segundo, a medicação, e o terceiro, a cirurgia. Este último deixa claro ainda mais do que os outros que a medicina significa acrescentar o que falta e retirar o que é supérfluo. A cirurgia nunca deixa de contribuir para o tratamento de uma doença quando a medicina oferece os meios que o tempo e a experiência mostraram ser o procedimento mais saudável. Essa tríplice abordagem da medicina foi igualmente familiar a médicos de todas as escolas e, na medida em que aplicavam suas próprias mãos nesse tipo de tratamento de acordo com a natureza dos sintomas, consideravam tão importante esse esforço quanto o estabelecimento de um regime dietético ou o conhecimento e a manipulação de medicamentos. (…)
Enquanto os médicos consideraram que apenas o tratamento das doenças internas deveria ser sua preocupação, acreditaram que o conhecimento das vísceras era tudo de que necessitavam e negligenciaram a estrutura dos ossos, assim como os músculos, nervos, veias e artérias que percorrem os ossos e músculos, como se fossem irrelevantes para o tratamento. Mais ainda, quando o tratamento foi atribuído a barbeiros, não apenas o verdadeiro conhecimento das vísceras se extinguiu na profissão médica, mas também o trabalho da dissecação desapareceu por completo. Os médicos não realizavam cirurgias, e aqueles encarregados do trabalho manual eram ignorantes demais para compreender o que os professores de dissecação tinham escrito.

Dicionário Filosófico

Empiria – conjunto de dados ou acontecimentos conhecidos através da experiência, por intermédio das faculdades sensitivas (e não por meio de qualquer necessidade lógica ou racional).

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – De acordo com o texto, qual é a ciência que é responsável pela saúde da humanidade?
( ) filosofia ( ) sociologia ( ) medicina ( ) antropologia
2 – Quais são as quatro características desta ciência, citadas no texto?
3 – No passado esta ciência possuía três escolas. Quais são elas?
4 – Todas estas escolas possuíam o mesmo objetivo. Qual?
5 – Para conseguir atingir este objetivo utilizavam três meios para isso. Quais são estes três meios?
6 – Para preservar a saúde e extirpar a doença um dos meios utilizados era a cirurgia. O que isto significa para a medicina?
( ) significa acrescentar o que falta e retirar o que é supérfluo
( ) significa retirar o que falta e acrescentar o que é supérfluo
7 – A cirurgia pode contribuir para o tratamento de uma doença, porém a medicina deve oferecer quais exigências para um melhor procedimento?
( ) o tempo e a experiência ( ) o hospital e a clínica ( ) o remédio e o exame
8 – Naquela época, segundo Vesalius, o que os médicos negligenciaram no tratamento das doenças porque consideravam irrelevantes?
( ) a estrutura dos ossos, os músculos, os nervos, as veias e as artérias
( ) o estudo das vísceras, o coração, o sistema digestivo, o pulmão e os rins
9 – “O verdadeiro conhecimento das vísceras e da dissecação se extinguiu na profissão médica.” Estes procedimentos foram repassados para os barbeiros.
Pesquise o que era e o que fazia o barbeiro-cirurgião na Idade Média.
10 – UNIVAG 2017
Até o século XVI, a descrição do corpo humano baseava-se nos textos do grego Hipócrates (séc. V-IV a.C.) e do romano Galeno (séc. II d.C.). O flamengo Andreas van Wesel, conhecido pelo nome latinizado de Andreas Vesalius, mudou essa visão com sua obra De humani corporis fabrica (“A fábrica do corpo humano”), publicada em 1543.
O trabalho de Vesalius foi favorecido:
( ) pela filosofia iluminista, marco inicial da metodologia da prática dos médicos, e pelo fim das regras da Inquisição, que proibiam os estudos de anatomia.
( ) pelo surgimento das igrejas protestantes, defensoras da dissecação de cadáveres, e pela formação dos Estados modernos, que se opunham à cultura clássica.
( ) pela valorização do estudo dos textos antigos, fundamentais para o conhecimento teórico, e pelo mecenato da Igreja católica, que apoiava as práticas científicas.
( ) pelas investigações feitas em animais e transferidas, por analogia, para o ser humano, e pelo clima de liberdade intelectual que caracterizava as universidades medievais.
( ) pelos valores renascentistas, baseados no racionalismo e na experimentação, e pela invenção da imprensa, que facilitou a difusão das novas ideias e dos desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário