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Hegel - filosofia

Como se ensina e aprende filosofia?

Filosofia do Conhecimento
Tema: a filosofia
Filósofo: Hegel (1770 – 1831)
Obra: Sobre o Ensino de Filosofia (1812)

Biografia

Hegel (1770 – 1831) foi um filósofo alemão. Era fascinado pelas obras de Spinoza, Kant e Rousseau, assim como pela Revolução Francesa. Muitos consideram que Hegel representa o ápice do idealismo alemão do século XIX, que teve impacto profundo no materialismo histórico de Karl Marx.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

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Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Sobre o Ensino de Filosofia (1812)
II - Método

Em geral, distingue-se o sistema filosófico com as suas ciências particulares e o próprio filosofar. Segundo a mania moderna, sobretudo da pedagogia, não importa tanto instruir-se no conteúdo da filosofia quanto aprender a filosofar sem conteúdo; isto significa mais ou menos: é preciso viajar e viajar sempre, sem chegar a conhecer as cidades, os rios, os países, os homens, etc. Em primeiro lugar, quando se conhece uma cidade e, em seguida, se chega a um rio, a outra cidade, etc., aprende-se, sem mais, deste modo a viajar, e não só se aprende, mas efetivamente já se viaja. Assim, ao chegar-se a conhecer o conteúdo da filosofia, aprende-se não só o filosofar, mas já efetivamente se filosofa. Também o fim do próprio aprender a viajar seria apenas chegar a conhecer cidades, etc., o conteúdo. 
Em segundo lugar, a filosofia contém os mais altos pensamentos racionais sobre os objetos essenciais, contém o universal e o verdadeiro dos mesmos; é de grande importância familiarizar-se com este conteúdo e acolher na própria cabeça tais pensamentos. O comportamento tristonho, simplesmente formal, a perene busca e vagabundagem sem conteúdo, o argumentar ou especular assistemático, tem como consequência a vacuidade de conteúdo, o vazio dos pensamentos nas cabeças, pois nada podem. (...) O filosofar assistemático é um pensar fortuito, fragmentário, e a consequência é justamente a alma formal para o verdadeiro conteúdo. 
Em terceiro lugar, o procedimento no conhecimento de uma filosofia rica de conteúdo não é nenhum outro a não ser a aprendizagem. A filosofia deve ensinar-se e aprender-se, como qualquer outra ciência. (...) Por muito que o estudo filosófico seja em si e para si um fazer por si mesmo, é igualmente uma aprendizagem – a aprendizagem de uma ciência já existente, formada. Esta é um patrimônio de conteúdo adquirido, composto, elaborado; este bem hereditário deve ser adquirido pelo indivíduo, isto é, ser aprendido. (...) 
As ciências filosóficas contêm os verdadeiros pensamentos universais dos seus objetos; são o produto resultante do trabalho do gênio pensante de todas as épocas; tais pensamentos verdadeiros ultrapassam o que um jovem não formado produz com o seu pensar, na mesma medida em que aquele acervo de trabalho genial excede o esforço de semelhante jovem. (...) 
Uma vez cheia a cabeça de pensamentos, terá então também a possibilidade de ela própria fazer avançar a ciência e de lhe conquistar uma verdadeira originalidade; (...); há que orientar o estudo filosófico essencialmente para este ponto de vista a fim de assim algo se aprender, a ignorância se afugentar, a cabeça vazia se encher de pensamentos e conteúdo e se expulsar a peculiaridade natural do pensar, isto é, a contingência, o arbítrio e a particularidade da opinião. 

Dicionário Filosófico

Filosofia - "A investigação filosófica consiste em repensar o já pensado, para pensar o ainda não pensado." Heidegger

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Quando você viaja conhece o local visitado ou também aprende a viajar?
2 – De acordo com o primeiro parágrafo Hegel conclui que:
( ) ao conhecer o conteúdo da filosofia, aprende-se também o filosofar
( ) ao filosofar espontaneamente aprenderá o conteúdo da filosofia
3 – Faça a relação de acordo com o texto. 
(A) Aprender a filosofar 
(B) Aprender o conteúdo da filosofia 
( ) Aprender a viajar 
( ) Aprender o local visitado 
4 – Ainda de acordo com o filósofo alemão, o que a filosofia contém de importante? 
( ) A filosofia contém os mais altos pensamentos racionais sobre os objetos essenciais, contém o universal e o verdadeiro dos mesmos.
( ) A filosofia contém os mais altos pensamentos experimentais sobre os objetos concretos, contém o particular e o subjetivo dos mesmos.
5 – Qual é a consequência de quem não estuda os conteúdos filosóficos? 
( ) pensamentos fragmentados, fortuitos e contingentes e meramente opinião 
( ) pensamentos sistematizados, pois pensará de forma lógica para avançar a ciência com originalidade 
6 – Portanto, de acordo com a sequência de leitura, o conteúdo filosófico deve ser: 
( ) rejeitado ( ) aprendido ( ) descartado ( ) alijado 
7 – Qual é a consequência de quem estuda os conteúdos filosóficos? 
( ) pensamentos fragmentados, fortuitos, contingentes e meramente opinião 
( ) pensamentos sistematizados e lógicos para avançar a ciência com originalidade

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