Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Agrippa - micro e macrocosmo

Existe uma relação entre o homem e o universo?

Filosofia das Ciências
Temas: microcosmo / macrocosmo
Filósofo: Agrippa H. C. (1486 – 1535)
Obra: Diálogo sobre o Homem

Biografia

Agrippa, H. C. (1486 – 1535) foi um intelectual alemão e um influente escritor do esoterismo da Renascença, nome maior da corrente do cristianismo hermético da época. Interessou-se por hermetismo, e diferentes práticas esotéricas, como teurgia e cabala cristã, goécia, alquimia, astrologia e também por outras práticas percursoras de movimentos rosacrucianos, teosóficos, etc.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Macro e Microcosmo

Macro e Microcosmo

Carl Sagan - Poeira das Estrelas

Nós somos feitos de poeira de estrelas

Ingredientes do corpo humano

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Diálogo sobre o Homem

O homem é dito microcosmo, isto é, um mundo menor, porque tem em si tudo o que está contido no mundo maior: de fato, nele pode-se identificar o corpo que nasce da mistura dos elementos, o espírito celeste, a vida vegetativa das plantas, a sensibilidade dos animais e a razão, a mente angélica e a imagem de Deus.
Nele, nesse corpo material e terreno do homem, estão presentes, sob a forma das suas genuínas propriedades, os elementos: o fogo, o ar, a água e a terra. Ali está presente também um corpúsculo espiritual e etéreo que é o veículo da alma e que corresponde por analogia ao céu.
Ali está presente a vida vegetativa, que no homem desempenha tarefas semelhantes às que realiza nas plantas, exercendo a função nutritiva, a de crescimento e a reprodutiva. Está presente o sentido, seja externo, seja interno, dos animais; está presente um ânimo celeste dotado de razão e muito hábil. Está presente a participação do intelecto angélico e da mente divina.
(...)
De fato, o homem está em relação com todas as estrelas e os planetas. Nele estão presentes a estabilidade e a imutabilidade de intenções de Saturno; a clemência, a justiça e a realeza de Júpiter; a constância e a firmeza de ânimo de Marte; do Sol, o lume, a razão, o juízo que distingue o justo do injusto, a luz que purifica das trevas da ignorância; de Vênus, o amor e o desejo de crescimento e da própria multiplicação; de Mercúrio, a inteligência, a acuidade de engenho, o discurso racional, a pronta vivacidade dos sentidos; da Lua, o voltar-se para as coisas terrenas para conservar a vida e a capacidade de desenvolver o crescimento em si e nas outras coisas.
Por isso o homem é dito mundo menor, porque é o vínculo, o nó e a perfeição extrema do mundo maior. E, mesmo sendo dito mundo menor, o inteiro mundo maior e todos os mundos particulares estão obrigados a servi-lo.

Dicionário Filosófico

Microcosmo - o próprio homem como expressão do universo, do cosmo, sendo uma imagem diminuta do mundo. Versão menor, abreviada, de algo maior.

Macrocosmodesignação dada ao universo nas doutrinas que admitem uma correspondência entre cada uma das partes que o constituem e cada uma das partes que compõem o corpo humano.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – De acordo com o texto de Agrippa quem é o microcosmo?
( ) a planta ( ) o inseto ( ) o mineral ( ) o homem
2 - Ainda no primeiro parágrafo, quais são as sete características que podemos identificar no microcosmo?
3 - Além dos quatro elementos (fogo, ar, água e terra) está presente também em nosso corpo um quinto elemento identificado como o veículo da alma. Qual é esse elemento?
( ) o coração ( ) um corpúsculo espiritual e etéreo ( ) o esfíncter ( ) o cérebro
4 - Agrippa diz que temos relação com os astros celestes. Faça a relação entre eles e nossas características.
(A) Saturno
(B) Júpiter
(C) Marte
(D) Sol
(E) Vênus
(F) Mercúrio
(G) Lua
( ) a conservação da vida e o crescimento
( ) a inteligência e a vivacidade dos sentidos
( ) o amor e a multiplicação
( ) a razão e o juízo
( ) a constância e a firmeza de ânimo
( ) a clemência e a justiça
( ) a estabilidade e a imutabilidade de intenções
5 - Este tipo de relação entre os astros e nós é considerada em nossos dias como pseudociência. Qual é a pseudociência que "relaciona a posição dos astros no céu, tanto no nascimento quanto diariamente, com fatos na Terra, incluindo os humores e destinos das pessoas"?
( ) geodesia ( ) astrologia ( ) astronomia ( ) astrofísica
6 - Ao final do texto Agrippa diz que somos o "mundo menor". O sentido do texto...
( ) inferioriza o homem, o diminui ( ) valoriza o homem, o exalta
7 - Conforme podemos ler no dicionário, "macrocosmo" é a totalidade do universo. De acordo com a reportagem da TV Cultura (Repórter ECO) quais são os seis elementos químicos essenciais para a vida presentes no universo?
8 - Conforme podemos ler no dicionário, "microcosmo" é  o próprio homem como expressão do universo. De acordo com o infográfico "Ingredientes do Corpo Humano" quais são os quatro elementos químicos essenciais para a vida e suas respectivas porcentagens?
9 - Como se conhece a composição química do universo? Através da técnica da:

Nenhum comentário:

Postar um comentário