Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Byung Chul - controle social

A possibilidade infinita de informação e conexão nos tornam indivíduos livres?

Filosofia Política
Tema: controle social
Filósofo: Byung Chul (1959-)
Obra: Sociedade da Transparência (2012)

Biografia

Byung Chul (1959) –  é um filósofo e ensaísta sul-coreano, professor da Universidade de Artes de Berlim. Autor de uma dezena de ensaios de críticas à sociedade do trabalho e à tecnologia.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Black Mirror | White Bear

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Sociedade da Transparência (2012)
9. Sociedade do Controle

A sociedade do controle atual apresenta uma estrutura panóptica bastante específica. Contrariamente à população carcerária, que não tem comunicação mútua, os habitantes digitais estão ligados em rede e têm uma intensiva comunicação entre si. O que assegura a transparência não é o isolamento, mas a hiper-comunicação. A especificidade do panóptico digital é sobretudo o fato de que seus frequentadores colaboram ativamente e de forma pessoal em sua edificação e manutenção, expondo-se e desnudando a si mesmos, expondo-se ao mercado panóptico. O expor pornográfico e o controle panóptico misturam-se entre si; o que alimenta o exibicionismo e o voyeurismo é a rede enquanto panóptico digital. Nesse sentido, a sociedade de controle chega a sua consumação ali onde o sujeito dessa sociedade não se desnuda por coação externa, mas a partir de uma necessidade gerada por si mesmo; onde, portanto, o medo de renunciar à sua esfera privada e íntima dá lugar à necessidade de se expor à vista sem qualquer pudor.
(...)
Hoje, o globo como um todo está se transformando em um único panóptico. Não existe um fora do panóptico; ele se torna total, não existindo muralha que possa separar o interior do exterior. Google® e redes sociais, que se apresentam como espaços de liberdade, estão adotando cada vez mais formas panópticas. Hoje, a supervisão não se dá como se admite usualmente, como agressão à liberdade. Ao contrário, as pessoas se expõem livremente ao olho panóptico. Elas colaboram intensamente na edificação do panóptico digital na medida em que se desnudam e se expõem. O presidiário do panóptico digital é ao mesmo tempo o agressor e a vítima, e nisso é que reside a dialética da liberdade, que se apresenta como controle.

Dicionário Filosófico

Controle social - É o conjunto de mecanismos de intervenção que cada sociedade ou grupo social possui e que são usados como forma de garantir a conformidade do comportamento dos indivíduos. Além disso, esses mesmos mecanismos servem como forma de intervenção diante das possíveis mudanças que porventura venham a se desenrolar no meio social. Nesse caso, as ferramentas de controle social induzem a conformidade do sujeito com a sua nova realidade, seja de forma positiva, seja de forma negativa. (Mundo Educação - UOL)

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – “A sociedade do controle atual apresenta uma estrutura panóptica bastante específica”. Pesquise e responda:
a) O que é um panóptico?
b) Insira a imagem de um panóptico.
2 – Qual é a diferença entre a população carcerária em um panóptico e a nossa?
( ) Nós estamos conectados em rede e, por isso, temos intensa comunicação e os encarcerados não.
( ) Os encarcerados estão conectados em rede e, por isso, têm intensa comunicação e nós não.
3 – O que assegura, então, a transparência em nossa sociedade?
( ) o hipercontrole          ( ) a hiper-comunicação          ( ) a hiper-vigilância
4 – Qual é a especificidade do panóptico digital?
( ) é isolar-se a si mesmo edificando e colaborando, assim, com o controle social
( ) é expor-se a si mesmo edificando e colaborando, assim, com o controle social
( ) é renunciar-se a si mesmo edificando e colaborando, assim, com o controle social
5 – A necessidade em se expor é o auge da sociedade do controle. Como isto é consumado?
( ) por uma coerção externa gerada pela esfera pública
( ) por uma necessidade gerada por si mesmo
6 – “Hoje, o globo como um todo está se transformando em um único panóptico. Não existe um fora do panóptico; ele se torna total, não existindo muralha que possa separar o interior do exterior”. Quais são os exemplos citados como as novas formas panópticas?
( ) as redes sociais e o google          ( ) os smartphones e os tablets
( ) as TVs e os jogos          ( ) os computadores e notebooks
7 – Somos os novos presidiários do panóptico digital e nele podemos ser, ao mesmo tempo (dialética):
( ) o agressor e a vítima          ( ) o carcereiro e o presidiário
( ) o policial e o cidadão          ( ) o herói e o vilão
8 – Nesta sociedade da transparência como se apresenta, em uma palavra, a nossa liberdade?
9 – De acordo com o dicionário, o que é o controle social?

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