Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Galileu - movimento

Qual é a causa para o movimento dos corpos?


Filosofia das Ciências
Tema: o movimento 
Filósofo: Galileu, G. (1564 – 1642)
Obra: Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo (1632) 

Biografia

Galileu Galilei (1564 – 1642) é considerado um dos criadores da ciência moderna. Sua crítica ao sistema geocêntrico e sua defesa da astronomia de Copérnico abriram caminho para o desenvolvimento da moderna física e da astronomia. Galileu defendeu o uso da matemática como linguagem da física, estabelecendo assim um novo método para a ciência natural. 

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Galileo's Inertia track / Homemade Science with Bruce Yeany 


Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo 

Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo (1632) 

Salviati: (...) Agora me diga: Suponha que você tenha uma superfície plana, lisa, feita de um material como o aço. Ela não está paralela com o solo e, em cima dela, você coloca uma bola perfeitamente esférica e feita de um material pesado, como o bronze. O que você acredita que irá acontecer, quando a bola for solta? Você não acredita, como eu, que ela permanecerá parada?
Simplício: A superfície está inclinada?
Salviati: Sim, isso foi assumido.
Simplício: Não acredito que ela permanecerá parada; pelo contrário, tenho certeza de que ela irá espontaneamente rolar para baixo. (...)
Salviati: (...) Durante quanto tempo você acha que a bola permanecerá rolando e com qual velocidade? Lembre-se que eu disse que era uma bola perfeitamente esférica e uma superfície altamente polida, de modo a remover todos os impedimentos acidentais e externos. Da mesma forma, eu quero que você despreze, também, qualquer impedimento do ar, causado por sua resistência à separação, e todos os outros obstáculos acidentais, se existir algum.
Simplício: Eu o compreendi perfeitamente e lhe respondo que a bola continuaria a mover indefinidamente, tão longe quanto a inclinação da superfície se estendesse e com um movimento continuamente acelerado. Pois tal é a natureza dos corpos pesados (...); e, quanto maior a rampa, maior seria sua velocidade.
Salviati: E se alguém quisesse que a bola se movesse para cima, nessa mesma superfície, você acha que a bola (poderia) ir?
Simplício: Não espontaneamente; não. Mas arrastada ou atirada forçadamente, ela iria.
Salviati: E se a bola fosse arremessada com um ímpeto forçadamente impresso nela, qual seria seu movimento e quão rápido (seria ele)?
Simplício: O movimento iria constantemente diminuir e seria retardado, sendo contrário à natureza, e teria uma duração maior ou menor, de acordo com um maior ou menor impulso e menor ou maior aclive.
Salviati: Muito bem; até aqui você me explicou o movimento sobre dois planos diferentes. Em um declive, o corpo pesado desce espontaneamente e continua acelerando e mantê-lo em repouso requer o uso de força. No aclive, uma força é necessária para arremessá-lo e até para mantê-lo parado e o movimento impresso diminui continuamente até ser inteiramente aniquilado. Você diz, também, que uma diferença nos dois casos se origina na maior ou menor inclinação do plano, de forma que, em um declive, uma velocidade maior se segue de uma maior inclinação, enquanto que, ao contrário, em um aclive, um dado corpo em movimento, arremessado com uma força dada, move-se mais longe, de acordo com uma menor inclinação.
Agora, diga-me o que aconteceria, se o mesmo corpo em movimento fosse colocado numa superfície sem aclive ou declive (plana).
Simplício: (...) Não havendo declive, não haveria tendência natural ao movimento; não havendo aclive, não haveria resistência a ser movido. Assim, haveria uma indiferença quanto à propensão e à resistência ao movimento. Parece-me que a bola deveria permanecer naturalmente estável. (...).
Salviati: (...) Acho que isso é o que aconteceria, se a bola fosse colocada firmemente. Mas o que aconteceria se fosse dado à esfera um impulso, em qualquer direção?
Simplício: Deve ser concluído que ela se moveria naquela direção.
Salviati: Mas com que tipo de movimento? Um continuamente acelerado, como no declive, ou um continuamente retardado, como no aclive?
Simplício: Não havendo aclive ou declive, não posso ver uma causa para desaceleração ou aceleração.
Salviati: Exatamente. Mas, se não existe causa para a retardação da bola, deve haver ainda menos (causa) para que venha ao repouso; assim, até onde você supõe que a bola se moveria?
Simplício: Tão longe quanto a extensão da superfície continuasse sem se levantar ou abaixar.
Salviati: Então, se tal espaço fosse ilimitado, o movimento nele seria, da mesma forma, ilimitado? Isto é, perpétuo?
Simplício: Assim parece-me (...). 
Salviati: Agora, diga-me, o que você considera ser a causa da bola se mover espontaneamente, quando em declive, e somente forçadamente, quando em aclive?
Simplício: Que a tendência dos corpos pesados é de se mover para o centro da Terra e de se mover para cima, a partir de sua circunferência, somente (forçadamente); ora, a superfície em declive é a que se aproxima do centro (da Terra), enquanto que aquela em aclive se afasta para longe (do centro da Terra). 
Salviati: Então para que uma superfície não esteja nem em aclive e nem em declive, todas as suas partes devem ser igualmente distantes do centro. Existe tal superfície no mundo?
Simplício: Muitas delas; tal seria a superfície de nosso globo terrestre, se ele fosse liso e não ondulado e montanhoso, como é. (...). 

Dicionário Filosófico 

Movimento - na filosofia clássica, o movimento é um dos problemas mais tradicionais da cosmologia desde os pré-socráticos, na medida em que envolve a questão da mudança na realidade. Na física atual é a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material em relação a um referencial no decorrer do tempo. 

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo 

1 – O título deste livro é “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo”. Quais são estes dois principais sistemas de mundo? 
( ) O Ptolomaico e o Copernicano. 
( ) O Platônico e o Aristotélico 
( ) O Socrático e o Sofístico 
2 – Para o primeiro questionamento feito por Salviati qual é a resposta conclusiva de Simplício? 
( ) a bola ficará parada ( ) a bola rolará para baixo 
3 – De acordo com a resposta acima por quanto tempo a bola permaneceria neste estado? 
( ) até alguém pegar a bola ( ) até o fim da inclinação 
4 – Ainda de acordo com o primeiro questionamento, a bola... 
( ) continuaria acelerando e aumentando a velocidade quanto maior for a rampa 
( ) continuaria estática e equilibrando a força quanto maior for a superfície 
5 – De acordo com Simplício (representante do pensamento aristotélico) isto acontece por que: 
( ) é da natureza dos corpos pesados ( ) é o resultado de força nula ou igual a zero 
6 – O diálogo continua sobre a explicação do movimento sobre dois planos diferentes. Faça a relação de acordo com os planos. 
(A) Aclive 
(B) Declive 
( ) Uma força é necessária para arremessá-lo e até para mantê-lo parado e o movimento impresso diminui continuamente até ser inteiramente aniquilado. 
( ) Um corpo pesado desce espontaneamente e continua acelerando e mantê-lo em repouso requer o uso de força. 
7 – Nesta primeira metade do texto a discussão sobre o movimento dos corpos se dá em uma superfície inclinada. Na outra metade do texto discutem sobre o movimento em uma superfície plana. Ao final Salviati (representando Galileu) indaga sobre a causa da bola se mover espontaneamente (quando em declive) e somente forçadamente (quando em aclive). Qual é a resposta de Simplício para a causa do movimento dos corpos? 
( ) A tendência dos corpos pesados é de se mover para o centro da Terra e para afastar-se somente forçosamente. 
( ) A consequência da curvatura espaço-tempo regula o movimento de objetos inertes. 
8 – Considerando o contexto histórico e as leis físicas apresentadas por Copérnico, Kepler e Galileu, assinale a alternativa correta. 
A) Copérnico, Kepler e Galileu fazem parte da chamada Revolução Científica que rompe com leituras especulativas do Universo, baseadas em premissas aristotélicas e tomistas, e propõe análises empiristas do mundo natural. 
B) Copérnico, Kepler e Galileu propõe a ruptura com o ideal de universo circular, sendo, por isso, incentivados pela Igreja Católica, que defendia a elipse como forma do mundo natural. 
C) Copérnico, Kepler e Galileu foram glorificados pela Igreja Católica, por representarem os ideais medievais sobre a organização do céu e da Terra e sobre a onipresença divina. 
D) Copérnico, Kepler e Galileu representam uma evolução científica da época, fomentada pela Igreja Católica, pois propunha o geocentrismo, associado aos conhecimentos aristotélicos para a leitura e representação do mundo natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário