Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Bloch - história

Para que serve a História?

Filosofia do Conhecimento
Tema: a história
Filósofo: Bloch, M. (1886 – 1944)
Obra: Apologia da História ou O Ofício de Historiador (1949)

Biografia

Bloch, M. (1886 – 1944) foi um historiador francês considerado o maior medievalista de todos os tempos, e, na opinião de muitos, o maior historiador do século XX. Defendeu o abandono de sequências pouco úteis de nomes e datas e estimulou uma maior reflexão sobre a relação entre homem, sociedade e tempo na construção da História.

Habilidade:
ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

"Os homens se parecem mais com sua época do que com seus pais”. (Provérbio árabe)
Nós que aqui estamos, por vós esperamos - Marcelo Masagão
Memória do breve Século XX

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Apologia da História ou O Ofício de Historiador (1949)
3. O tempo histórico

“A História é a ciência dos homens”, dissemos. É ainda vago demais. É preciso acrescentar: “dos homens, no tempo”. O historiador não apenas pensa “humano”. A atmosfera em que seu pensamento respira naturalmente é a categoria da duração. Decerto, dificilmente imagina-se que uma ciência, qualquer que seja, possa abstrair do tempo. Entretanto, para muitas dentre elas, que, por convenção, o desintegram em fragmentos artificialmente homogêneos, ele representa apenas uma medida. Realidade concreta e viva, submetida à irreversibilidade de seu impulso, o tempo da história, ao contrário, é o próprio plasma em que se engastam os fenômenos e como o lugar de sua inteligibilidade. O número dos segundos, anos ou séculos que um corpo radioativo exige para se transformar em outros corpos é, para a atomística, um dado fundamental. Mas que esta ou aquela dessas metamorfoses tenha ocorrido há mil anos, ontem ou hoje ou que deva se produzir amanhã, sem dúvida tal consideração interessaria ao geólogo, porque a geologia é, à sua maneira, uma disciplina histórica; ela deixa o físico frio como gelo. (...)
Ora, esse tempo verdadeiro é, por natureza, um continuum. É também perpétua mudança. Da antítese desses dois atributos provêm os grandes problemas da pesquisa histórica. Acima de qualquer outro, aquele que questiona até a razão de ser de nossos trabalhos. Sejam dois períodos sucessivos, recortados na sequência ininterrupta das eras. Em que medida – o vínculo que estabelece entre eles o fluxo da duração prevalecendo ou não sobre a dessemelhança resultante dessa própria duração – devemos considerar o conhecimento do mais antigo como necessário ou supérfluo para a compreensão do mais recente? (...)
A vida é muito breve, os conhecimentos a adquirir muito longos para permitir, até para o mais belo gênio, uma experiência total da humanidade. O mundo atual terá sempre seus especialistas, como a idade da pedra ou a egiptologia. A ambos se pede simplesmente para se lembrarem de que as investigações históricas não sofrem de autarquia. Isolado, nenhum deles jamais compreenderá nada senão pela metade, que só pode ser feita através de ajuda mútua, é a história universal.
Uma ciência, entretanto, não se define apenas por seu objeto. Seus limites podem ser fixados, também, pela natureza própria de seus métodos. Resta, portanto, nos perguntarmos se, segundo nos aproximemos ou afastemos do momento presente, as próprias técnicas da investigação não deveriam ser tidas por essencialmente diferentes. Isto é colocar o problema da observação histórica.

Dicionário Filosófico

História - é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Qual é a definição completa sobre o conceito de História que Bloch discorre no início do texto? 
2 – Quais são os dois conceitos fundamentais, apontados por Bloch, para o estudo da História?
( ) tempo e duração ( ) espaço e ocupação ( ) passado e futuro  ( ) verdade e fake news 
3 - “O tempo da História é o próprio plasma em que se engastam os fenômenos e o lugar de sua inteligibilidade”. O que “o tempo da História” não é?
( ) uma medida, uma convenção ( ) uma realidade concreta e viva
4 – Em uma palavra, qual é a disciplina histórica que Bloch cita como exemplo onde o tempo não é meramente um “número dos segundos, anos ou séculos”?
5 – Bloch diz que “a antítese desses dois atributos provém os grandes problemas da pesquisa histórica”. Quais são esses dois atributos?
( ) o tempo em História é continuidade e também sempre mudança
( ) o tempo em História é estático e também imutável
( ) o tempo em História é relativo e também absoluto
6 – Vejamos “dois períodos sucessivos, recortados na sequência ininterrupta das eras”: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Quais são os vínculos (históricos) que se estabelecem entre eles no fluxo da duração? Assinale a única alternativa incorreta.
( ) fracasso da Liga das Nações
( ) expansionismo
( ) militarismo
( ) guerra civil espanhola
( ) fundação do partido nazista
( ) crise de 1929
( ) guerra Japão contra a China
( ) invasões italianas (Etiópia e Albânia)
( ) Tratado de Versalhes
( ) início da guerra fria (EUA e URSS)
7 – Qual resposta você daria para Bloch para o seguinte questionamento: devemos considerar o conhecimento do mais antigo como necessário ou supérfluo para a compreensão do mais recente?
( ) sim, devemos considerar o conhecimento do mais antigo como necessário para a compreensão do mais recente.
( ) não, devemos considerar o conhecimento do mais antigo como supérfluo para a compreensão do mais recente.
8 – Impossível conhecer tudo. Por isso existem os especialistas em cada ramo do conhecimento humano. Bloch cita como exemplo a “egiptologia” que é uma ciência associada a arqueologia, a antropologia e a história antiga. Clique no link “Ciências auxiliares de História” e escreva três disciplinas acadêmicas (e para que servem) que usam fontes históricas e são vistas como auxiliares para investigação metodológica no estudo da História.
9 – Todas essas ciências não devem realizar seus estudos de forma isolada. Todas devem se ajudar mutualmente para qual objetivo?
( ) contribuir para uma história universal
( ) contribuir para uma história local (regional)
( ) contribuir para uma história do país
10 – No último parágrafo Bloch nos lembra sobre metodologias em História (técnicas de pesquisa, investigação) e insere o problema da “observação histórica”. Faça uma pesquisa (investigação) histórica sobre sua vida até os cinco anos de idade (na qual temos poucas lembranças seguras). Cite ao menos cinco fatos históricos. Para isto utilize as fontes históricas (materiais e imateriais) para corroborarem o relato colocando as fontes (fotos, documentos, relatos dos pais ou parentes, vídeos, etc.) em anexo.

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