O que causa a minha alegria ou a minha tristeza?
Filosofia da Moral ou Ética
Tema: afecção / afeto
Tema: afecção / afeto
Filósofo: Espinosa (1632 – 1677)
Obra: Ética Demonstrada à Maneira dos Geômetras (1677, póstuma)
Obra: Ética Demonstrada à Maneira dos Geômetras (1677, póstuma)
Biografia
Espinosa, B. (1632 – 1677) foi um filósofo holandês de origem portuguesa, nascido de uma família que havia fugido da inquisição lusitana. Um dos primeiros pensadores do Iluminismo e da crítica bíblica moderna, incluindo das modernas concepções de si mesmo e do universo, ele veio a ser considerado um dos grandes racionalistas da filosofia do século XVII.
Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros
A diferença entre afetos ativos e passivos e como isso permeia as relações.
ESPINOSA – Motivação, emoções e paixões
Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo
PARTE V
Da Potência, da inteligência ou da liberdade humana
AXIOMAS
I. Se, no mesmo sujeito, são excitadas duas ações contrárias, deverá necessariamente produzir-se, em ambas ou numa só, uma mudança, até deixarem de ser contrárias.
II. A potência de um efeito é definida pela potência da sua causa, na medida em que a essência dele é explicada ou definida pela essência da sua causa.
PROPOSIÇÃO I
Como os pensamentos e as ideias das coisas se ordenam e encadeiam na alma, exatamente da mesma maneira as afecções do corpo, ou seja, as imagens das coisas, se ordenam e encadeiam, no corpo.
DEMONSTRAÇÃO
A ordem e a conexão das ideias são o mesmo que a ordem e a conexão das coisas e, inversamente, a ordem e a conexão das coisas são o mesmo que a ordem e a conexão das ideias. Por isso, assim como a ordem e a conexão das ideias na alma se produzem segundo a ordem e o encadeamento das afecções do corpo, assim, inversamente, a ordem e a conexão das afecções do corpo se produzem da mesma maneira que os pensamentos e as ideias das coisas se ordenam e se encadeiam na alma.
PROPOSIÇÃO II
Se nós separamos pelo pensamento uma comoção da alma, ou seja, uma afecção da sua causa externa, e a ligamos a outros pensamentos, então o amor ou o ódio para com a causa externa, assim como também, as flutuações da alma, que nascem destas afecções, serão destruídas.
DEMONSTRAÇÃO
Com efeito, aquilo que constitui a forma do amor ou do ódio é a alegria ou a tristeza acompanhada da ideia de uma causa externa; logo, suprimida esta ideia, suprime-se simultaneamente a forma do amor ou do ódio; e, por conseguinte, estas afecções e as que delas provêm são destruídas.
PROPOSIÇÃO III
Uma afecção, que é paixão, deixa de ser paixão no momento em que dela formamos uma ideia clara e distinta.
DEMONSTRAÇÃO
Uma afecção que é paixão é uma ideia confusa (pela definição geral das afecções). Se, portanto, formarmos uma ideia clara e distinta dessa afecção, esta ideia não se distinguirá senão pela relação desta afecção, enquanto ela se refere só à alma; e, por conseguinte, a afecção deixa de ser paixão.
COROLÁRIO
Portanto, uma afecção está tanto mais em nosso poder e a alma sofre tanto menos da sua parte quanto melhor nós a conhecemos.
Dicionário Filosófico
Afecção – No
corpo humano, designa o efeito que um corpo produz sobre o outro.
Afeto
– Refere-se a um estado da alma, uma modificação tanto no corpo quanto na mente
que aumenta ou diminui a potência de agir.
Paixão
– Refere-se a um estado emocional intenso e profundo, que pode ser tanto
positivo quanto negativo, e que influencia o pensamento e o comportamento do
indivíduo.
Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
1 - Vimos, assim, que a Alma pode sofrer grandes transformações e passar ora a uma maior perfeição, ora a uma menor, paixões estas que nos explicam as afecções de alegria e de tristeza. Assim, por alegria, entenderei, no que vai seguir-se, a paixão pela qual a Alma passa a uma perfeição maior; por tristeza, ao contrário, a paixão pela qual a Alma passa a uma perfeição menor.
(ESPINOSA, B. Ética. Trad. Antônio Simões. Lisboa: Relógio D’Água, 1992. p. 279).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o problema da paixão e da afecção em Espinosa, assinale a alternativa correta.
( ) As transformações da alma, seja o aumento ou a diminuição de intensidade, fazem coexistir paixões contrárias.
( ) A tristeza é uma ação da alma, consistente na afecção causada por uma paixão, por meio da qual a alma visa a própria destruição.
( ) O aumento de perfeição, característico de afecção da alegria, vincula-se ao esforço da alma em perceber-se com mais clareza e distinção.
( ) Tristeza e alegria são denominadas paixões porque resultam da ação de distintas dimensões da alma, responsáveis pela produção dessas afecções.
( ) Se uma coisa aumenta a potência de agir do corpo, a ideia dessa mesma coisa diminuirá a potência de pensar da nossa alma.
(ESPINOSA, B. Ética. Trad. Antônio Simões. Lisboa: Relógio D’Água, 1992. p. 279).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o problema da paixão e da afecção em Espinosa, assinale a alternativa correta.
( ) As transformações da alma, seja o aumento ou a diminuição de intensidade, fazem coexistir paixões contrárias.
( ) A tristeza é uma ação da alma, consistente na afecção causada por uma paixão, por meio da qual a alma visa a própria destruição.
( ) O aumento de perfeição, característico de afecção da alegria, vincula-se ao esforço da alma em perceber-se com mais clareza e distinção.
( ) Tristeza e alegria são denominadas paixões porque resultam da ação de distintas dimensões da alma, responsáveis pela produção dessas afecções.
( ) Se uma coisa aumenta a potência de agir do corpo, a ideia dessa mesma coisa diminuirá a potência de pensar da nossa alma.
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