Seria o movimento somente uma ilusão dos sentidos?
Filosofia do Conhecimento
Temas: kinesis / paradoxo
Filósofo: Zenão de Eléia (cerca de 495 a.C. – 430 a.C.)
Obra: Física (Aristóteles)
Temas: kinesis / paradoxo
Filósofo: Zenão de Eléia (cerca de 495 a.C. – 430 a.C.)
Obra: Física (Aristóteles)
Biografia
Zenão de Eléia (cerca de 495 a.C. – 430 a.C.) nasceu em Eléia, hoje Itália. Discípulo de Parmênides de Eléia defendeu de modo apaixonado a filosofia do mestre. Seu método consistia na elaboração de paradoxos.
Zenão de Eléia (cerca de 495 a.C. – 430 a.C.) nasceu em Eléia, hoje Itália. Discípulo de Parmênides de Eléia defendeu de modo apaixonado a filosofia do mestre. Seu método consistia na elaboração de paradoxos.
Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros
Christian Caselli - Publicado em 27 de abril de 2007
Fotograma http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/Muybridge_race_horse_gallop.jpg Acesso em 30 de dezembro de 2011 |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Muybridge_race_horse_animated.gif Acesso em 30 de dezembro de 2011 |
Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo
Física (Aristóteles)
O paradoxo do veloz Aquiles
Esta argumentação sustenta que o mais lento não será jamais alcançado, na sua corrida, pelo mais veloz. De fato, é preciso que aquele que segue ao encalço chegue primeiro ao lugar de onde partiu aquele que foge, de modo que necessariamente o mais lento terá sempre certa vantagem.
Aquiles e a Tartaruga
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O paradoxo da flecha
O raciocínio de Zenão, assumindo que tudo aquilo que ocupa um espaço igual a si mesmo ou se move ou está parado, e que nada se move em um instante e que o movido sempre ocupa um espaço igual a si mesmo em todos os instantes, parece que se processa da seguinte forma: a flecha que se move, e que em cada instante ocupa um espaço igual a si mesma, não se move, posto que nada se mova em um instante; mas o que não se move está parado, posto que tudo ou se mova ou está parado; então, a flecha que se move, enquanto se move, está parada durante todo o tempo da translação.
Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
1 – Leia o texto “O paradoxo do veloz Aquiles”, observe a imagem e responda:
a) Segundo Zenão, quem ganhará a corrida?
b) Por quê?
2 – Leia o texto “O paradoxo da flecha”, observe a imagem e responda:
a) A foto (instantânea) mostra a flecha parada ou em movimento?
b) Se fotografarmos milhares de instantes durante o percurso da flecha sempre (ela) aparecerá parada.
( ) verdadeiro ( ) Falso
c) Se a flecha sempre aparecerá parada como (ela) se move?
3 – O que é um paradoxo?
4 – Um crocodilo rouba uma criança. Quando a mãe reclama, o crocodilo faz a seguinte proposta: “devolverei a sua criança se você adivinhar corretamente se eu a devolverei ou não”. O que a mãe responderá para criar um paradoxo (dilema) ao crocodilo? Por quê?
5 – O que é um fotograma?
6 – Portanto, a imagem em movimento dos filmes que assistimos é real ou uma ilusão?
7 – Conforme estudamos, o que é então, o movimento (kinesis) para Zenão?
O raciocínio de Zenão, assumindo que tudo aquilo que ocupa um espaço igual a si mesmo ou se move ou está parado, e que nada se move em um instante e que o movido sempre ocupa um espaço igual a si mesmo em todos os instantes, parece que se processa da seguinte forma: a flecha que se move, e que em cada instante ocupa um espaço igual a si mesma, não se move, posto que nada se mova em um instante; mas o que não se move está parado, posto que tudo ou se mova ou está parado; então, a flecha que se move, enquanto se move, está parada durante todo o tempo da translação.
Dicionário Filosófico
Kinesis (movimento) – Na filosofia clássica, o movimento é um dos problemas mais tradicionais da cosmologia, desde os pré-socráticos, na medida em que envolve a questão da mudança na realidade. Assim, o mobilismo de Heráclito considera a realidade como sempre em fluxo. A escola eleática por sua vez, principalmente através dos paradoxos de Zenão, afirma ser o movimento ilusório, sendo a verdadeira realidade imutável.
Paradoxo – Pensamento ou argumento que, apesar de aparentemente correto, apresenta uma conclusão ou consequência contraditória, ou em oposição a determinadas verdades aceitas.
Kinesis (movimento) – Na filosofia clássica, o movimento é um dos problemas mais tradicionais da cosmologia, desde os pré-socráticos, na medida em que envolve a questão da mudança na realidade. Assim, o mobilismo de Heráclito considera a realidade como sempre em fluxo. A escola eleática por sua vez, principalmente através dos paradoxos de Zenão, afirma ser o movimento ilusório, sendo a verdadeira realidade imutável.
Paradoxo – Pensamento ou argumento que, apesar de aparentemente correto, apresenta uma conclusão ou consequência contraditória, ou em oposição a determinadas verdades aceitas.
Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
1 – Leia o texto “O paradoxo do veloz Aquiles”, observe a imagem e responda:
a) Segundo Zenão, quem ganhará a corrida?
b) Por quê?
2 – Leia o texto “O paradoxo da flecha”, observe a imagem e responda:
a) A foto (instantânea) mostra a flecha parada ou em movimento?
b) Se fotografarmos milhares de instantes durante o percurso da flecha sempre (ela) aparecerá parada.
( ) verdadeiro ( ) Falso
c) Se a flecha sempre aparecerá parada como (ela) se move?
http://0.tqn.com/d/olympics/1/0/6/-/-/-/Flight.jpg Acesso em: 30 de dezembro de 2011 |
4 – Um crocodilo rouba uma criança. Quando a mãe reclama, o crocodilo faz a seguinte proposta: “devolverei a sua criança se você adivinhar corretamente se eu a devolverei ou não”. O que a mãe responderá para criar um paradoxo (dilema) ao crocodilo? Por quê?
5 – O que é um fotograma?
6 – Portanto, a imagem em movimento dos filmes que assistimos é real ou uma ilusão?
7 – Conforme estudamos, o que é então, o movimento (kinesis) para Zenão?
8 - (UEL - 2013) Com base no problema filosófico da ilusão do movimento em Zenão de Eleia, é correto afirmar que seu argumento:
a) baseia-se na observação da natureza e de suas transformações, resultando, por essa razão, numa explicação naturalista pautada pelos sentidos.
b) confunde a ordem das coisas materiais (sensível) e a ordem do ser (inteligível), pois avalia o sensível por condições que lhe são estranhas.
c) ilustra a problematização da crença numa verdadeira existência do mundo sensível, à qual se chegaria pelos sentidos.
d) mostra que o corredor mais rápido ultrapassará inevitavelmente o corredor mais lento, pois isso nos apontam as evidências dos sentidos.
a) baseia-se na observação da natureza e de suas transformações, resultando, por essa razão, numa explicação naturalista pautada pelos sentidos.
b) confunde a ordem das coisas materiais (sensível) e a ordem do ser (inteligível), pois avalia o sensível por condições que lhe são estranhas.
c) ilustra a problematização da crença numa verdadeira existência do mundo sensível, à qual se chegaria pelos sentidos.
d) mostra que o corredor mais rápido ultrapassará inevitavelmente o corredor mais lento, pois isso nos apontam as evidências dos sentidos.
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