É possível encontrar para espécie humana um fio condutor de uma história que se realize segundo um plano determinado da natureza?
Filosofia Política
Temas: história universal da humanidade
Filósofo: Kant (1724 - 1804)
Obra: Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita (1784)
Biografia
Immanuel Kant (1724 – 1804) foi um filósofo alemão, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes.
Nós que aqui estamos por vós esperamos
Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo
Ideia de uma história
universal de um ponto de vista cosmopolita (1784)
De
um ponto de vista metafísico, qualquer que seja o conceito que se faça da liberdade da vontade, as suas
manifestações – as ações humanas -, como todo outro acontecimento natural, são
determinadas por leis naturais universais. A história, que se ocupa da
narrativa dessas manifestações, por mais profundamente ocultas que possam estar
as suas causas, permite, todavia esperar que, com a observação, em suas linhas
gerais, do jogo da liberdade da vontade humana, ela possa descobrir aí um curso
regular – dessa forma, o que se mostra confuso e irregular nos sujeitos
individuais poderá ser reconhecido, no conjunto da espécie, como um
desenvolvimento continuamente progressivo, embora lento, das suas disposições
originais. Porque a livre vontade dos homens tem tanta influência sobre os
casamentos, os nascimentos que daí advém e a morte, eles parecem estar
submetidos a nenhuma regra segundo a qual se possa de antemão calcular o seu
número. E, no entanto, as estatísticas anuais dos grandes países demonstram que
eles acontecem de acordo com leis naturais constantes, do mesmo modo que as
inconstantes variações atmosféricas, que não podem ser determinadas de maneira
particular com antecedência, no seu todo não deixam, todavia, de manter o
crescimento das plantas, o fluxo dos rios e outras formações naturais num curso
uniforme e ininterrupto. Os homens, enquanto indivíduos, e mesmo povos inteiros
mal se dão conta de que, enquanto perseguem propósitos particulares, cada qual
buscando seu próprio proveito e frequentemente uns contra os outros, seguem
inadvertidamente, como a um fio condutor, o propósito da natureza, que lhes é
desconhecido, e trabalham para sua realização e, mesmo que conhecessem tal
propósito, pouco lhes importaria.
Como em geral os homens em seus esforços não
procedem apenas instintivamente, como os animais, nem tampouco como razoáveis
cidadãos do mundo, segundo um plano preestabelecido, uma história planificada
(como é, de alguma forma, a das abelhas e dos castores) parece ser impossível.
É difícil disfarçar certo dissabor quando se observa a conduta humana posta no
grande cenário mundial, e muitas vezes o que isoladamente aparenta sabedoria ao
final mostra-se, no seu conjunto, entretecido de tolice, capricho pueril e
frequentemente também maldade infantil e vandalismo: com o que não se sabe ao
cabo que conceito se deva formar dessa nossa espécie tão orgulhosa de suas
prerrogativas. Como o filósofo não pode pressupor nos homens e seus jogos,
tomados em seu conjunto, nenhum propósito racional próprio, ele não tem outra
saída senão tentar descobrir, neste curso absurdo das coisas humanas, um
propósito da natureza que possibilite, todavia uma história segundo um
determinado plano da natureza para criaturas que procedem sem um plano próprio.
Nós queremos ver se conseguimos encontrar um fio condutor para tal história e
deixar ao encargo da natureza gerar o homem que esteja em condição de
escrevê-la segundo este fio condutor. Assim ela gerou um Kepler, que, de uma
maneira inesperada, submeteu as excêntricas órbitas dos planetas a leis
determinadas; e um Newton, que explicou essas leis por uma causa natural
universais.
Dicionário Filosófico
Teleologia - é o estudo filosófico dos fins, isto é, do propósito, objetivo ou finalidade.
Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
1 – “De um ponto de vista metafísico”. Ao
iniciar o texto com esta frase Kant quis deixar claro que sua intenção é:
( ) descobrir a verdade oculta do mundo como
algo absoluto e científico de que a história dos homens sobre a Terra têm uma
finalidade dada por Deus;
( ) discutir a possibilidade de haver algum
sentido na história da humanidade como exercício racional de um pensador
iluminista.
2
– “Qualquer que seja o conceito que
se faça da liberdade da vontade, as
suas manifestações – as ações humanas -, como todo outro acontecimento natural,
são determinadas por leis naturais universais.” Qual das alternativas abaixo é
uma lei natural universal?
( ) “Todo corpo continua em seu estado de repouso,
a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele”
Newton
( ) “Todos nascem em igualdade
de condições de acordo com a posição do zodíaco na hora do nascimento” Bidu
( ) “Todo ser se
desenvolverá com a recitação do mantra do universo que é a lei que rege tudo e,
assim, escapará do mau carma”. Oráculo
3 – Na sequência Kant diz que ao estudarmos a História encontramos um
curso regular das disposições da humanidade. Este caminho da espécie humana é:
( ) progressivo (estamos
melhorando)
( ) regressivo (estamos
piorando)
4 – Esta análise da História da humanidade só é possível se olharmos:
( ) cada pessoa, individualmente
( ) a humanidade no conjunto
da espécie
5 – Os homens nascem e morrem e
isto parece não estar submetida a nenhuma regra segundo a qual se possa de
antemão calcular o seu número. E, no entanto, as estatísticas anuais dos países
demonstram que eles acontecem de acordo com leis naturais constantes. Pesquise
a taxa de natalidade do Brasil e responda: a) ela está crescendo ou diminuindo? b) qual era a taxa no ano 2000 e qual é a taxa em 2014?
6 – Segundo Kant os homens,
individualmente, agem buscando os próprios interesses e, agindo desta maneira,
acabam realizando o propósito da natureza. É a insociável sociabilidade.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
7 – Qual é a tarefa do filósofo diante deste curso aparentemente
absurdo das ações humanas?
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