Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Berardi "Bifo" - semiocapitalismo

Como podemos nos desvencilhar do cadáver do capitalismo financeirizado?

Filosofia Política
Tema: semiocapitalismo
Filósofo: Berardi, F. (1949)
Obra: Asfixia (2020)

Biografia

Berardi, F. (1949) - Bifo, é um filósofo, escritor e agitador cultural italiano. Interessou-se sobre a relação entre o movimento social anticapitalista e a comunicação independente.

Habilidade:
ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Semiocapitalismo

Bons Negócios

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Asfixia (2020)

Este livro contém dois textos que escrevi em momentos diferentes da minha vida: o primeiro, Insurreição – poética e finanças, escrevi em 2011, durante a revolta mundial a que se deu o nome de Occupy, na qual uma rebelião generalizada contra a austeridade abriu uma fresta para um possível processo de liberação contra a ditadura financeirista. Escrevi o segundo, Respiração – caos e poesia, em 2018, quando as forças da escuridão obscureceram o horizonte do mundo, e quando a ditadura financeirista foi reforçada pelo ressurgimento do fascismo: o Brexit, o triunfo de Trump e a ascensão do etnonacionalismo ao redor do globo. Apesar das diferenças profundas entre esses cenários políticos, os dois livros se originam de uma mesma preocupação filosófica: questionar as possibilidades infinitas da linguagem e o sentido da poesia como forma de reativação do corpo erótico da sociedade.
(...)
Esses momentos de rebelião têm sido tão diferentes uns dos outros quanto seus contextos sociais e seus resultados políticos, mas compartilham uma mesma base: são a expressão da força emergente de trabalhadores cognitivos, ao mesmo tempo globalizados e precarizados. Cognitários precarizados deram ao processo global um caráter e um sentido comuns: a busca pela autonomia do conhecimento e da tecnologia com relação à dominação do capitalismo financeirizado.
(...)
O movimento Occupy, no entanto, não atingiu seus objetivos: a submissão do conhecimento às corporações não foi revertida, a agressão financeirista contra o bem-estar social – que atingiu seu ponto culminante no verão de 2015, na Grécia – não chegou ao fim. Desde então, o corpo social, incapaz de se desvencilhar da armadilha abstrata dos algoritmos financeiros, entrou em um longo processo de asfixia.
O segundo texto que você encontrará neste livro, Respiração, é todo voltado a essa asfixia. Em 2014, milhares de pessoas marcharam pelas ruas das cidades americanas gritando as palavras “não consigo respirar… não consigo respirar”. Era uma maneira de protestar contra os mata-leões aplicados nos negros pela polícia (um dos incontáveis atos racistas em solo americano), mas também uma forma de falar sobre a condição dos seres humanos no planeta asfixiante dos dias de hoje: poluição do ar, depredação financeira, aumento do empobrecimento, humilhação social.
(...)
Em Respiração, volto à metáfora da poesia como a única rota de fuga contra o sufocar. O poder de hoje se baseia em relações abstratas entre entidades numéricas. Enquanto a esfera das finanças é regida por algoritmos que conectam fractais de trabalho precarizado, a esfera da vida é invadida por fluxos de caos que paralisam o corpo social e abafam e sufocam a respiração. Não há escapatória política dessa armadilha: só a poesia, esse excesso de transações semióticas, pode reativar a respiração. Só a poesia nos guiará através do apocalipse que já está começando como um dos efeitos de décadas de absolutismo financeiro. Só a poesia aliviará o sofrimento das consciências do engenheiro e do poeta e reverterá o domínio da esfera financeira sobre a linguagem.

Dicionário Filosófico

Semiocapitalismo - trata-se de um capitalismo semiótico que faz com que os sinais proliferem, pois eles são tudo aquilo que é necessário para que as finanças se desenvolvam. (Paulo Ghiraldelli Jr.)

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Faça a relação entre os dois textos escritos por “Bifo” e suas motivações históricas.
(A)Insurreição – poética e finanças (2011)
(B) Respiração – caos e poesia (2018)
( ) Brexit, Trump e etnonacionalismo
( ) Occupy e manifestações contra o capitalismo
2 – “Apesar das diferenças profundas entre esses cenários políticos, os dois textos se originam de uma mesma preocupação filosófica.” Qual?
3 – O que foi o Occupy Wall Street?
4 – O que foi o Brexit?
5 – “Esses momentos de rebelião têm sido tão diferentes uns dos outros quanto seus contextos sociais e seus resultados políticos, mas compartilham uma mesma base.” Qual é esta base?
6 – Pessoas comuns deram ao processo global um caráter e um sentido comuns. Qual foi este sentido?
7 – Ainda de acordo com o texto o movimento Occupy não atingiu seus objetivos. Quais são estes dois objetivos?
8 – . Em 2014, milhares de pessoas marcharam pelas ruas das cidades americanas gritando as palavras “não consigo respirar… não consigo respirar”. Além da referência da violência policial quais são as outras quatro condições asfixiante nos dias de hoje para os seres humanos?
9 – “O poder de hoje se baseia em relações abstratas entre entidades numéricas. Enquanto a esfera das finanças é regida por algoritmos que conectam fractais de trabalho precarizado, a esfera da vida é invadida por fluxos de caos que paralisam o corpo social e abafam e sufocam a respiração. Não há escapatória política dessa armadilha: só a poesia, esse excesso de transações semióticas, pode reativar a respiração.” Qual é a única solução proposta pelo autor contra este sufocamento para reativar a respiração social?
( ) a filosofia ( ) a revolução ( ) a poesia ( ) a tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário