Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Sloterdijk - desoneração / mimo

O homem é um ser que necessita de cuidados especiais em seu local de habitação?

Filosofia Política
Temas: desoneração / mimo
Filósofo: Sloterdijk (1947-)
Obra: Palácio de Cristal (2006)

Biografia

Sloterdijk P. (1947-) é um filósofo alemão considerado um dos grandes renovadores da filosofia contemporânea. Além da filosofia, ele estudou filologia germânica e história.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

O mimo do poder de compra

O mimo da segurança política

O mimo da seguridade

O mimo da informação sem a experiência
(Trinity recebe via download instruções para pilotar um helicóptero)

O mimo das notabilidades

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Palácio de Cristal (2006)
Mutações no Espaço dos Mimos

O conceito de mimo não implica naturalmente uma concessão à pedagogia conservadora, que não quer deixar de acreditar que o homem continua a ter necessidade de ser orientado por uma mão forte. O mimo, enquanto termo da antropologia histórica, designa os reflexos psicofísicos e semânticos do movimento de desoneração inerente desde início ao processo de civilização, mas que só pôde amadurecer e adquirir a sua plena visibilidade a partir do momento em que os bens deixaram radicalmente de ser raros. A luz destas suposições, podemos dar a compreender que, com a experiência do estado econômico e do estado providência moderno, se consumou um salto na história do mimo do homo sapiens - um salto que abriu a todos os que o deram com os outros um espaço imensamente alargado de possibilidades existenciais. A teoria do mimo orientada para a antropologia não tenciona repor em causa os efeitos de desoneração possibilitados pelo processo da civilização; o que deseja é otimizar a capacidade de navegação cultural dos sujeitos do mimo no seu ambiente arriscado e amplamente incompreendido, propiciando orientações conceituais para a existência em situações fortemente marcadas pela desoneração. (...)
Para resumir a nova situação com uma imagem arquitetônica: no interior do palácio de cristal pós-moderno, instalou-se um elevador do mimo que transporta os habitantes para os cinco vastos pisos do sistema de desoneração. Não se pode naturalmente supor que todos os passageiros têm a possibilidade de sair no piso de sua escolha e aproveitar as suas ofertas específicas. Mas, como em cada nível existe um número significativo de utilizadores, o conhecimento da existência do mimo possível noutros lugares derrama-se sobre todos os outros habitantes do palácio. Com o tempo, a maioria destes passa em revista todos os pisos, embora não façam todos as mesmas experiências. No primeiro piso, entram e saem os que conseguiram realizar em todo ou em parte o sonho de terem rendimentos sem prestações; o segundo é frequentado por um público de cidadãos descontraídos que usufruem da segurança política sem estarem eles próprios em condições de se baterem; no terceiro, encontram-se os que participam nas prestações imunitárias gerais sem disporem da sua própria história de sofrimento; no quarto, espalham-se os consumidores de um saber para cuja aquisição nenhuma experiência é necessária; no quinto, encontram-se os que, na sequência da publicitação imediata da sua pessoa, conseguiram tornar-se célebres sem terem de brandir uma prestação ou publicar uma obra.

Dicionário Filosófico

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – De acordo com Sloterdijk o conceito de “mimo” é o efeito do movimento de desoneração. O “mimo” adquiriu visibilidade a partir do momento em que:
( ) os bens deixaram radicalmente de ser raros
( ) os bens passaram radicalmente em ser raros
2 – O Estado moderno propiciou um salto na história do “mimo”. O que isto implicou para nós, de acordo com o texto?
( ) o aumento de nossas possibilidades existenciais
( ) a diminuição de nossas possibilidades existenciais
3 – A teoria do “mimo” desenvolvida por Sloterdijk visa propiciar:
( ) orientações conceituais para a existência em situações fortemente marcadas pela desoneração.
( ) orientações conceituais para a existência em situações fortemente marcadas pela oneração.
4 – Quando entramos no elevador do “mimo” no palácio de cristal (na pós modernidade) temos a possibilidade de descer em um dos cinco pisos do sistema de desoneração. Faça a relação entre os pisos e suas ofertas específicas.
(A) Primeiro piso
(B) Segundo piso
(C) Terceiro Piso
(D) Quarto Piso
(E) Quinto Piso
( ) Quando temos poder de compra para as necessidades básicas
( ) Quando temos segurança política das instituições
( ) Quando temos menos riscos de vida contra acidentes e doenças
( ) Quando temos acesso aos conteúdos de informação pelos meios de comunicação sem a experiência de vida
( ) Quando somos celebridades sem termos feito nada de notável

Nenhum comentário:

Postar um comentário