Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Campanella - educação

Qual é o melhor método de ensino?

Filosofia Política
Tema: educação
Filósofo: Campanella (1568 – 1639)
Obra: A Cidade do Sol (1602)

Biografia

Campanella, T. (1568 — 1639) foi um filósofo renascentista italiano, poeta e teólogo dominicano.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Ser e Ter

Entre os muros da escola

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

A Cidade do Sol (1602)

Na Cidade do Sol existe um único livro, que contém todo o saber e que a Sapiência coloca à disposição de todo o povo, como faziam os Pitagóricos. Efetivamente, a Sapiência fez com que o conteúdo do livro fosse pintado sobre todas as muralhas.
Sobre as muralhas externas do templo estão desenhadas as estrelas, tendo ao lado três versos. No lado interno do primeiro círculo de muralhas estão desenhadas mais figuras geométricas que Euclides e Arquimedes teriam traçado, cada uma com a expressão matemática correspondente. No lado externo está a carta geográfica de Terra inteira, com as subdivisões em Estados e regiões e com a descrição dos respectivos costumes, leis e religiões. Estão desenhados todos os alfabetos do mundo, colocados em comparação com o que é utilizado na Cidade do Sol.
No lado interno do segundo círculo de muralhas estão pedras preciosas, minerais e metais de todos os tipos, pintados ou incrustados na muralha, tendo ao lado dois versos com a descrição de cada um. No lado externo, estão pintados os mares, lagos e rios, além dos vinhos e essências de todos os tipos, trazendo a indicação de origem e as suas características. (...)
Existem numerosos especialistas nas matérias que educam as crianças. Estas, brincando livremente e sem constrangimento, acabam por conhecer a história do mundo antes dos 10 anos. (...)
A todos, desde criança, são ensinadas todas as matérias. Depois dos 3 anos de idade as crianças aprendem a língua andando próximo das muralhas, em fila de quatro. Quatro velhos servem-lhes de guia e atuam como mestres, fazendo-as também brincar e correr, para que cresçam robustas. As crianças estão sempre descalças e com a cabeça descoberta até a idade de 7 anos. Os velhos levam-nas às oficinas dos alfaiates, dos pintores, dos ourives, e assim por diante, e observam a quais ofícios se mostram mais inclinadas.
Depois dos 7 anos, todos os meninos recebem lições de ciências naturais. Existem quatro docentes dessa matéria, de modo que, em quatro horas, eles possam lecionar a todos os quatro grupos. E enquanto uns recebem lições de uma determinada matéria, os outros fazem exercícios físicos ou se dedicam a atividades úteis à coletividade. Em seguida, dedicam-se à matemática, à medicina e às outras ciências, discutindo e competindo uns com os outros. Na vida, cada um se dedicará ao ramo do saber em que se mostrou ser o melhor. Cada ciência ou profissão tem o seu chefe. Os meninos também vão ao campo aprender a criar os animais e a cultivar os cereais.

Dicionário Filosófico

Educação - é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências.

Pedagogia - é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem. O sujeito é o ser humano como educando.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 - Na Cidade do Sol existe um único livro. Como é apresentado este livro?
(   ) em folhas impressas              (   ) pintado nos muros               (   ) digitalizado
2 - Sobre o texto do segundo parágrafo faça as seguintes atividades:
a) desenhe saturno e escreva uma breve descrição
b) desenhe uma figura geométrica e escreva a expressão matemática de sua área.
c) insira uma imagem de carta geográfica da Terra.
d) escolha um idioma e desenhe as cinco primeiras letras de seu alfabeto.
3 - Sobre o texto do terceiro parágrafo faça as seguintes atividades:
a) escolha e insira uma imagem de uma pedra preciosa (ou mineral) e escreva uma breve descrição.
b) escolha e insira uma imagem de um rio e escreva o nome.
4 - Qual é o limite de idade que a criança tem que conhecer a história do mundo?
5 - Percebemos no texto de Campanella que a relação ensino e aprendizagem ocorre com as pessoas andando (em movimento). Como ficou conhecido o método que Aristóteles empregava para ensinar os jovens andando?
(   ) pesquisa               (   ) estatístico               (   ) hipotético               (   ) peripatético
6 - Faça a relação entre os termos do texto e o nome da disciplina atualmente.
(A) "As crianças tem que correr e brincar para crescerem robustas."
(B) "As crianças devem visitar as oficinas de alfaiates, pintores, ourives, etc., para desenvolver as suas vocações.
(   ) Educação Profissional
(   ) Educação Física
7 - "Depois dos 7 anos, todos os meninos recebem lições de ciências naturais". Quais são as três ciências da natureza presentes no currículo do Ensino Médio atualmente?
8 - "Na vida, cada um se dedicará ao ramo do saber em que se mostrou ser o melhor". Você já decidiu qual ramo do saber se dedicará no futuro? Se afirmativo, qual ramo e por qual motivo?
9 - "Os meninos também vão ao campo aprender a criar os animais e a cultivar os cereais." Faça a relação de acordo com atividade ou técnica moderna correspondente.
(A) "Os meninos vão ao campo aprender a criar os animais."
(B) "Os meninos vão ao campo aprender a cultivar os cereais."
(   ) pecuária
(   ) agricultura
10 - (VESTIBULAR) Uma das principais características do Renascimento foi o interesse dos filósofos renascentistas por imaginar uma sociedade perfeita. Entre os principais autores e obras da época podem-se citar Thomas Morus (A Utopia), Tommaso Campanella (A Cidade do Sol) e Francis Bacon (Nova Atlântida). Acerca do pensamento utópico e sua importância para o campo político, é CORRETO afirmar que:
( ) As utopias revelam um apurado nível de crítica social, a partir do destaque das imperfeições da vida cotidiana.
( ) As utopias são apenas devaneios de filósofos que sonham com sociedades impossíveis de existirem.
( ) As utopias são projeções sombrias de sociedades em decadência, onde um sujeito inerente tomará posse e a governará.
( )  As utopias, como explicou Freud, são apenas manifestações de nosso inconsciente onde imaginamos cidades futuristas.

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