Quem e como se deve governar os países?
Filosofia: Política
Tema: república
Filósofo: Platão (428/27 – 347 a .C)
Obra: A República
Biografia
Platão (428/27 – 347 a .C.) foi um filósofo grego. Discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles.
Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros
Platão - A República (canal A Filosofia Explica)
2009Volume3_FILOSOFIA_Ensino Médio_1serie_Caderno_do_Aluno Secretaria da Educação do Estado de São Paulo |
Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo
A República
A República
SÓCRATES
- Esquece outra vez, meu amigo, retomei, que a lei não cuida de assegurar uma felicidade excepcional a uma classe de cidadãos, antes procura realizar a felicidade de toda a cidade, unindo os cidadãos quer pela persuasão, quer pela coação, e levando-os a participar dos serviços que cada classe é capaz de oferecer à comunidade; e que se ela se destina a formar no Estado tais cidadãos não é para deixar que dediquem sua atividade ao que lhes agrada, mas para fazer com que concorram para a fortificação do vínculo do Estado.
GLAUCO
- É verdade, disse; havia esquecido.
SÓCRATES
- Agora, Glauco, prossegui, observa que não seremos injustos em relação aos filósofos que se formarão entre nós, e que teremos boas razões a lhes dar, para obrigá-los a se encarregar da direção e da guarda dos outros. Nós lhe diremos, com efeito: “Nas outras cidades, é natural que aqueles que se elevam até à filosofia não participem das vicissitudes da política, já que eles se formam por eles mesmos, à margem de seu governo respectivo; ora, quando se cresce por si mesmo, e sem dever sua nutrição a ninguém, é justo que não se queira reembolsá-la a quem quer que seja. Mas vocês, nós os formamos no interesse da cidade tanto quanto em seu próprio interesse, a fim de que se tornem o que os chefes e reis são nos enxames de abelhas; nós lhe demos uma educação mais perfeita e mais completa do que a dos filósofos estrangeiros, e nós os tornamos mais capazes do que eles para aliar a filosofia e a política. Vocês devem então, cada qual por sua vez, descer até à morada comum dos outros e habituar-se a enxergar as sombras; uma vez habituados, enxergarão mil vezes melhor do que os outros, conhecerão cada figura tal como está e tal como é, por terem visto em verdade o justo, o belo, e o bom a respeito dela. Assim nossa constituição tornar-se-á uma realidade para nós e para vocês, na cidade, e não um sonho, como em muitas cidades de hoje, em que se luta contra sombras, uns com os outros e se fomenta dissensões para governar, como se fosse um grande bem. Mas eis qual é a verdade: a cidade em que governarem os que menos quiserem o comando e os que mais tardarem a tomá-lo, será necessariamente melhor e mais pacificamente governada, e o contrário se dará naquela em que os governantes forem o contrário.
Dicionário Filosófico
República – (do latim Res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de país, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país. A origem da república está na Roma clássica, quando primeiro surgiram instituições como o Senado.
Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
1 – De acordo com Platão, a lei deve procurar realizar o quê?
( ) a distribuição igual para toda a cidade ( ) a felicidade de toda a cidade
( ) a liberdade de toda a cidade ( ) a educação de toda a cidade
( ) a distribuição igual para toda a cidade ( ) a felicidade de toda a cidade
( ) a liberdade de toda a cidade ( ) a educação de toda a cidade
2 – A lei visa unir os cidadãos quer pela persuasão, quer pela coação levando-os a participar dos serviços que cada classe é capaz de oferecer à comunidade. Ainda segundo o filósofo grego, assim como o homem tem uma alma dividida em três partes, a cidade também deveria ser tripartida, conforme funções bem definidas, para as quais os indivíduos fossem escolhidos pelas suas capacidades, surgidas no processo de educação. Cabe a quem encarregar-se da direção e governar com sabedoria?
( ) ao presidente ( ) ao primeiro-ministro ( ) ao rei-filósofo ( ) ao senador
( ) ao presidente ( ) ao primeiro-ministro ( ) ao rei-filósofo ( ) ao senador
3 – Por que os a pessoa da resposta acima teria este dever?
4 – A pessoa da resposta da questão dois deve então, descer até à morada comum dos outros e habituar-se a enxergar as sombras; uma vez habituado, enxergará mil vezes melhor do que os outros, conhecerá cada figura tal como está e tal como é, por ter visto em verdade o justo, o belo, e o bom a respeito dela. Esta passagem é uma referência a famosa:
( ) mitologia do Hades ( ) fábula do subterrâneo
( ) alegoria da caverna ( ) narração da matrix
5 – Ao final do texto qual a conclusão (verdade) proposta por Platão?
6 – O que é República?
7 - Conforme a ilustração, como Platão articula sua teoria da alma humana com as três classes da sociedade ateniense de sua época?
Partes da Alma Localização Classe social Virtude
(A) Racional ( ) Baixo-ventre ( ) Guerreiros ( ) Coragem
(B) Irascível ( ) Cabeça ( ) Trabalhadores ( ) Sabedoria
(C) Concupiscente ( ) Peito ( ) Governantes ( ) Temperança
Nenhum comentário:
Postar um comentário