Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Newton - gravitação

Se um corpo sofre uma atração em direção a um centro, que tipo de curva seria sua órbita, se a “atração” varia inversamente com o quadrado da distância?

Filosofia das Ciências
Tema: gravitação
Filósofo: Newton, I. (1643 – 1727)
Obra: Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (1687)

Biografia

Newton, I. (1643–1727) – foi um astrônomo, filósofo natural, teólogo, físico e matemático inglês. Foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros


Gravidade Visualizada

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (1687)
Prefácio – 1ª Edição

Já que os antigos consideravam a ciência da mecânica da maior importância na investigação das coisas naturais, e os modernos, rejeitando formas substanciais e qualidades ocultas, têm se esforçado para sujeitar os fenômenos da natureza às leis da matemática, cultivei a matemática, neste tratado, no que ela se relaciona à filosofia. Os antigos consideravam a mecânica sob dois aspectos: como racional – a qual procede rigorosamente por demonstrações – e a prática. (...)
Portanto, a geometria está fundamentada na prática mecânica e não é nada mais do que aquela parte da mecânica universal que rigorosamente propõe e demonstra a arte de medir. (...)
Mas examinando a filosofia e não as artes, e escrevendo não sobre as potências manuais, mas naturais, considero principalmente aquelas coisas que se referem à gravidade, levidade, força elástica, resistência dos fluidos e forças desse tipo, sejam atrativas ou repulsivas; e, portanto, ofereço este trabalho como os princípios matemáticos da filosofia, pois toda a essência da filosofia parece constituir nisso – a partir dos fenômenos de movimento, investigar as forças da natureza e, então, dessas forças demonstrar os outros fenômenos. (...)
Na terceira parte deste livro, dou um exemplo disso na explicação do Sistema de Mundo; pois, pelas proposições matematicamente demonstradas nas partes anteriores, nesta parte derivo dos fenômenos celestes as forças de gravidade com as quais corpos tendem para o Sol e para os vários planetas.
Então, dessas forças, por outras proposições que também são matemáticas, deduzo os movimentos dos planetas, dos cometas, da Lua e do mar. Gostaria que pudéssemos derivar o resto dos fenômenos da Natureza dos princípios mecânicos pelo mesmo tipo de raciocínio, pois, por muitas razões, sou induzido a suspeitar de que todos eles possam depender de certas forças pelas quais as partículas dos corpos, por algumas causas até aqui desconhecidas, ou são mutuamente impelidas umas em direção às outras e se ligam em formas regulares, ou são repelidas e se afastam umas das outras. Sendo desconhecidas essas forças, os filósofos até agora têm tentado em vão a investigação da Natureza; mas espero que os princípios aqui expostos tragam alguma luz, seja a esse ou a algum outro método mais verdadeiro de filosofar.

Dicionário Filosófico

Ciência empírica - empiria é um tipo de evidência inicial para comprovar alguns métodos científicos, o primeiro passo é a observação, para então fazer uma pesquisa, que é o método científico. Nas ciências, muitas pesquisas são realizadas inicialmente através da observação e da experiência.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Qual conhecimento Newton privilegia para o estudo dos fenômenos da natureza?
(   ) a filosofia          (   ) a metafísica          (   ) a matemática          (   ) a teologia
2 – Da resposta acima, (para os gregos antigos) qual é a área que rigorosamente propõe e demonstra a arte de medir a mecânica universal?
(   ) a aritmética        (   ) a geometria          (   ) a combinatória         (   ) a álgebra
3 – Newton diz que examina potências naturais e considera principalmente aquelas coisas que se referem à gravidade, levidade, força elástica, resistência dos fluidos e forças desse tipo e que seu objetivo seria:
(   ) A partir dos fenômenos de movimento, investigar as forças da natureza.
(   ) A partir dos fenômenos de movimento, investigar as forças divinas.
4 – Na terceira parte deste livro, denominado Sistema de Mundo, qual é a força que Newton descobriu que interage nos fenômenos celestes?
A ___________________________
5 – Ainda no capítulo Sistema de Mundo Newton diz que explicou até aqui “os fenômenos dos céus e do nosso mar através da força da gravidade, todavia não atribui uma causa à gravidade. Em todo caso, essa força surge de alguma causa que penetra até o centro dos planetas, sem diminuição de força, e que age (...) segundo a quantidade de matéria sólida, e cuja ação se estende por todos os lados a imensas distâncias, decrescendo sempre na razão duplicada das distâncias. Porém, ainda não pude deduzir a razão destas propriedades da gravidade a partir dos fenômenos e não invento hipóteses”. Ao dizer que não inventa hipóteses e que se fundamenta nas proposições que são deduzidas a partir dos fenômenos, e se convertem em gerais pela indução, Newton fortalece a:
(   ) ciência experimental (empírica)
(   ) ciência especulativa (teorética)
(   ) ciência ontológica (metafísica)
6 – Pesquise as Três Leis de Newton, que são teorias sobre o movimento dos corpos descrito no século XVII, e escreva como elas são conhecidas:
Princípio _______________________________
Princípio _______________________________
Princípio _______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário