Quais critérios devem pautar o conhecimento científico?
Filosofia das Ciências
Tema: paradigma
Filósofo: Thomas Kuhn (1922 - 1996)
Obra: A Estrutura das Revoluções Científicas (1963)
Biografia
Kuhn - (1922 - 1996) foi um físico e filósofo da ciência estadunidense. Seu trabalho incidiu sobre história da ciência e filosofia da ciência, tornando-se um marco no estudo do processo que leva ao desenvolvimento científico.
Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros
Eudoxus System
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Ptolemaic System
http://catalogue.museogalileo.it/multimedia/PtolemaicSystem.html
Epicyclical Theory
http://catalogue.museogalileo.it/multimedia/EpicyclicalTheory.html
Copernican System
http://catalogue.museogalileo.it/multimedia/CopernicanSystem.html
Tycho Brahe System
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Habilidade: ler textos
filosóficos de modo significativo
A Estrutura das Revoluções Científicas (1963)
Neste ensaio
"ciência normal" significa que uma pesquisa está realmente fundada
sobre um ou mais resultados alcançados pela ciência do passado, a qual a
comunidade científica particular, por certo período de tempo, reconhece a
capacidade de constituir o fundamento da sua práxis posterior. (...)
A física de
Aristóteles, a astronomia de Ptolomeu, a óptica de Newton (...) e muitas outras
obras serviram por certo período de tempo para definir implicitamente os
problemas e os métodos legítimos em determinado campo de pesquisas para
numerosas gerações de cientistas. Eles estavam em grau de fazer isso, pois
possuíam em comum, duas características: os resultados que apresentavam eram
suficientemente novos para atrair um grupo estável de seguidores, afastando-os
de formas de atividade científica que com elas contrastavam; e, ao mesmo tempo,
estavam suficientemente abertos para deixar ao grupo de cientistas constituídos
sobre essas novas bases a possibilidade de resolver problemas de todo tipo.
Doravante, para
indicar os resultados que tem em comum nestas duas características usarei o
termo "paradigmas", que tem uma relação precisa com o termo
"ciência normal". Com a escolha desse termo quis tornar presente o
fato de que alguns exemplos de efetiva práxis científica, reconhecidos como
validos – exemplos que compreendem globalmente leis, teorias, aplicações e
instrumentos –, fornecem modelos que dão origem a tradições particulares de
pesquisa cientifica com sua coerência. (...)
Aqueles cuja
pesquisa têm por base paradigmas compartilhados pela comunidade cientifica
empenham-se em observar as mesmas regras e os mesmos modelos em sua atividade
cientifica. (...)
Poucos entre
aqueles que não estejam efetivamente empenhados na atividade de uma ciência madura
percebem quanto trabalho de polimento desse tipo deve continuar a ser feito depois
da aceitação de um paradigma, ou de quão fascinante possa ser a execução de semelhante
trabalho. E estes pontos devem ser claramente compreendidos. As operações de polimento
constituem a atividade que empenha a maior parte dos cientistas no decorrer de toda
a sua carreira. Elas constituem aquilo que chamo de ciência normal. (...)
A pesquisa no
âmbito da ciência normal dirige-se, ao invés, a articulação daqueles fenômenos
e daquelas teorias que já foram fornecidas pelo paradigma. (...) Concentrando a
atenção sobre um âmbito restrito de problemas relativamente internos, o
paradigma obriga os cientistas a estudar uma parte da natureza de modo particularizado
e aprofundado, que de outra forma seria inimaginável. Por outro lado, a ciência
normal possui um mecanismo interno que assegura o relaxamento das restrições
que vinculam a pesquisa toda vez que o paradigma do qual elas derivam deixa de
funcionar eficazmente. Nesse momento, os cientistas começam a assumir um comportamento
diferente, e muda a natureza dos problemas de sua pesquisa.
Nesse interim,
porém, durante o período em que o paradigma tem sucesso, a comunidade dos
especialistas terá resolvido problemas que seus membros dificilmente teriam
podido imaginar e não teriam jamais enfrentado, caso não tivessem se apoiado no
paradigma.
Dicionário Filosófico
Paradigma – Modelo ou exemplo de procedimentos, teorias, leis, aplicações e
instrumentos daquilo que os membros de uma comunidade científica
partilham.
Ad hoc – Apropriado para isso: as hipóteses ad
hoc são criadas para explicar fatos que parecem contrariar determinada
teoria.
Habilidade: elaborar por
escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
1 – Para Kuhn o que significa o termo
“ciência normal”?
2 – Quais são os três exemplos que Kuhn
oferece para exemplificar o que ele denomina por “ciência normal”?
3 – Quais são as duas características
apontadas por Kuhn para os paradigmas dos cientistas (filósofos) citados?
4 – Por que Kuhn escolheu o termo “paradigma”
para
indicar os resultados que tem em comum estas duas características acima?
5 – Como se comportam aqueles cuja
pesquisa se baseia sobre paradigmas compartilhados pela comunidade cientifica?
6 – “As operações de polimento
constituem a atividade que empenha a maior parte dos cientistas no decorrer de
toda a sua carreira. Elas constituem aquilo que chamo de ciência normal”. Os
aperfeiçoamentos para as explicações do problema na órbita dos planetas do
modelo de ciência de Aristóteles e Eudoxo constituem qual ciência normal para a
época?
(
) Modelo geocêntrico para as orbitas celestes
(
) Modelo heliocêntrico para as orbitas celestes
7 – Qual é o paradigma para esta
ciência normal acima?
(
) De que a Terra está parada no centro do Universo
(
) De que o Sol ocupa a posição central em nosso sistema planetário
8 – “Concentrando a atenção sobre um
âmbito restrito de problemas relativamente internos, o paradigma obriga os
cientistas a estudar uma parte da natureza de modo particularizado e
aprofundado, que de outra forma seria inimaginável”. Qual foi um dos problemas
internos ao modelo geocêntrico que exigiu a concentração dos pensadores daquela
época?
(
) o problema do movimento retrógado dos planetas
(
) o problema do movimento elípticos dos planetas
9 – Segundo a ordem do desenvolvimento da ciência proposta por Thomas Kuhn,
faça a relação de acordo com a História da Ciência Astronômica:
(A) Pré-Ciência
(B) Ciência
normal
(C) Crise
(D) Revolução científica
(E) Nova ciência normal
( ) Sistema Heliocêntrico de Kepler
(órbita elíptica)
( ) Sistema Heliocêntrico de Copérnico
(órbita circulares)
( ) Movimento retrógado e as
explicações ad hoc dos epiciclos
( ) Sistema Geocêntrico de Ptolomeu
e Eudoxo
( ) Cosmos grego de Aristóteles
10 – Assinale a frase que não diz respeito ao conceito de
paradigma de Thomas Kuhn.
a) Paradigma é o modelo da ciência normal.
b) A ciência normal é determinada forma histórica de fazer ciência. Essa
forma de fazer ou pensar a ciência é o paradigma.
c) A anomalia ocorre quando um paradigma não consegue explicar alguns
fenômenos.
d) A partir das anomalias, inicia-se uma crítica do paradigma científico
e, com isso, é possível a ocorrência de uma revolução científica.
e) Cada
cientista tem um paradigma particular e pessoal, que nunca partilha com outro
cientista.
11 – (UNIOESTE 2009) “Segundo o filósofo da ciência Thomas Kuhn, paradigma é um conjunto sistemático de métodos, formas de experimentações e teorias que constituem um modelo científico, tornando-se condição reguladora da observação. […] A ciência normal, conforme Kuhn, funciona submetida por paradigmas estabelecidos historicamente num campo contextual de problemas e soluções concretas. […] Os paradigmas são estabelecidos nos momentos de revolução científica […] Portanto, para Kuhn, a ciência se desenvolve por meio de rupturas, por saltos e não de maneira gradual e progressiva”.
(E. C. Santos)
Sobre a concepção de ciência de Kuhn, é incorreto afirmar que
a) o desenvolvimento científico não se dá de modo linear, cumulativo e progressivo.
b) o desenvolvimento científico possui momentos de revolução, de ruptura, nos quais há mudança de paradigma.
c) a ciência normal é o período em que a pesquisa científica é dirigida por um paradigma.
d) um exemplo de mudança de paradigma (revolução) na Astronomia e a substituição do sistema geocêntrico aristotélico-ptolomaico pelo sistema heliocêntrico copernicano-galilaico.
e) a ciência não está submetida, de forma alguma, às condições históricas.
12 - Qual dos vídeos acima é uma explicação (teoria) ad hoc?
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