Como se dá a organização do cosmo?
Filosofia das Ciências
Tema: a cosmologia
Filósofo: Koyré, A. (1892 – 1964)
Obra: Etapas Evolutivas da Cosmologia Científica (1948)
Biografia
Koyré, A. (1892 – 1964), foi um filósofo francês de origem russa que escreveu sobre história e filosofia da ciência.
Cosmos (Carl Sagan) - Episódio 01 - Os Limites do Oceano Cósmico
Ômega 3
Habilidade: ler textos
filosóficos de modo significativo
Etapas Evolutivas da Cosmologia
Científica (1948)
Dando uma
olhada de conjunto sobre a evolução do pensamento astronômico, que inicialmente
ele se esforçava por descobrir a realidade ordenada dos movimentos astrais,
subjacentes à desordem das aparências. Para fazê-lo, os gregos empregaram os
únicos meios matemáticos e físicos que lhes permitia o estado dos conhecimentos
científicos de sua época, isto é, a ideia do movimento natural e circular,
donde a necessidade de explicar os movimentos aparentes por uma superposição e
uma acumulação de movimentos circulares. O fracasso de Ptolomeu acabou por
tomar necessária uma transformação da própria física, e a astronomia só teve
êxito, com Kepler, e ainda mais com Newton, baseando-se numa nova física.
Poder-se-ia,
igualmente, conceber esta evolução sob o aspecto do estudo das dimensões do
Universo. Disse-lhes que o Universo grego, o Cosmo grego (e medieval) era
finito. Certamente, era bastante grande – em relação às dimensões da Terra –,
mas não suficientemente grande para nele alojar uma Terra móvel, uma Terra
girando em torno do Sol. A concepção da finidade necessária do Universo
estelar, do Universo visível, é muito natural: vemos uma abóbada celeste; podemos imaginá-la estando muito longe,
mas é extremamente difícil admitir que não haja abóbada e que as estrelas
estejam distribuídas no espaço sem ordem, aleatoriamente, a distâncias
extraordinárias e diferentes umas das outras. Isso implica uma verdadeira
revolução intelectual.
As objeções
contra a infinidade, e mesmo contra a extensão desmesurada do Universo, são de
um alcance considerável. Desse modo, elas são reencontradas durante todo o
curso da história da astronomia. (...)
O mundo
celeste é imensamente grande, seu diâmetro é de seis milhões de vezes o
diâmetro terrestre, mas é finito. A infinidade do mundo é metafisicamente
impossível. Ademais, nenhuma consideração científica parece impor-lhe essa
infinidade.
Giordano
Bruno é quase o único a admiti-lo. Bruno é um metafísico. É apenas em Newton,
certamente por razões científicas, pois a física clássica, a física galileana,
postula a infinidade do Universo e a identidade do espaço real com o da
geometria, mas também por razões teológicas, que se encontra afirmada a
infinidade do Universo astral.
Dicionário
Filosófico
Cosmologia - Em astronomia (do grego
"cosmos= ordem, mundo + logos= discurso, estudo") é o ramo que estuda
a origem, a estrutura e a evolução do Universo a partir da aplicação
de métodos científicos.
Habilidade: elaborar por escrito o que foi
apropriado de modo reflexivo
1 – Sobre a evolução do
pensamento astronômico, qual foi o esforço inicial dos primeiros astrônomos (principalmente
os gregos)s ?
( ) Descobrir o aparecimento dos cometas, pois
eles anunciam maus agouros.
( ) Descobrir a realidade ordenada dos movimentos astrais, subjacentes à
desordem das aparências.
( ) Mapear o céu para prever
safras agrícolas, porque de acordo com os astros haveria chuva ou não.
2 – Qual era a ideia principal que os gregos possuíam em relação as
explicações dos fenômenos celestes?
( ) Que o movimento elíptico era
algo do cosmo.
( ) Que o movimento circular era
algo da natureza.
( ) Que o movimento retrógrado era
algo divino.
3 – Em relação a dimensão do Universo desde a época dos gregos até o
período Medieval acreditava-se que só
poderia ser:
( ) finito (
) infinito
4 – Quando olhamos para o céu vemos a abóbada celeste (o firmamento). Nós
a vemos. Portanto, em astronomia, ela existe de fato?
( ) sim existe, é o final do
Universo
( ) não existe, é só um globo
fictício de raio indefinido
5 – Durante todo o curso da história da astronomia qual ideia sofreu mais
objeções em relação à extensão do Universo?
( ) a ideia de que o universo é
infinito
( ) a ideia de que o universo é
finito
6 – De acordo com o texto quais são os três pensadores (um metafísico e
os outros matemáticos) que postularam a ideia de um Universo infinito?
( ) Eudoxo / Copérnico / Kepler
( ) Bruno / Galileu / Newton
( ) Aristarco / Brahe / Hubble
7 – Faça a relação de
acordo com a respectiva explicação cosmológica que está em ordem cronológica:
(A)
Eudoxo
(408 – 355 a.C.)
(B)
Aristarco de Samos (320 – 250 a.C.)
(C)
Apolônio de Perga (261-190 a.C.)
(D)
Hiparco de Nicéia (190 – 120 a.C.)
(E)
Ptolomeu (85 – 165 d.C.)
(F)
Peurbach (1423 – 1461)
(G)
Copérnico (1473 – 1543)
(H)
Tycho Brahe (1546 – 1601)
(I)
Kepler (1571 – 1630)
(J)
Newton (1643 – 1727)
( ) O sistema deste
astrônomo compreendia um total de 27 esferas homocêntricas, uma dentro da
outra, para explicar a cosmologia celeste.
( ) Foi o
primeiro a propor que a Terra gira em
torno do Sol, também defendeu que a Terra tem movimento de rotação.
( ) Sua cosmologia também
previa círculos: o epiciclo e o deferente.
( ) Usou o conceito
de excentricidade para explicar as variações das velocidades dos planetas em
torno da Terra.
( ) Sua cosmologia
também previa círculos (epiciclo e o deferente), porém introduziu o artificio
de um ponto chamado equante, que permitia ver o centro do epiciclo se deslocar
com velocidade angular uniforme.
( ) É considerado um
dos precursores europeus da visão
heliocêntrica do mundo e da cosmologia.
( ) Para este
astrônomo os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma
composição de vários círculos (epiciclos). Desenvolveu a teoria heliocêntrica.
( ) Este astrônomo
descobriu uma nova estrela, o que abalou a fé na doutrina cristã-aristotélica
sobre a perfeição e imutabilidade da esfera celeste.
( ) Transformou a
astronomia como parte de uma física matemática universal onde uma de suas três
grandes leis são que os planetas descrevem órbitas elípticas, com o sol num dos focos.
( ) Formulou a Lei da
Gravitação Universal e os princípios da Inércia, da Dinâmica e da Ação e da
Reação que fundamentaram a Mecânica Clássica demonstrando que os movimentos de
objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais.
8 – VESTIBULAR
Leia o trecho a
seguir: É em função da astronomia que se elabora (...) a nova física; mais
precisamente: em função dos problemas postos pela astronomia coperniciana, e,
especialmente, da necessidade de responder aos argumentos físicos apresentados
por Aristóteles e por Ptolomeu contra a possibilidade do movimento da
Terra. (KOYRÉ, Alexandre. Estudos Galilaicos.
Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 205.)
O historiador do pensamento
científico, Alexandre Koyré, destaca que a “nova física”, que foi erigida
sobretudo por Galileu e, depois, Newton, desenvolveu-se a partir das discussões
em torno dos fenômenos astronômicos, sobretudo a respeito do movimento da
Terra. Copérnico, Galileu e outros questionavam a física aristotélica e
ptolomaica porque essa afirmava, entre outras coisas:
a) que as teses sobre a
imobilidade da Terra não tinham valor porque foram concebidas por pessoas
ignorantes.
b) que o telescópio usado por
Aristóteles não era preciso o suficiente para a observação astronômica.
c) que as investigações de
Aristóteles não puderam ser compreendidas, haja vista que seus livros foram
alterados pelos árabes.
d) que Aristóteles não poderia
compreender bem os fenômenos naturais, pois viveu na época errada.
e) que o cosmos
estava organizado em esferas celestes e que a Terra era imóvel.
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