Através de imagens e metáforas, aquilo que não pode ser dito de maneira analítica, pode ser comunicado?
Filosofia do Conhecimento
Tema: o método intuitivo
Tema: o método intuitivo
Filósofo: Henri Bergson (1859 – 1941)
Obras: Ensaio sobre os dados Imediatos da Consciência (1889); A introdução da Metafísica (1903); O Pensamento e o Movente (1922)
Biografia
Bergson (1859 - 1941) foi um filósofo francês. Sua obra é de grande atualidade e tem sido estudada em diferentes disciplinas. Recebeu o Nobel de Literatura de 1927.
Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros
De acordo com o site "Calendário 365" (https://www.calendario-365.com.br/lua/fases-da-lua.html)
em 2 de outubro de 2018 a Lua atingiu seu último quarto em 06:47:15 horas.
Habilidade: ler textos
filosóficos de modo significativo
Ensaio
sobre os dados Imediatos da Consciência (1889)
CAPÍTULO
II
Da multiplicidade dos estados de consciência:
A ideia de duração
É verdade que contamos os momentos sucessivos da duração e que, pelas
suas relações com o número, o tempo nos surge, em primeiro lugar, como uma
grandeza mensurável, completamente análogo ao espaço. Mas impõe-se então uma importante
distinção. Digo, por exemplo, que acaba de transcorrer um minuto, e entendo por
isto que um pêndulo, ao marcar os segundos, executou sessenta oscilações. Se
represento as sessenta oscilações só de uma vez e com uma só apercepção do
espírito, excluo por hipótese a ideia de uma sucessão: penso, não em sessenta
toques que se sucedem, mas em sessenta pontos de uma linha fixa, simbolizando
cada um, por assim dizer, uma oscilação do pêndulo. — Se, por outro lado, quero
representar as sessenta oscilações sucessivamente, mas sem nada alterar ao seu
modo de produção no espaço, deverei pensar em cada oscilação excluindo a
lembrança da precedente, porque o espaço não conservou qualquer vestígio: mas,
por isso mesmo, condenar-me-ei a ficar continuamente no presente; renunciarei a
pensar numa sucessão ou numa duração. Finalmente, se conservar, juntamente com
a imagem da oscilação presente, a lembrança da oscilação que a precedia,
acontecerá de duas uma: ou justaporei as duas imagens, e recaímos então na
primeira hipótese; ou percepcioná-las-ei uma na outra, penetrando—se e organizando—se
entre si como notas de uma melodia, de maneira a formar o que chamaremos uma multiplicidade
indiferenciada ou qualitativa sem qualquer semelhança com o número: obterei
assim a imagem da duração pura, mas também me terei afastado por completo da
ideia de um meio homogêneo ou de uma quantidade mensurável.
A introdução da Metafísica (1903)
Certamente os conceitos são indispensáveis [à metafísica], pois todas as
outras ciências trabalham geralmente com conceitos, e a metafísica não pode
dispensar as outras ciências. Mas ela só é propriamente ela mesma quando
ultrapassa o conceito, ou ao menos, quando se liberta de conceitos rígidos e
pré-fabricados para criar conceitos diferentes daqueles que manejamos
habitualmente, isto é, representações flexíveis, móveis, quase fluidas, sempre
prontas a se moldarem sobre as formas fugitivas da intuição. [...] Nossa
duração pode ser-nos apresentada diretamente na intuição, que pode ser sugerida
indiretamente por imagens, mas que não poderá – se tomamos a palavra conceito
em seu sentido próprio – se encerrar numa representação conceitual.
O Pensamento e o Movente (1922)
[...] A mudança pura, a duração real, é algo espiritual ou impregnado de
espiritualidade. A intuição é o que atinge o espírito, a duração, a mudança
pura. Sendo o espírito seu domínio próprio, ela desejaria ver nas coisas, mesmo
materiais, sua participação na espiritualidade.
Dicionário
Filosófico
Duração - de acordo com Bergson é o
correr do tempo uno e interpenetrado. Os momentos temporais somados
uns aos outros formam um todo indivisível. Opõe-se ao tempo físico ou sucessão
que é passível de ser calculado e analisado. O tempo vivido é incompreensível para
a inteligência lógica por ser qualitativo, enquanto o tempo físico é quantitativo.
Intuição - significa para Bergson apreensão imediata
da realidade por coincidência com o objeto. Em outras palavras,
é a realidade sentida e compreendida absolutamente de modo direto, sem utilizar
as ferramentas lógicas do entendimento: a análise e a tradução.
Isto é, a intuição é uma forma de conhecimento que penetra no
interior do objeto de modo imediato sem o ato de analisar e traduzir.
Viviane Mosé - Ser ou não ser - Fantástico
Completo em: https://www.youtube.com/watch?v=N8V7RQgdjVI&t=358s
Bergson: duração e intuição
Franklin Leopoldo e Silva
Casa do Saber - 02/02/2017
Habilidade: elaborar por
escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
1 – No primeiro texto Bergson usa a
imagem do pêndulo para descrever as sessenta oscilações para marcar um minuto,
assim temos a noção de sucessão; se represento as oscilações através de
sessenta pontos e fixo minha atenção somente no último excluindo a lembrança do
anterior, tenho o estado presente sem a ideia de sucessão. Porém, “se conservar, juntamente com a imagem da oscilação presente, a lembrança
da oscilação que a precedia, acontecerá de duas uma”:
( ) ou ao justapor as duas imagens recaímos na
primeira hipótese: voltamos a ideia de sucessão; ou temos a percepção da multiplicidade
qualitativa sem qualquer semelhança com o número: obteremos assim a imagem da
duração pura.
( ) ou ao justapor as duas imagens recaímos na
segunda hipótese: focamos só no presente; ou temos a percepção da multiplicidade
quantitativa semelhante com o número: obteremos assim a imagem da sucessão
pura.
2 – No segundo texto Bergson
exalta a importância dos conceitos, porém clama para que a metafísica:
( ) vá
para além dos conceitos, se liberte dos conceitos rígidos, crie novos
conceitos, faça representações flexíveis, fruídas, moldáveis, intuitivas,
utilize imagens e metáforas.
( ) fixe-se no rigor dos conceitos, retome os
conceitos gregos clássicos, busque o absoluto, use a cognição do raciocínio
dedutivo, utilize a lógica e a matemática.
3
– No terceiro texto Bergson defende que a intuição atinge a:
(
) espiritualidade (
) materialidade (
) corporeidade
4 – De acordo com o dicionário
filosófico o que é a duração para Bergson?
5 – De acordo com o dicionário
filosófico o que significa a intuição para Bergson?
6 – Sobre a duração.
Faça o mesmo procedimento da imagem sobre
as fases da Lua no início desta postagem, só que com o ocaso (pôr-do-sol).
Entre em um site que calcule o horário do pôr-do-sol de sua cidade (pode ser
este: http://press.iasdmoema.org.br/index.php/horario-por-do-sol/),
anote o dia e o momento exato (exemplo: no dia 3 de outubro de 2018 na cidade
de São Paulo o pôr-do-sol deu-se as 18h06min.). No horizonte registre três
imagens (18h01min; 18h06min e 18h11min). Registre sua observação sobre a
duração do ocaso no tempo físico captado pela inteligência (18h06min) e,
também, sua observação sobre a duração do tempo vivido (das 18h01min até 18h11min)
captado pela intuição qualitativa da experiência estética.
7 – Sobre a intuição.
Leia a história da criação da Tabela
Periódica dos Elementos de Mendeleiev como, por exemplo, neste site e responda:
a)
Qual foi a intuição de Mendeleiev para organizar os elementos químicos
conhecidos?
b)
A sua intuição encontrava dificuldades para a sistematização do
conhecimento em uma tabela. Um sonho o ajudou. O que Mendeleiev sonhou?
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