É possível definir a lei do desenvolvimento da história?
Filosofia Política
Tema: materialismo histórico-dialético
Filósofo: Karl Marx (1818 – 1883)
Obra: O Capital (1867)
Biografia
Karl Marx (1818 - 1883) foi um filósofo, sociólogo, historiador e economista. A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior.
Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros
Outubro - Sergei Eisenstein
Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo
O Capital (1867)
A transformação de uma quantia de dinheiro em meios de produção e força de trabalho é o primeiro movimento realizado pela quantia de valor que deve funcionar como capital. Ela age no mercado, na esfera da circulação. A segunda fase do movimento, o processo de produção, é concluída assim que os meios de produção estão convertidos em mercadorias cujo valor supera o valor de suas partes constitutivas e, portanto, contém o capital originalmente adiantado acrescido de um mais-valor. Em seguida, essas mercadorias têm, por sua vez, de ser lançadas novamente na esfera da circulação. O objetivo é vendê-las, realizar seu valor em dinheiro, converter esse dinheiro novamente em capital, e assim consecutivamente. Esse ciclo, percorrendo sempre as mesmas fases sucessivas, constitui a circulação do capital. (...)
Assim como não se julga o que um indivíduo é a partir do julgamento que ele faz de si mesmo, da mesma maneira não se pode julgar uma época de transformação a partir de sua própria consciência; ao contrário, é preciso explicar essa consciência a partir das contradições da vida material, a partir do conflito existente entre as forças produtivas sociais e as relações de produção. (...)
Uma formação social nunca perece antes que estejam desenvolvidas todas as forças produtivas para as quais ela é suficientemente desenvolvida e novas relações de produção mais adiantadas jamais tomarão o lugar, antes que suas condições materiais de existência tenham sido geradas no seio mesmo da velha sociedade. É por isso que a humanidade só se propõe as tarefas que pode resolver, pois, se se considera mais atentamente, se chegará à conclusão de que a própria tarefa só aparece onde as condições materiais de sua solução já existem, ou, pelo menos, são captadas no processo de devir. (...)
Sabe-se muito bem que meu método de desenvolvimento não é hegeliano, uma vez que sou materialista e Hegel é idealista. A dialética de Hegel é a forma básica de toda a dialética, mas somente depois que ela foi extirpada de sua forma mística, e isto é precisamente o que distingue meu método.
Dicionário Filosófico
Materialismo histórico-dialético – Designa a doutrina marxista segundo a qual as causas últimas do desenvolvimento histórico não são de natureza ideal ou espiritual, mas materiais, sociais, econômicas e produtivas. Tem como base o princípio de que não é a consciência a determinar a existência, mas a existência a determinar a consciência.
Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
1 – Faça a relação de acordo como o termo dialética (método dialético) desenvolvido por filósofos anteriores a Marx, a saber:
(A) Platão
(B) Fichte/Hegel
( ) a dialética é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.
( ) a dialética consiste em abordar a questão a ser discutida na forma de tese e antítese, com objetivo de chegar-se a transcendência de ambas, na síntese, que seria uma terceira tese. O objetivo da dialética não seria interpretar a realidade, mas refleti-la.
2 – Qual é o primeiro movimento realizado por uma quantia de valor que o transforma em capital?
( ) é a transformação desta quantia em meios de produção e força de trabalho
( ) é a transformação desta quantia em taxas e juros
3 – Qual é o segundo movimento realizado por uma quantia de valor que o transforma em capital?
( ) é o processo de produção, quando os meios de produção se transformam em mercadorias e, assim, possuem mais-valor
( ) é o processo de acumulação, quando o dinheiro investido se transforma em lucro e, assim, possui mais valor
4 – Qual é o terceiro movimento realizado por uma quantia de valor que o transforma em capital?
( ) colocar as mercadorias em circulação, ou seja, vendê-las para novamente transformar o dinheiro em capital
( ) colocar as mercadorias em estoque, ou seja, acumular para novamente transformar o capital em dinheiro
5 – No segundo parágrafo Marx diz que “não se pode julgar uma época de transformação a partir de sua própria consciência”. Como se realiza este julgamento?
( ) através da análise da vida material dos homens
( ) através da análise da vida ideal dos homens
6 – No terceiro parágrafo Marx descreve um processo do devir: da sociedade escravista surgiu a sociedade feudal; a sociedade feudal transformou-se em sociedade capitalista. Para cada transformação as condições materiais já estão em formas embrionárias para sua superação. Este processo de devir histórico é o:
( ) materialismo histórico-dialético ( ) idealismo utópico-dialético
7 – ENEM-2013
Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade – fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social. (MARX, K. Prefácio à Crítica da Economia Política)
Para o autor, a relação entre economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que:
A) O proletariado seja contemplado pelo processo de mais-valia.
B) O trabalho se constitua como o fundamento real da produção material.
C) A consolidação das forças produtivas seja compatível com o progresso humano.
D) A autonomia da sociedade civil seja proporcional ao desenvolvimento econômico.
E) A burguesia revolucione o processo social de formação da consciência de classe.
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