Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Karl Marx - materialismo dialético

É possível definir a lei do desenvolvimento da história?


Filosofia Política
Tema: materialismo histórico-dialético
Filósofo: Karl Marx (1818 – 1883)
Obra: O Capital (1867)

Biografia

Karl Marx (1818 - 1883) foi um filósofo, sociólogo, historiador e economista. A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior. 

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Outubro - Sergei Eisenstein

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

O Capital (1867)

A transformação de uma quantia de dinheiro em meios de produção e força de trabalho é o primeiro movimento realizado pela quantia de valor que deve funcionar como capital. Ela age no mercado, na esfera da circulação. A segunda fase do movimento, o processo de produção, é concluída assim que os meios de produção estão convertidos em mercadorias cujo valor supera o valor de suas partes constitutivas e, portanto, contém o capital originalmente adiantado acrescido de um mais-valor. Em seguida, essas mercadorias têm, por sua vez, de ser lançadas novamente na esfera da circulação. O objetivo é vendê-las, realizar seu valor em dinheiro, converter esse dinheiro novamente em capital, e assim consecutivamente. Esse ciclo, percorrendo sempre as mesmas fases sucessivas, constitui a circulação do capital. (...) 
Assim como não se julga o que um indivíduo é a partir do julgamento que ele faz de si mesmo, da mesma maneira não se pode julgar uma época de transformação a partir de sua própria consciência; ao contrário, é preciso explicar essa consciência a partir das contradições da vida material, a partir do conflito existente entre as forças produtivas sociais e as relações de produção. (...) 
Uma formação social nunca perece antes que estejam desenvolvidas todas as forças produtivas para as quais ela é suficientemente desenvolvida e novas relações de produção mais adiantadas jamais tomarão o lugar, antes que suas condições materiais de existência tenham sido geradas no seio mesmo da velha sociedade. É por isso que a humanidade só se propõe as tarefas que pode resolver, pois, se se considera mais atentamente, se chegará à conclusão de que a própria tarefa só aparece onde as condições materiais de sua solução já existem, ou, pelo menos, são captadas no processo de devir. (...) 
Sabe-se muito bem que meu método de desenvolvimento não é hegeliano, uma vez que sou materialista e Hegel é idealista. A dialética de Hegel é a forma básica de toda a dialética, mas somente depois que ela foi extirpada de sua forma mística, e isto é precisamente o que distingue meu método. 

Dicionário Filosófico

Materialismo histórico-dialético – Designa a doutrina marxista segundo a qual as causas últimas do desenvolvimento histórico não são de natureza ideal ou espiritual, mas materiais, sociais, econômicas e produtivas. Tem como base o princípio de que não é a consciência a determinar a existência, mas a existência a determinar a consciência. 

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo 

1 – Faça a relação de acordo como o termo dialética (método dialético) desenvolvido por filósofos anteriores a Marx, a saber: 
(A) Platão 
(B) Fichte/Hegel 
( ) a dialética é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor. 
( ) a dialética consiste em abordar a questão a ser discutida na forma de tese e antítese, com objetivo de chegar-se a transcendência de ambas, na síntese, que seria uma terceira tese. O objetivo da dialética não seria interpretar a realidade, mas refleti-la. 
2 – Qual é o primeiro movimento realizado por uma quantia de valor que o transforma em capital? 
( ) é a transformação desta quantia em meios de produção e força de trabalho 
( ) é a transformação desta quantia em taxas e juros 
3 – Qual é o segundo movimento realizado por uma quantia de valor que o transforma em capital? 
( ) é o processo de produção, quando os meios de produção se transformam em mercadorias e, assim, possuem mais-valor 
( ) é o processo de acumulação, quando o dinheiro investido se transforma em lucro e, assim, possui mais valor 
4 – Qual é o terceiro movimento realizado por uma quantia de valor que o transforma em capital? 
( ) colocar as mercadorias em circulação, ou seja, vendê-las para novamente transformar o dinheiro em capital 
( ) colocar as mercadorias em estoque, ou seja, acumular para novamente transformar o capital em dinheiro 
5 – No segundo parágrafo Marx diz que “não se pode julgar uma época de transformação a partir de sua própria consciência”. Como se realiza este julgamento? 
( ) através da análise da vida material dos homens 
( ) através da análise da vida ideal dos homens 
6 – No terceiro parágrafo Marx descreve um processo do devir: da sociedade escravista surgiu a sociedade feudal; a sociedade feudal transformou-se em sociedade capitalista. Para cada transformação as condições materiais já estão em formas embrionárias para sua superação. Este processo de devir histórico é o: 
( ) materialismo histórico-dialético ( ) idealismo utópico-dialético 
7 – ENEM-2013 
Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade – fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social. (MARX, K. Prefácio à Crítica da Economia Política) 
Para o autor, a relação entre economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que: 
A) O proletariado seja contemplado pelo processo de mais-valia. 
B) O trabalho se constitua como o fundamento real da produção material. 
C) A consolidação das forças produtivas seja compatível com o progresso humano. 
D) A autonomia da sociedade civil seja proporcional ao desenvolvimento econômico. 
E) A burguesia revolucione o processo social de formação da consciência de classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário