Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Fukuyama - democracia liberal

Na democracia liberal o desejo pelo reconhecimento continuará por se realizar ou irá se manifestar de uma forma inteiramente diferente?

Filosofia Política
Tema: democracia liberal
Filósofo: Fukuyama, Y. F. (1952)
Obra: O Fim da História e o Último Homem (1992)

Biografia

Fukuyama, Y. F. - 1952 é um filósofo e economista político nipo-estadunidense.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Desigualdade LGBTQIA+
https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2014-12/onu-lanca-cartilha-para-incluir-lgbt-no-mercado-de-trabalho

Desigualdade Sexista
https://santosbancarios.com.br/artigo/dupla-jornada-de-trabalho-mulheres-esgotadas-com-sindrome-de-burnout


Desigualdade Racial
https://noticias.ufsc.br/2020/04/ufsc-fara-colacao-de-grau-online-para-antecipar-formatura-do-curso-de-medicina/

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

O Fim da História e o Último Homem (1992)
No reino da liberdade

O problema do fim da história resume-se, assim, a uma questão sobre o futuro do "thymos" se a democracia liberal satisfaz adequadamente o desejo pelo reconhecimento, como diz Kojève, ou se esse desejo continuará por se realizar e, portanto, capaz de vir a manifestar-se de uma forma inteiramente diferente. A nossa anterior tentativa para construir uma história universal originou dois processos históricos paralelos: um guiado pela ciência natural moderna e pela lógica do desejo e o outro pela luta pelo reconhecimento.
Com o colapso do comunismo em todo o mundo deparamos agora uma situação extraordinária, em que os críticos de esquerda das sociedades liberais se encontram sem soluções radicais para ultrapassar as formas mais renitentes de desigualdade. Por ora, o desejo “anímico” de reconhecimento individual tem triunfado sobre o desejo “tímico” de igualdade. São poucos, atualmente, os críticos das sociedades liberais dispostos a advogar o abandono total dos princípios liberais, quer no domínio político, quer no econômico, em ordem a ultrapassar as desigualdades econômicas existentes. Os principais argumentos não se centram nos princípios da sociedade liberal, mas no ponto exato de equilíbrio entre a liberdade e a igualdade. Cada sociedade procura um equilíbrio entre a liberdade e a igualdade de forma diferente.
(...)
O desejo de um maior grau de democracia social não tem de vingar à custa da democracia formal e, portanto, não refuta, em si, a possibilidade de um fim da história. Não obstante o presente recuo sobre a velha questão econômica de classes por parte da esquerda, não é claro que exista um termo para novos e potencialmente mais radicais desafios à democracia liberal, decorrentes de outras formas de desigualdade. Formas de desigualdade como o racismo, o sexismo e a fobia aos homossexuais substituíram já, nas universidades americanas, o problema tradicional da esquerda a respeito das classes. Estabelecido o princípio da igualdade de reconhecimento da dignidade humana de cada pessoa - a satisfação da sua isothymia -, não há garantias de que as pessoas continuarão a aceitar a existência de formas residuais de desigualdade, sejam naturais, sejam necessárias.

Dicionário Filosófico

Democracia liberal - é uma forma de governo da qual se espera que o Estado se abstenha de interferir na esfera de direitos dos cidadãos e na economia - visto que esta seria dotada de mecanismos de autorregulação.

Economia de mercado - é um sistema econômico no qual as decisões relativas a investimento, produção e distribuição são guiadas pelos sinais de preços criados pela lei da oferta e da demanda.

Thymos - de acordo com Platão é a parte da alma pela qual estamos irados ou ficamos temperamentais. Ele também chama essa parte de 'alto espírito'. "Força de ânimo" é outra possível tradução.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Fukuyama diz que o problema do fim da história resume-se a uma questão sobre o futuro do "thymos" na democracia liberal. Qual é esta questão?
( ) Ou ela satisfaz o desejo pelo reconhecimento; ou este desejo se manifestará de uma forma inteiramente diferente.
( ) Ou ela satisfaz o desejo pela liberdade; ou este desejo se manifestará de uma forma inteiramente igualitária.
2 – Quais são os dois processos históricos paralelos gerados na tentativa de construir uma história universal?
3 – De acordo com Fukuyama qual nosso desejo tem triunfado quando lutamos pelo reconhecimento individual?
( ) o desejo “anímico” de reconhecimento individual
( ) o desejo “tímico” de igualdade
4 – Qual dos exemplos abaixo está de acordo com a resposta acima?
( ) a construção de rampa de acesso pela porta principal nos estabelecimentos para os que estão em cadeiras de rodas.
( ) as pessoas ajudarem os que estão em cadeiras de rodas no acesso aos estabelecimentos.
5 – “Cada sociedade procura um equilíbrio entre a liberdade e a igualdade de forma diferente”. No Brasil, como se dá o equilíbrio entre a liberdade em desejar entrar para uma faculdade e a igualdade nas condições de acesso?
6 – Qual é, segundo Fukuyama, o “fim da história”?
( ) o triunfo da democracia liberal
( ) o triunfo da democracia social
7 – O pensamento da esquerda sobre “classes econômicas” perdeu fôlego. Porém, novas formas de desigualdade impõem desafios para a democracia liberal. Quais são os três exemplos citados por Fukuyama no texto?
8 – Fukuyama argumenta que “estabelecido o princípio da igualdade de reconhecimento da dignidade humana de cada pessoa - a satisfação da sua "isothymia" -, não há garantias de que as pessoas continuarão a aceitar a existência de formas residuais de desigualdade, sejam naturais, sejam necessárias”.
a) Qual exemplo de desigualdade natural poderia ocorrer no futuro da sociedade e que as pessoas aceitariam?
( ) desigualdades nas capacidades e atributos para a ocupação de um cargo e não somente por indicação de pessoas influentes.
( ) desigualdades nas indicações de pessoas influentes para a ocupação de um cargo e não somente por capacidades e atributos.
b) Qual exemplo de desigualdade necessária poderia ocorrer no futuro da sociedade e que as pessoas aceitariam?
( ) diminuição da desigualdade através da alfabetização, educação, sistema previdenciário, mobilidade e segurança judiciária.
( ) aumento da desigualdade através da alfabetização, educação, sistema previdenciário, mobilidade e segurança judiciária.
9 – De acordo com o dicionário o que é a “democracia liberal”?
10 – De acordo com o dicionário o que é a “economia de mercado”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário