Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Darwin - evolução

Se as espécies são seres imutáveis como, então, elas poderiam evoluir?


Filosofia das Ciências
Tema: a evolução
Filósofo: Darwin, C. (1809 – 1882) 
Obra: A Origem das Espécies, no meio da Seleção Natural ou a Luta pela Existência na Natureza (1859) 

Biografia

Charles Darwin (1809 – 1882) - foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas. Juntamente com Alfred Wallace, Darwin estabeleceu a ideia que todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum, argumento agora amplamente aceito e considerado um conceito fundamental no meio científico, e propôs a teoria de que os ramos evolutivos são resultados de seleção natural e sexual, onde a luta pela sobrevivência resulta em consequências similares às da seleção artificial. 

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros


Pearl Jam - Do the Evolution

The Tree of Life - Origin of Life

O Desafio de Darwin

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo 

A Origem das Espécies, no meio da Seleção Natural ou a Luta pela Existência na Natureza (1859) 

Acabo de recapitular os fatos e as considerações que profundamente me convenceram de que, durante uma longa série de gerações, as espécies se modificaram. 
Estas modificações efetuaram-se principalmente pela seleção natural de numerosas variações ligeiras e vantajosas; em seguida, os efeitos hereditários do uso e não uso das partes prestou um poderoso concurso a esta seleção; enfim, a ação direta das condições do meio e as variações que, em nossa ignorância, nos parecem surgir espontaneamente, têm gozado também um papel, menos importante, é verdade, pela sua influência sobre as conformações de adaptação no passado e no presente. Parece que não tenho, nas precedentes edições desta obra, concedido um papel assaz importante à frequência e ao valor destas últimas formas de variação, não lhes atribuindo modificações permanentes de conformação, independentemente da ação da seleção natural. Mas, desde que as minhas conclusões têm sido, recentemente, fortemente deturpadas, e desde que se tem afirmado que atribuo as modificações das espécies exclusivamente à seleção natural, permitir-se-me-á, sem dúvida, fazer notar que, na primeira edição desta obra, assim como nas edições subsequentes, sempre reproduzi numa posição bem evidente, isto é, no fim da introdução, a frase seguinte: “Estou convencido que a seleção natural tem sido o agente principal das modificações, mas jamais o foi exclusivamente”. Isto foi em vão, tão grande é o poder de uma constante e falsa demonstração; todavia, a história da ciência prova felizmente que não dura muito tempo. 
Não é possível supor que uma teoria falsa pudesse explicar, de maneira tão satisfatória, como o faz a teoria da seleção natural, as diversas grandes séries de fatos de que nos temos ocupado. Tem-se recentemente objetado que está nisto um falso método de raciocínio; mas é o que se emprega para apreciar os acontecimentos ordinários da vida, e os maiores sábios não têm desdenhado em segui-lo. É assim que se chega à teoria ondulatória da luz; e a crença da rotação da Terra no seu eixo só recentemente encontrou o apoio de provas diretas. Não é uma objeção valiosa dizer que, no presente, a ciência não lança luz alguma sobre o problema bem mais elevado da essência ou da origem da vida. Quem pode explicar o que é a essência da atração ou da gravidade! Ninguém hoje, contudo, se recusa a admitir todas as consequências que ressaltam de um elemento desconhecido, a atração, posto que Leibnitz tivesse outrora censurado Newton de ter introduzido na ciência “propriedades ocultas e milagres”. 
Não vejo razão alguma para que as opiniões desenvolvidas neste volume firam o sentimento religioso de quem quer que seja. Basta, além disso, para mostrar quanto estas espécies de impressões são passageiras, lembrar que a maior descoberta que o homem tem feito, a lei da atração universal, foi também atacada por Leibnitz, “como subversiva da religião natural, e, nestas condições, da religião revelada”. 

Dicionário Filosófico 

Evoluçãoé o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente. Dessa forma, a grande diversidade de organismos presentes em nosso planeta pode ser explicada por meio dessa teoria.


Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo 

1 – De acordo com Darwin as espécies se modificam: 
( ) rapidamente, através das espécies adultas para os filhotes 
( ) lentamente, através de uma longa série de gerações 
2 – Quais são os fatores apontados por Darwin que contribuem decisivamente para as modificações das espécies? 
( ) a seleção artificial; as causas hereditárias do QI, as condições de superestrutura da natureza 
( ) a seleção natural; os efeitos hereditários do uso e não uso das partes; as condições do meio e suas variações 
3 – Das três possibilidades acima, qual é a forma de variação mais importante (o agente principal) de acordo com Darwin? 
4 – Embora Darwin tenha dada a devida importância aos três modos de modificação das espécies suas conclusões foram deturpadas alegando-se que (ele) estaria utilizando um falso método de raciocínio. 0s exemplos que Darwin cita: teoria ondulatória da luz e a rotação da Terra são modelos de ciência: 
( ) metafísica ( ) ontológica ( ) experimental ( ) teológica 
5 – Ao final do texto Darwin escreve sua angústia por não ser entendido por questões religiosas e cita o exemplo de Leibnitz que atacou Newton, pois este introduziu “propriedades ocultas” na ciência (a descoberta da lei da atração universal). Como é conhecida a narrativa cristã que se opôs à Teoria da Evolução? 
( ) panteísmo ( ) deísmo ( ) criacionismo ( ) agnosticismo 
6 – A Teoria da Evolução diz que o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, pode provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente. O que difere, então, a explicação da evolução pela ciência de uma narrativa sobre o mesmo tema pela religião? 
( ) as ideias ( ) as formas ( ) as evidências ( ) as abstrações


7 – Um dos pontos principais do darwinismo diz respeito à seleção natural. Segundo o conceito da seleção natural, é incorreto afirmar que 
a) Organismos mais aptos possuem maior probabilidade de chegar à fase adulta e reproduzir-se. 
b) O meio ambiente exerce uma força seletiva sobre as espécies. 
c) No processo de seleção natural, organismos que possuem características desvantajosas com o tempo diminuem em número. d) Na seleção natural percebemos que o organismo mais veloz sempre é o selecionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário