Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Laudan - problema empírico

Para a resolução de problemas empíricos quais teorias científicas os pesquisadores devem escolher?

Filosofia da Ciência 
Tema: problema empírico
Filósofo: Laudan, L. (1941-) 
Obra: O Progresso e seus Problemas: Rumo a uma Teoria do Crescimento Científico (1977) 

Biografia

Laudan, L. (1941–) é um filósofo americano da ciência. Ele criticou fortemente as tradições do positivismo, realismo e relativismo e defendeu uma visão da ciência como uma instituição privilegiada e progressista contra os desafios populares.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Dobra Espacial - O Experimento que vai produzir oxigênio em Marte

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo 

O Progresso e seus Problemas: Rumo a uma Teoria do Crescimento Científico (1977) 

Tipos de problemas empíricos 

Uma vez abordadas algumas das diferenças entre os atos e os problemas empíricos, e a necessidade de sua clara separação, podemos agora ver a função que tais problemas desempenham no processo de análise científica. Ainda que posteriormente abrirmos uma taxonomia mais completa, podemos dividir, grosso modo, os problemas empíricos em três tipos: (1) problemas não resolvidos (potenciais) – aqueles problemas empíricos que todavia não tenham sido adequadamente resolvidos por nenhuma teoria; (2) problemas resolvidos – aqueles problemas empíricos que tenham sido adequadamente resolvidos satisfatoriamente por uma teoria; (3) problemas anômalos – aqueles problemas empíricos que uma teoria concreta ainda não resolveu, pois existem uma ou mais teorias alternativas. 
Evidentemente, os problemas resolvidos falam em favor de uma teoria, os anômalos constituem testes contra a teoria, e os resultados apontam, simplesmente, vias para uma indagação teorética posterior. Utilizando esta terminologia, podemos argumentar que uma das características distinta do progresso científico é a transformação de problemas empíricos anômalos e não resolvidos em problemas resolvidos. Devemos perguntar, no caso de todas e cada uma das teorias, quantos problemas estão resolvidos e quantas anomalias elas enfrentam. Esta pergunta, em uma forma levemente mais completa, se converte em uma das ferramentas fundamentais para a evolução comparativa das teorias científicas. 

Dicionário Filosófico 

Problema empírico – são os problemas tratados pelas ciências empíricas nas quais se incluem a física, a química, a biologia etc. Fazem parte destes problemas saber como nasce ou morre uma estrela, como interagem as forças, a origem da vida na Terra, entre outros. 

Taxonomia – Processo usando artifícios para a classificação e nomenclatura das coisas. 

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo 

1 – Conforme o dicionário acima o que é um “problema empírico”? 
2 – De acordo com o texto de Laudan, quais são os três tipos de problemas empíricos? 
3 – Faça a relação entre os três tipos de problemas empíricos e exemplos de teorias da Astronomia. 
(A) Problema empírico 1 
(B) Problema empírico 2 
(C) Problema empírico 3 
( ) Teoria sobre o Modelo de Universo, pois “as equações relativísticas da gravitação não nos conduziram a uma única solução cosmológica, a uma única descrição do Universo, e sim a várias descrições”. (Observatório Nacional - 2006) 
( ) Teoria Relativística da Gravitação, pois “descreve os fenômenos de interação gravitacional entre quaisquer corpos existentes no universo”. (Observatório Nacional - 2006) 
( ) Teoria da Inflação do Universo, pois “os cientistas que dedicam suas vidas à cosmologia procuram, ainda, dar respostas a essa questão tão fundamental, sobre a origem do Universo”. (Observatório Nacional - 2006) 
4 – Portanto, segundo Laudan, uma das características distinta do progresso científico é: 
( ) transformar problemas empíricos resolvidos e não resolvidos em problemas anômalos. 
( ) transformar problemas empíricos anômalos e resolvidos em problemas não resolvidos. 
( ) transformar problemas empíricos anômalos e não resolvidos em problemas resolvidos. 
5 – Diante de uma teoria científica, qual pergunta devemos formular? 
( ) quantos problemas esta teoria resolveu e quantas anomalias ela enfrenta 
( ) quantas soluções esta teoria não apresentou e quantas respostas ela expõe 
( ) quantas narrativas esta teoria oferece e quantos métodos ela estuda 
6 - Conforme explicado no vídeo do Canal “Dobra Espacial” sobre a experiência para produzir oxigênio em Marte, o Rover Perseverance (lançado em julho de 2020 e que chegará em Marte em fevereiro de 2021) carrega o MOXIE – (Mars Oxigen In-Situ Resource Utilization Experiment) que utilizará a técnica de “eletrólise de oxido sólido” para resolver um problema empírico. Qual é este problema empírico? 
( ) Testar diferentes condições em que o oxigênio pode ser produzido e coletar dados sobre como eficiente isto pode ser para aplicações futuras. 
( ) Testar diversos modos para a produção de oxigênio e transformar o dióxido de carbono de Marte em hidrogênio.
7 – Para Laudan, além de problemas empíricos, temos os problemas conceituais (divididos em internos e externos). A proposta de Laudan considera que a eliminação de problemas conceituais constitui um progresso para a ciência. Para o problema “como os corpos podem atuar entre si a distância”, qual é a solução conceitual aceita atualmente pela comunidade científica: 
( ) Através do conceito de Força que é o agente da dinâmica responsável por alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo. 
( ) Através do conceito de Éter que é a região superior dos ares responsável por alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo. 
( ) através do conceito da Onipotência de Deus, pois os corpos operam por impulsos (causas) e por nenhum outro modo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário