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Horkheimer/Adorno - racionalidade crítica

Como podemos desenvolver uma racionalidade crítica?

Filosofia Política
Tema: o esclarecimento
Filósofos: Theodor Adorno (1903 - 1969) / Max Horkheimer (1895 - 1973)
Obra: Dialética do Esclarecimento (1947)

Biografias

Theodor Adorno (1903 – 1969) foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão. É um dos expoentes da chamada Escola de Frankfurt, juntamente com Horkheimer, Benjamin, Marcuse, Habermas e outros.

Max Horkheimer (1895 — 1973) foi um filósofo e sociólogo alemão. Suas formulações, sobretudo aquelas acerca da Razão Instrumental, junto com as teorias de Adorno e Marcuse compõem o núcleo fundamental daquilo que se conhece como Escola de Frankfurt.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Erlkönig
Music by Franz Schubert. Poem by Johann Wolfgang von Goethe

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Dialética do Esclarecimento (1947)

O Conceito de esclarecimento

O sentido mais amplo do progresso do pensamento, o esclarecimento tem perseguido sempre o objetivo de livrar os homens do medo e de investi-los na posição de senhores. Mas a terra totalmente esclarecida resplandece sob o signo de uma calamidade triunfal. O programa do esclarecimento era o desencantamento do mundo. Sua meta era dissolver os mitos e substituir a imaginação pelo saber. (...) Portanto, a superioridade do homem está no saber, disso não há dúvida. Nele muitas coisas estão guardadas que os reis, com todos os seus tesouros, não podem comprar, sobre as quais sua vontade não impera, das quais seus espias e informantes nenhuma notícia trazem, e que provêm de países que seus navegantes e descobridores não podem alcançar.

Sobre a gênese da burrice

O símbolo da inteligência é a antena do caracol “com a visão tateante”, graças à qual, a acreditar em Mefistófeles, ele é também capaz de cheirar. Diante de um obstáculo, a antena é imediatamente retirada para o abrigo protetor do corpo, ela se identifica de novo com o todo e só muito hesitantemente ousará sair de novo como um órgão independente. Se o perigo ainda estiver presente, ela desaparecerá de novo, e a distância até a repetição da tentativa aumentará. Em seus começos, a vida intelectual é infinitamente delicada. O sentido do caracol depende do músculo, e os músculos ficam frouxos quando se prejudica seu funcionamento. O corpo é paralisado pelo ferimento físico, o espírito pelo medo. Na origem, as duas coisas são inseparáveis.
(...) A burrice é uma cicatriz. Ela pode se referir a um tipo de desempenho entre outros, ou a todos, práticos e intelectuais. Toda burrice parcial de uma pessoa designa um lugar em que o jogo dos músculos foi, em vez de favorecido, inibido no momento do despertar. Com a inibição, teve início a inútil repetição de tentativas desorganizadas e desajeitadas. As perguntas sem fim da criança já são sinais de uma dor secreta, de uma primeira questão para a qual não encontrou resposta e que não sabe formular corretamente. (...) Se as repetições já se reduziram na criança, ou se a inibição foi excessivamente brutal, a atenção pode se voltar numa outra direção, a criança ficou mais rica de experiências, como se diz, mas frequentemente, no lugar onde o desejo foi atingido, fica uma cicatriz imperceptível, um pequeno enrijecimento, onde a superfície ficou insensível. Essas cicatrizes constituem deformações. Elas podem criar caracteres, duros e capazes, podem tornar as pessoas burras – no sentido de uma manifestação de deficiência, da cegueira e da impotência, quando ficam apenas estagnadas, no sentido da maldade, da teimosia e do fanatismo, quando desenvolvem um câncer em seu interior. E não apenas a pergunta proibida, mas também a condenação da imitação, do choro, da brincadeira arriscada, pode provocar essas cicatrizes.

Dicionário Filosófico

Esclarecimentocaracteriza-se pela defesa na ciência e da racionalidade crítica, contra a fé, a superstição e o dogma religioso.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Qual é, de acordo com o texto, o objetivo do esclarecimento como um progresso do pensamento?
( ) Livrar os homens do medo e de investi-los na posição de senhores do conhecimento.
( ) Livrar os homens da ciência e de investi-los na posição de senhores da fé.
2 - “Mas a terra totalmente esclarecida resplandece sob o signo de uma calamidade triunfal”. Qual é esta “calamidade triunfal”?
( ) O sistema capitalista
( ) O sistema feudalista
( ) O sistema mercantilista
3 – “O programa do esclarecimento era o desencantamento do mundo”. “Sua meta era dissolver os mitos e substituir a imaginação pelo saber”.
a) No vídeo (Goethe/Schubert) qual é o encantamento (mito e imaginação) do mundo representado pelo menino?
b) O desencantamento (dissolver o mito) do mundo é representado pelo pai. Quais são as respostas racionais (o saber) onde o pai esclarece os medos do filho?
 
4 – De acordo com o texto “Sobre a gênese da burrice”, qual é o símbolo da inteligência?
5 – Pesquise quem é Mefistófeles?
6 – Diante de um obstáculo o que acontece com a antena do caracol?
7 – Faça a relação de acordo com o texto.
(A) Se formos inibidos diante de um desafio.
(B) Se formos estimulados diante de um desafio
( ) Podemos nos tornar pessoas burras
( ) Podemos nos tornar pessoas ricas em experiências
8 – Quando censuramos (inibimos) uma criança que faz muitas perguntas deixamos nela:
( ) uma marca que é uma cicatriz, um enrijecimento onde a superfície ficou insensível.
( ) uma marca que é um sinal, um enriquecimento da sensibilidade.
9 – Assinale as alternativas sobre quais são as características das pessoas burras conforme o texto?
( ) cegueira e impotência diante de obstáculos (desafios)
( ) teimosia diante de ideias comprovadas
( ) fanatismo quanto a sua própria verdade
( ) todas as alternativas estão corretas
10 – Para não provocar essas cicatrizes em nós, devemos:
( ) não ter medo em arriscar
( ) perguntar, questionar
( ) não censurar questionamentos dos outros
( ) exercitar nosso pensamento como se exercitam os músculos
( ) refletir sobre nossas verdades, se elas tem fundamento
( ) esclarecer-se, pesquisar, usar a razão e a ciência
( ) todas as alternativas

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