Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Fleck - pensamento coletivo

Qual é o elo no processo para se conhecer algo científico na relação entre o sujeito e o objeto?

Filosofia das Ciências
Tema: o pensamento coletivo
Filósofo: Fleck, L. (1896 – 1961)
Obra: Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico (1935)

Biografia
Fleck, L. (1896 - 1961) - foi um médico e biólogo polaco, que criou na década de 1930 o conceito de “pensamento coletivo”. O conceito é importante em história, filosofia e sociologia da ciência pois ajuda a compreender como as ideias científicas se modificam ao longo do tempo. Este conceito é semelhante e precursor das noções posteriores de paradigma de Thomas Kuhn. 

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros


Exoplanetas | Nerdologia

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico

O condicionamento social de qualquer processo de conhecimento 
A teoria comparada do conhecimento não deve considerar o processo do conhecimento como uma relação binária entre sujeito e objeto, entre o ator do conhecimento e algo a ser conhecido. O respectivo estado do saber, enquanto fator fundamental de cada conhecimento novo, deve entrar como o terceiro elemento nessa relação. Caso contrário, não haveria como entender de que maneira se chega a um sistema de opinião fechado e conforme a um estilo e por que se encontram predisposições para um determinado saber no passado que não eram legitimadas por razões “objetivas” (pré-ideias). 
As relações históricas e estilísticas dentro do saber comprovam a existência de uma interação entre o objeto e o processo do conhecimento: algo já conhecido influencia a maneira do conhecimento novo; o processo do conhecimento amplia, renova e refresca o sentido do conhecido. 
Por isso, o processo de conhecimento não é o processo individual de uma “consciência em si” teórica; é o resultado de uma atividade social, uma vez que o respectivo estado do saber ultrapassa os limites dados a um indivíduo. (...) 
A proposição “alguém conhece algo” exige um acréscimo, como, por exemplo: “com base num determinado estado de conhecimento”, ou melhor ainda: “dentro de um determinado estilo de pensamento, dentro de um determinado coletivo de pensamento”. 
Se definirmos o “coletivo de pensamento” como a comunidade das pessoas que trocam pensamentos ou se encontram numa situação de influência recíproca de pensamentos, temos, em cada uma dessas pessoas, um portador do desenvolvimento histórico de uma área de pensamento, de um determinado estado do saber e da cultura, ou seja, de um estilo específico de pensamento. Assim, o coletivo de pensamento representa o elo que faltava na relação que procuramos. 

Dicionário Filosófico

Fato científico ou comprovação científica é o conjunto de processos e métodos teóricos e práticos, conhecidos como Método Científico, que são realizados para averiguar sistematicamente a verdade e formar a certeza de que um determinado fato ou fenômeno de qualquer natureza é real, mensurável e passível de averiguação a qualquer momento pelos processos e instrumentos de controle, teóricos e práticos através de provas científicas. 

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Segundo o texto de Fleck, quantos elementos existem na relação para conhecermos algo?
( ) um elemento: o próprio sujeito quando pensa, reflete.
( ) dois elementos: o sujeito e o objeto a ser conhecido.
( ) três elementos: o sujeito, o objeto e o estado do saber da sociedade da época.
2 – Portanto, o conhecimento científico de cada época é um:
( ) processo coletivo, histórico, estilístico, é uma atividade social.
( ) processo particular, singular, aleatório, é uma atividade individual.
3 – Cada cientista é “um portador do desenvolvimento histórico de uma área de pensamento, de um determinado estado do saber e da cultura, ou seja, de um estilo específico de pensamento”. Alan Costa de Souza do Observatório Nacional – ON, “desenvolveu, em sua tese de doutorado, um código de N corpos - sistema de vários planetas que interagem de acordo com a lei da gravitação de Newton - que permite analisar de maneira simultânea a estabilidade de um grande número de configurações planetárias diferentes”. O cientista Alan conseguiu este conhecimento porquê: 
( ) participa de uma “comunidade de pessoas que trocam pensamentos ou se encontram numa situação de influência recíproca e de estilo de pensamentos”. 
( ) atua sozinho “estudando na biblioteca através das ideias dos livros de Astronomia ou, no máximo, troca informações com pessoas de outras áreas”.
Mapa dinâmico do sistema Kepler-419 obtido a partir do código desenvolvido. 
(Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020)

4 – De acordo com o vídeo “Exoplanetas / Nerdologia” para a busca destes corpos celestes, quais são as condições que já sabemos que são capazes de sustentar vida? 
( ) a procura por estrelas que tenha uma massa entre 1/10 até 1 ½ do Sol; ter água; oxigênio; e estar na zona habitável.
( ) a procura por estrelas que tenham uma massa entre 3 até 7 ½ do Sol; ter hidrogênio; hélio; e estar na zona periférica.
5 – Um exemplo de “comunidade de pessoas que trocam pensamentos ou se encontram numa situação de influência recíproca e de estilo de pensamentos” é como o pesquisador Jorge Melendez (IAG-USP) juntamente com seu grupo descobriram o exoplaneta HIP 11915. Como foi realizada esta descoberta? 
( ) de maneira indireta, pois são as variações de sua luz pro vermelho e pro azul que indicam que o astro está sendo deslocado de sua órbita (perturbação gravitacional) por um outro astro (exoplaneta). 
( ) de maneira direta, pois com o uso de simples telescópios podemos facilmente observar a trajetória destes planetas (exoplanetas) na órbita de suas respectivas estrelas. 
6 – O primeiro exoplaneta observado ocorreu em 1995, o 51 Pegasi B. De acordo com o que estudamos de Fleck o conhecimento científico ocorre quando pesquisadores trocam resultados de seus estudos com a comunidade de sua área de atuação. Clique no hiperlink e pesquise os nomes dos dois pesquisadores que encontraram o primeiro exoplaneta e qual é o nome da universidade a qual eles pertencem?
7 – Outro método para se descobrir exoplanetas é quando eles passam, em suas órbitas, em frente de suas estrelas (trânsito). Qual o nome do telescópio enviado pela NASA e que observou, através deste método, mais de 100.000 estrelas e que encontrou 2.720 exoplanetas, encerrando suas atividades em 2018? 
( ) Hubble          ( ) Kepler          ( ) Webb          ( ) Chandra          ( ) Spitzer
8 – Clique no link e acesse o site “The Extrasolar Planets Encyclopaedia”: www.exoplanet.eu
Clique em “Todos os catálogos”. Anote o dia/mês/ano de sua pesquisa e responda: 
a) Quantos planetas são mostrados?
b) Quantos sistemas planetários existem?
c) Quantos sistemas múltiplos de planetas existem? 
d) Qual é o nome do mais recente exoplaneta e o ano de sua descoberta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário