Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Schopenhauer - vontade de viver

O que impele o homem para a vida?

Filosofia da Moral ou Ética
Tema: a vontade de viver
Filósofo: Schopenhauer (1788-1860)
Obra: O Mundo como Vontade e Representação (1818)

Biografia

Schopenhauer, A. (1788–1860), foi um filósofo alemão do século XIX

Habilidade:
ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Raul Seixas - Ouro de Tolo

In The Fall

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

O Mundo como Vontade e Representação (1818)

Para o sujeito cognoscitivo, o corpo é dado de duas maneiras diferentes: de um lado, como representação intuitiva do intelecto, como objeto entre objetos, submetidos às suas leis; mas, do outro, é dado também como algo imediatamente conhecido por todos e que é designado pelo nome de vontade. (...) 
A chave que nos serviu para chegar à essência da coisa em si, e que só nos podia ser dada pelo conhecimento imediato do nosso próprio ser, devemos aplicá-la aos fenômenos do mundo inorgânico. (...) 
Disso tudo resulta que a vontade deve por si nutrir a si mesma. De fato, a vontade tem fome e nada existe fora dela: donde a caça, a ansiedade, o sofrimento. (...) 
Assim, todo homem tem continuamente fins e motivos que regem a sua conduta e sabe em cada caso prestar contas das suas ações individuais. Mas perguntem-lhe por que deseja ou por que geralmente que existir; não saberá responder, ou melhor, achará absurda a própria pergunta. E assim acabará por confessar não ser mais do que uma vontade... 
São dessa natureza os esforços e os desejos humanos que nos fazem vibrar diante da sua realização como se fosse o fim último da nossa vontade; mas de satisfeitos mudam de fisionomia; esquecidos ou relegados entre as antigualhas são sempre, quer confessemos ou não, colocados de lado como ilusões desfeitas... 
Feliz aquele a quem resta ainda algum desejo a acalentar, alguma inspiração: poderá continuar por muito tempo o jogo da perpétua passagem do desejo à sua satisfação, e da satisfação a um novo desejo, jogo que o fará feliz se a passagem for rápida, infeliz se for lenta; mas ao menos não cairá naquela estagnação que é fonte de tédio terrível e paralisante, de desejos vagos, sem objeto preciso, de abatimento mortal. 

Dicionário Filosófico

Vontade de Viver – É o poderoso impulso que impele todo ser a perpetuar o máximo possível a sua existência na condição atual. Schopenhauer considera essa força o fundamento universal, como a verdadeira substância da realidade inteira. Está presente de modo consciente, como instinto de sobrevivência, no homem e nos animais, mas apresenta-se também no mundo natural e até naquele material, como resistência à transformação. 

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Para nós, sujeitos com a capacidade de conhecer, quais são as duas maneiras que nosso corpo é percebido, segundo Schopenhauer? 
( ) como representação (intuitiva) e como vontade 
( ) como apresentação (externa) e com a visão 
2 – “Todo homem tem continuamente fins e motivos que regem a sua conduta e sabe em cada caso prestar contas das suas ações individuais”. Qual é sua maior vontade na atual circunstância de sua vida? 
3 – Qual foi sua última grande vontade e que você conseguiu satisfazê-la? 
4 – De acordo com o filósofo alemão, quem é feliz? 
( ) aquele que ainda tem vontade para satisfazer 
( ) aquele que já conseguiu tudo 
5 – Para a satisfação da vontade e a sensação de prazer é necessário: 
( ) a rapidez na passagem do desejo à sua satisfação 
( ) a demora na passagem do desejo à sua satisfação 
6 – Aquele que está na estagnação da vida cairá: 
( ) no tédio terrível e paralisante 
( ) na tranquilidade calma e serena 
7 – De acordo com Schopenhauer o que é a vontade de viver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário