É possível refutar pela experiência um sistema científico empírico?
Filosofia das Ciências
Biografia
Tema: falseacionismo
Filósofo: Popper (1902 - 1994)
Obras: A Lógica da Investigação Científica (1935) e Conjecturas e Refutações (1969)
Popper, K. R. (1902 - 1994) foi um filósofo da ciência austríaco naturalizado britânico. É considerado por muitos como o filósofo mais influente do século XX a tematizar a ciência. Ele é talvez melhor conhecido pela sua defesa da falseabilidade como um critério da demarcação entre a ciência e a não-ciência, e pela sua defesa da sociedade aberta.
Filosofia em pedacinhos - Então? É ciência ou não?
http://oterra.blogspot.com.br/2012/04/einstein-estava-certo-o-universo-esta.html |
Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo
A Lógica da Investigação Científica
(1935)
Um
cientista, seja teórico seja experimental, propõe enunciado, ou sistemas de
enunciados, e testa-os passo a passo. No campo das ciências empíricas, mais
particularmente, constrói hipóteses de teorias e testa-as com a experiência por
meio da observação e do experimento.
Sugiro
que é tarefa da lógica da investigação científica apresentar uma análise desse
procedimento; isto é.analisar o método das ciências empíricas. (...)
Contudo,
certamente, admitirei um sistema como empírico ou científico somente se ele for
suscetível de ser testado pela
experiência. Estas considerações sugerem que se deve considerar como um
critério de demarcação, não a verificabilidade,
mas a falseabilidade de um sistema.
Em outras palavras, não exigirei de um sistema científico que ele seja
suscetível de ser selecionado, de uma vez por todas, em um sentido positivo;
mas requererei que sua forma lógica seja tal que ele possa ser selecionado, por
meio de testes empíricos, em um sentido negativo: deve ser possível refutar pela experiência um sistema científico
empírico. (...)
A
ciência não é um sistema de enunciados certos, bem estabelecidos; nem é um
sistema que avança firmemente em direção a um estado definitivo. Nossa ciência
não é conhecimento (espisteme): ela nunca pode pretender ter atingido a
verdade, ou mesmo um substituto para ela, tal como a probabilidade. No entanto,
a ciência tem um valor que excede a mera sobrevivência biológica. Ela não é
apenas um instrumento útil. Embora não possa atingir nem a verdade nem a
probabilidade, o esforço para a obtenção do conhecimento e a procura da verdade
ainda são os motivos mais fortes da descoberta científica. (...)
Qualquer
afirmação científica empírica pode ser apresentada (descrevendo-se os arranjos
experimentais, etc.) de forma que qualquer um que tenha aprendido as técnicas
relevantes possa testá-las. (...) O que ele deve fazer é formular uma asserção
que contradiga a nossa, e nos fornecer instruções para testá-la. Se ele deixar
de fazer isto, nós podemos apenas pedir que dê uma nova e talvez mais cuidadosa
olhada em nosso experimento e pense novamente. (...)
A
base empírica de uma ciência objetiva não tem assim nada de “absoluto”. A
ciência não repousa sobre um sólido leito pedregoso. A audaciosa estrutura de
suas teorias ergue-se como se estivesse sobre um pântano. Ela é como um prédio
construído sobre estacas. Estas são impulsionadas para baixo no pântano, mas não
para alguma base natural ou “dada”; e se pararmos de impulsionar as estacas
mais para o fundo não é porque alcançamos solo firme. Nós simplesmente paramos
quando ficamos satisfeitos pelas estacas estarem suficientemente firmes para
aguentar a estrutura, ao menos por um tempo.
Conjecturas e Refutações (1969)
Eu
posso, portanto admitir alegremente que falsificacionistas (como eu) preferem
uma tentativa de resolver um problema interessante por uma conjectura
audaciosa, mesmo (e especialmente) se ela logo se revela falsa, a alguma récita
da sequência de truísmos irrelevantes. Preferimos isto porque acreditamos que
esta é a maneira pela qual podemos aprender com nossos erros; e porque ao
descobrirmos que nossa conjectura era falsa podemos ter aprendido muito sobre a
verdade, e teremos chegado mais perto dela.
Dicionário Filosófico
Falseabilidade - Para uma asserção
ser refutável ou falseável, em princípio será possível fazer uma observação ou
fazer uma experiência física que tente mostrar que essa asserção é falsa.
Por exemplo, a asserção "todos os corvos são
pretos" poderia ser falsificada pela observação de um corvo branco.
Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
1 - "Um cientista, seja teórico seja experimental, propõe enunciado, ou sistemas de enunciados, e testa-os passo a passo. No campo das ciências empíricas, mais particularmente, constrói hipóteses de teorias e testa-as com a experiência por meio da observação e do experimento".
Cosmos - Episódio 01 - Carl Sagan
a) De acordo com o vídeo, como Eratóstenes concluiu a questão da diferença nas sombras entre Siena e Alexandria no Egito que aconteciam no mesmo instante?
( ) de que a Terra é plana
( ) de que a Terra é curva
b) Segundo Popper como o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul em 20 de junho de 2020 seria falseado conforme a tabela abaixo?
( ) Neste dia realmente o Sol atingirá a maior declinação em latitude em relação à linha do Equador.
( ) Neste dia o comportamento dos astros será como todos os outros dias sem alterações.
( ) Neste dia o comportamento dos astros será como todos os outros dias sem alterações.
2
– Popper, admite um sistema como empírico ou científico somente se ele for
suscetível de ser:
( ) testado pela tradição ( ) testado pela autoridade (
) testado pela experiência
3
– Segundo o filósofo o que se deve considerar como um critério de demarcação de
um sistema científico?
( ) a verificabilidade ( ) a falseabilidade (
) a aplicabilidade
4
– Popper diz que não defende a ideia onde um sistema científico seja suscetível
de ser selecionado em um sentido positivo; porém defende que sua forma lógica
seja tal que ele possa ser selecionado, por meio de testes empíricos, em um
sentido negativo. Que sentido negativo é este?
5 – Os motivos mais fortes na
descoberta científica é o esforço na obtenção do
_________________________________ (conhecimento / reconhecimento) e a procura
da _________________________________ (verdade / capacidade).
6
– Porém, os objetivos da questão anterior podem ser atingidos de maneira
definitiva, de modo absoluto, inclusive a probabilidade?
( ) sim ( ) não
7
– Qualquer afirmação científica empírica pode ser apresentada (descrevendo-se os
arranjos experimentais, etc.) de forma que qualquer um que tenha aprendido as
técnicas relevantes possa testá-las. Faça as atividades propostas para o modelo do universo neste site:
8
– “A ciência não repousa sobre um sólido leito pedregoso. A audaciosa estrutura
de suas teorias ergue-se como se estivesse sobre um pântano. Ela é como um
prédio construído sobre estacas.” A descoberta ocorrida em meados dos anos de 1920 por Edwin Hubble, rapidamente se constituiu em uma das grandes descobertas científicas do século XX. Juntamente com a teoria da relatividade geral, proposta por Albert Einstein, estas duas descobertas foram fundamentais para o desenvolvimento da moderna cosmologia. (SOUZA, Ronaldo). Qual destes dois modelos de desenvolvimento do universo mostrou-se insustentável aos testes e foi falseado?
9
– Leia o dicionário filosófico e escreva o que é preciso fazer para que uma
asserção (proposição) seja refutável ou falseável.
10 – Assinale a frase que não falsearia
a seguinte lei de Newton: “Todo corpo continua em seu estado de repouso, a
menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele”.
a) Uma bola (corpo) está parada no
meio de campo e, ao ser chutada pelo zagueiro (forças imprimidas), foi parar na
área adversária.
b) Uma folha de papel (corpo) ficou
imóvel sobre a mesa, mesmo recebendo uma forte ventania (forças imprimidas).
c) O carrinho de supermercado
(corpo) está se movendo sozinho, sem nenhum tipo de força que o fizesse sair do
lugar.
d) O carro na garagem de casa
(corpo) não se moveu, mesmo quando foi puxado por um guincho (forças imprimidas)
por meio de uma corda.
e)
O aparelho celular (corpo) ficou suspenso no ar ao ser atirado (forças
imprimidas) no chão.
11 - (UNICENTRO-2010) De acordo com seus conhecimentos sobre o tema, qual das alternativas abaixo caracteriza a ciência contemporânea para Karl Popper?
a) Para Popper, o que garante a verdade do discurso científico é sua condição de refutabilidade: quando uma teoria resiste à refutação, ela é corroborada. Assim, não é a explicação e a justificação de sua teoria que deve preocupar o cientista, mas sim o levantamento de possíveis teorias que a refutem. b) Popper abandonou o empirismo para dedicar-se ao chamado anarquismo epistemológico. Defende o pluralismo metodológico e critica as posições positivistas e as metodologias normativas adotadas pela ciência contemporânea.
c) Popper nega que o desenvolvimento da ciência tenha sido levado a efeito pelo ideal de refutação. Segundo o autor, a ciência progride pela tradição intelectual representada pelo conceito de paradigma.
d) De acordo com Popper, o homem está convencido de sua capacidade de conhecer o mundo pela ciência. A concepção de ciência do autor tem como pressuposto o mecanicismo e o determinismo.
e) Popper elaborou o primeiro exemplo de teoria científica encontrado na ciência moderna: a teoria da gravitação universal, fazendo da fisiologia uma ciência positiva, tendo por modelo o método experimental da física e da química.
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