Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Bobbio - direita / esquerda

Quais são os critérios para distinguir direita e esquerda política?

Filosofia Política
Tema: direita e esquerda
Filósofo: Norberto Bobbio (1909 – 2004)
Obra: Direita e Esquerda (1994)

Biografia
Norberto Bobbio (1909 - 2004) foi um filósofo político, historiador do pensamento político italiano.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Como se definem Direita e Esquerda? - Conceitos Históricos
Canal: Leitura ObrigaHistória
Leitura ObrigaHISTÓRIA

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Direita e Esquerda (1994)
Se me for concedido que o critério para distinguir a direita e a esquerda é a diversa apreciação da ideia da igualdade, e que o critério para distinguir a ala moderada da ala extremista, tanto na direita quanto na esquerda, é a diversa postura diante da liberdade, pode-se então repartir esquematicamente o espectro em que se colocam doutrinas e movimentos políticos nas quatro seguintes partes:
a) na extrema-esquerda estão os movimentos simultaneamente igualitários e autoritários, dos quais o jacobinismo é o exemplo histórico mais importante, a ponto de se ter tornado uma abstrata categoria aplicável, e efetivamente aplicada, a períodos e situações históricas diversas;
b) no centro-esquerda, doutrinas e movimentos simultaneamente igualitários e libertários, para os quais podemos empregar hoje a expressão “liberalismo social”, nela compreendendo todos os partidos social-democratas, em que pesem suas diferentes práxis políticas;
c) no centro-direita, doutrinas e movimentos simultaneamente libertário e inigualitários, entre os quais se inserem os partidos conservadores, que se distinguem das direitas reacionárias por sua fidelidade ao método democrático, mas que, com respeito ao ideal de igualdade, se prendem à igualdade diante da lei, que implica unicamente o dever por parte do juiz de aplicar imparcialmente as leis, e à liberdade idêntica, que caracteriza aquilo que chamei de igualitarismo mínimo;
d) na extrema-direita, doutrinas e movimento antiliberais e anti igualitários, dos quais creio ser supérfluo indicar exemplos históricos bem conhecidos como o fascismo e o nazismo.
Obviamente, a realidade é bem mais diversificada do que este esquema, construído segundo apenas dois critérios. (...)
Diante desta realidade (a miséria do Terceiro Mundo), a distinção entre direita e esquerda, para a qual o ideal da igualdade sempre foi a estrela polar a ser contemplada e seguida, é claríssima. Basta deslocar os olhos da questão social interna dos estados singulares, da qual nasceu a esquerda no século passado, para a questão social internacional para se dar conta de que a esquerda não só não completou seu caminho como mal o começou. (...)
O impulso em direção a uma igualdade cada vez maior entre os homens é irresistível. Cada superação desta ou daquela discriminação, com base na qual os homens dividiram-se em superiores e inferiores, em dominadores e dominados, em ricos e pobres, em patrões e escravos, representa uma etapa, por certo não necessária, mas possível, do processo de civilização. Jamais como em nossa época foram postas em discussão as três fontes principais de desigualdade: a classe, a raça e o sexo. A gradual equiparação das mulheres aos homens, primeiro na pequena sociedade familiar, depois na maior sociedade civil e política, é um dos sinais mais seguros do irrefreável caminho do gênero humano rumo à igualdade. 

Dicionário Filosófico

social-democracia – é uma ideologia política de esquerda surgida no fim do século XIX por partidários do marxismo que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista poderia ocorrer sem uma revolução, mas por meio de uma evolução democrática.

A terceira via – Tenta reconciliar a direita e a esquerda, através de uma política econômica conservadora e de uma política social progressista.

Estado de bem-estar social (Welfare State) – é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção (protetor e defensor) social e organizador da economia. 

Esquerda é considerada a posição que geralmente implica o apoio a uma mudança do enfoque social, do governo em exercício, com o intuito de criar uma sociedade mais igualitária. O termo surgiu durante a Revolução Francesa, em referência à disposição dos assentos no parlamento; o grupo que ocupava os assentos da esquerda apoiava as mudanças radicais da Revolução.

Direita é o termo geralmente utilizado para designar indivíduos e grupos relacionados com partidos políticos ou ideais considerados conservadores (em relação aos costumes) ou liberais (em relação à Economia), por oposição à esquerda política. Deve a sua designação ao facto de, nos Estados Gerais franceses reunidos em 1789 (ver Revolução Francesa), os monárquicos, que apoiavam o Antigo Regime, tomarem o lugar à direita do rei.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Segundo Bobbio, qual é o critério principal para distinguir direita e esquerda?
                (   ) ideia de liberdade                                                        (   ) ideia de igualdade
                (   ) ideia de fraternidade                                                    (   ) ideia de justiça
2 - Ainda segundo Bobbio, o critério para para distinguir a ala moderada da ala extremista, tanto na direita quanto na esquerda é a:
                (   ) postura diante da liberdade                                          (   ) postura diante da igualdade
                (   ) postura diante da fraternidade                                      (   ) postura diante da justiça
3 - Relacione a coluna da esquerda com a direita:
      (A) extrema esquerda           (    ) doutrinas e movimento antiliberais e anti igualitários
      (B) centro esquerda              (    ) doutrinas e movimentos simultaneamente libertário e inigualitários
      (C) centro direita                  (    ) doutrinas e movimentos simultaneamente igualitários e libertários
      (D) extrema direita               (    ) movimentos simultaneamente igualitários e autoritários
4 - O que sempre foi a estrela polar a ser contemplada e seguida tanto pela direita tanto pela esquerda?
O ideal da ____________________________________.
5 - "Cada superação desta ou daquela discriminação, com base na qual os homens dividiram-se em superiores e inferiores, em dominadores e dominados, em ricos e pobres, em patrões e escravos, representa uma etapa." Neste sentido devemos caminhar em direção à: ____________________________________.
6 - Quais são as três fontes principais de desigualdade?
7 - Qual é um dos sinais mais seguros do irrefreável caminho do gênero humano rumo à igualdade?
8 – Pesquise
a)       O que é social-democracia?
b)       O que é a terceira via?
c)       O que é o Estado de bem-estar social?
d)       O que é esquerda política?
e)       O que é direita política?
9 – Relacione em relação à Revolução Francesa:
(A)    Girondinos                  (   ) esquerda política
(B)    Jacobinos                     (   ) direita política
10 - Entre no seguinte site "The Political Compass" e faça o teste sobre direita/esquerda e conservador/libertário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário