Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Karl Marx - ideologia

Como a ideologia mascara a divisão do trabalho e gera a alienação?

Filosofia: Política
Tema: a ideologia
Filósofo: Karl Marx (1818 – 1883)
Obra: A Ideologia Alemã (1846)

Biografia

Karl Marx (1818 – 1883) foi fundador de uma das grandes teorias que iria influenciar os séculos dezenove e vinte, intelectual alemão, economista, sendo considerado um dos fundadores da Sociologia.

Habilidade:
ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros


Domésticas, o filme

A Diarista - Série TV

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

A Ideologia Alemã (1846)
(...)

A produção de ideias, de representações e da consciência está em primeiro lugar direta e intimamente ligada à atividade material e ao comércio material dos homens; é a linguagem da vida real. As representações, o pensamento, o comércio intelectual dos homens surge aqui como emanação direta do seu comportamento material. O mesmo acontece com a produção intelectual quando esta se apresenta na linguagem das leis, política, moral, religião, metafísica, etc., de um povo. São os homens que produzem as suas representações, as suas ideias, etc., mas os homens reais, atuantes e tais como foram condicionados por um determinado desenvolvimento das suas forças produtivas e do modo de relações que lhe corresponde, incluindo até as formas mais amplas que estas possam tomar. A consciência nunca pode ser mais do que o ser consciente e o ser dos homens é o seu processo da vida real. E se em toda a ideologia os homens e as suas relações nos surgem invertidos, tal como acontece numa câmera obscura, isto é apenas o resultado do seu processo de vida histórico, do mesmo modo que a imagem invertida dos objetos que se forma na retina é uma consequência do seu processo de vida diretamente físico. 
Contrariamente à filosofia alemã, que desce do céu para a terra, aqui parte-se da terra para atingir o céu. Isto significa que não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam e pensam nem daquilo que são nas palavras, no pensamento na imaginação e na representação de outrem para chegar aos homens em carne e osso; parte-se dos homens, da sua atividade real. É a partir do seu processo de vida real que se representa o desenvolvimento dos reflexos e das repercussões ideológicas deste processo vital. Mesmo as fantasmagorias correspondem, no cérebro humano, a sublimações necessariamente resultantes do processo da sua vida material que pode ser observado empiricamente e que repousa em bases materiais. Assim, a moral, a religião, a metafísica e qualquer outra ideologia, tal como as formas de consciência que lhes correspondem, perdem imediatamente toda a aparência de autonomia. Não têm história, não têm desenvolvimento; serão antes os homens que, desenvolvendo a sua produção material e as suas relações materiais, transformam, com esta realidade que lhes é própria, o seu pensamento e os produtos desse pensamento. Não é a consciência que determina a vida, mas sim a vida que determina a consciência. Na primeira forma de considerar este assunto, parte-se da consciência como sendo o indivíduo vivo, e na segunda, que corresponde à vida real, parte-se dos próprios indivíduos reais e vivos e considera-se a consciência unicamente como sua consciência. (...) 
Com efeito, cada nova classe no poder é obrigada, quanto mais não seja para atingir os seus fins, a representar o seu interesse como sendo o interesse comum a todos os membros da sociedade ou, exprimindo a coisa no plano das ideias, a dar aos seus pensamentos a forma da universalidade, a representá-los como sendo os únicos razoáveis, os únicos verdadeiramente válidos.
Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante.
O Estado não é mais do que a forma de organização que os burgueses constituem pela necessidade de garantirem mutuamente a sua propriedade e os seus interesses.

Dicionário Filosófico

Ideologia –  Significa o processo de racionalização dos interesses de uma classe ou grupo dominante. Tem por objetivo justificar o domínio exercido e manter coesa a sociedade, apresentando o real como homogêneo, a sociedade como indivisa, permitindo com isso evitar os conflitos e exercer a dominação. A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – A produção das ideias, das leis, da moral, da religião está intimamente ligada a:
                (   ) atividade intelectual                                   (   ) atividade material
2 – Quem são os que produzem as ideias, as leis, a moral, a religião?
                (   ) os homens ideais, pensantes                      (   ) os homens reais, atuantes
3 – O homem é:
                (   ) seu processo de vida real                           (   ) seu processo de vida ideal
4 – É a consciência que determina o ser ou o contrário?
5 – Relacione:
                (A) do céu para terra
                (B) da terra para o céu
    (   ) dos homens em sua atividade real para suas ideias, imaginação e representação
                (   ) das ideias, da imaginação e representação dos homens para sua vida material, real
6 – A nossa história, o nosso desenvolvimento, é o resultado de nossa:
                (   ) produção e relação material
                (   ) especulação e reflexão ideal
7 – É a consciência que determina a vida, ou é a vida que determina a consciência?
8 - A classe que está no poder representa o seu interesse como sendo o interesse comum a todos os membros da sociedade. Assinale as alternativas com as características das ideias da classe dominante:
      (   ) regionalidade     (     ) universalidade     (   ) verdade absoluta     (   ) verdade relativa
9 - "A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual". Pesquise o conceito em destaque.
10 - O que os burgueses criaram para garantir seus interesses e suas propriedades? 
11 – O que é ideologia, segundo Marx?

Nenhum comentário:

Postar um comentário