Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Aristóteles - polis

Por que os homens vivem em sociedade?

Filosofia Política
Tema: a formação da polis
Filósofo: Aristóteles (384 – 324 a.C.)
Obra: Política

Biografia

Aristóteles (384 – 322 a.C.). Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Grepolis - http://br.grepolis.com/

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Política

Se, em nossas ações, há algum fim que desejamos por ele mesmo e os outros são desejados só por causa dele, e se não escolhemos indefinidamente alguma coisa em vista de uma outra (pois, nesse caso, iríamos ao infinito e nosso desejo seria fútil e vão), é evidente que tal fim só pode ser o bem, o Sumo Bem (...) Se assim é, devemos abarcar, pelo menos em linhas gerais, a natureza do Sumo Bem e dizer de qual saber ele provém. Consideramos que ele depende da ciência suprema e arquitetônica por excelência. Ora, tal ciência é manifestamente a política, pois é ela que determina, entre os saberes, quais são os necessários para as cidades e que tipos de saberes cada classe de cidadãos deve possuir. (...) A política se serve das outras ciências práticas e legisla sobre o que é preciso fazer e do que é preciso abster-se; assim sendo, o fim buscado por ela deve englobar os fins de todas as outras, donde se conclui que o fim da política é o bem propriamente humano. Mesmo se houver identidade entre o bem do indivíduo e o da cidade, é manifestamente uma tarefa muito mais importante e mais perfeita conhecer e salvaguardar o bem da cidade, pois o bem não é seguramente amável mesmo para um indivíduo, mas é mais belo e mais divino aplicado a uma nação ou à cidade. (...)
A associação composta por vários povoados forma uma cidade perfeita, possuindo todos os meios de se bastar a si própria, para além de ter atingido, por assim dizer, o fim de toda a sociedade. Unicamente nascida da necessidade de viver, ela existe para viver em bem-estar e abundância. É por isso que podemos dizer que toda cidade é um fato da natureza, visto que foi a natureza que formou as primeiras associações; porque a cidade, ou sociedade civil, é o fim dessas associações. Ora, a natureza dos seres está em seu fim; porque o estado em que cada ser vem a encontrar-se, desde o momento de seu nascimento e até o seu perfeito desenvolvimento, é aquilo a que chamamos a natureza deste ser, como por exemplo, do homem, do cavalo, da família. Por outro lado, o fim para o qual foi criado é, para aquele ser, o que possui de mais vantajoso; com efeito, a condição de se bastar a si mesmo é o fim de todo ser, e aquilo que de melhor existe para ele. É, pois, evidente que, nesta base, a cidade é um fato da natureza, sendo o homem um animal político por natureza. Aquele que, pela sua natureza e não por efeito de determinadas circunstâncias, assim não for, ou é uma criatura degredada, ou uma criatura superior ao homem. (...) Tal como lá o dissemos, a natureza não faz nada em vão. Ora, o homem é o único entre todos os animais a ser dotado de razão. Por outro lado, as inflexões da voz são sinais de sentimentos agradáveis ou desagradáveis, e é por isso que também as encontramos em outros animais; porque a sua natureza torna-os, pelo menos, capazes de sentir o prazer e a dor e de o manifestarem uns aos outros; mas a linguagem tem por fim dar a conhecer o que é útil ou nocivo e, consequentemente, também aquilo que é justo ou injusto. Com efeito, aquilo que distingue o homem dos outros animais é o fato de ele possuir o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto. Ora, a comunicação destes sentimentos constitui a família e a cidade. (...) É evidente, pois, que a cidade é por natureza anterior ao indivíduo, porque, se o indivíduo separado não se basta a si mesmo, será semelhante às demais partes com relação ao todo, e aquele que não pode viver em sociedade, ou não necessita nada por sua própria suficiência, não é membro da cidade, mas sim uma besta ou um deus. É natural em todos a tendência a tal comunidade, porém o primeiro que a estabeleceu foi causa dos maiores bens; pois, assim como o homem perfeito é o melhor dos animais, afastado da lei e da justiça, é o pior de todos: a pior injustiça é a que possui armas, e o homem está naturalmente dotados de armas para servir à prudência e à virtude, mas pode usá-las para as coisas mais opostas. Por isso, sem virtude, é o mais ímpio, lascivo e glutão. A justiça, em troca, é coisa da cidade, já que a justiça é a ordem da comunidade civil, e consiste no discernimento do que é justo.

Dicionário Filosófico

Política – é tudo aquilo que diz respeito aos cidadãos e ao governo da cidade, aos negócios públicos. A filosofia política é assim a análise filosófica da relação entre os cidadãos e a sociedade, as formas de poder e as condições em que este se exerce, os sistemas de governo, e a natureza, a validade e a justificação das decisões políticas.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Segundo Aristóteles quando agimos sempre desejamos algum fim. O que buscamos como finalidade e que todos os outros desejos existem por causa dele?
(   ) O Bem        (   ) O Conhecimento        (   ) O Ser            (   ) O Ter           (   ) O Aparecer
2 – De qual saber (ciência) ele (a resposta acima) provém?
(   ) A Política         (   ) A Economia          (   ) A Antropologia           (   ) A Contabilidade
3 – Porque o saber acima é a ciência suprema e arquitetônica por excelência? O que ela determina?
(   ) Ela determina quais são os saberes necessários para as cidades e que tipos de saberes cada classe de cidadãos deve possuir.
(   ) Ela determina quais são os meios necessários para as indústrias e que tipos de meios cada classe de trabalhador e de empresário devem possuir.
4 – Se houver identidade entre o bem do indivíduo e o bem da cidade, qual devemos conhecer e salvaguardar, pois é mais belo e mais divino?
                (   ) o bem pessoal                (   ) o bem social
5 – Ao contrário dos sofistas que defendiam a tese de que a vida na polis é uma convenção, Aristóteles afirma que o homem é um animal político por _______________ (natureza/acordo).
6 – Quais os dois tipos de criatura o homem será caso viva fora da cidade?
(   ) criatura mitológica (Zeus)
(   ) criatura degredada (besta)
(   ) criatura superior ao homem (deus)
(   ) criatura além do homem (herói)
7 – Em uma palavra, dentre os animais o que é único ao homem?
8 – Qual é o objetivo da linguagem no homem?
9 – Aristóteles diz que “a comunicação destes sentimentos constitui a família e a cidade (Estado)”. Que sentimentos são estes?
10 – O que é o homem sem virtude?
11 – Qual é a ordem da comunidade civil?
12 - (UEL-2004) Com base no texto de Aristóteles e na charge, é correto afirmar:

Animal Político Não alimente. Fonte: LAERTE. Classificados. São Paulo: Devir, 2001. p. 25.

a) O texto de Aristóteles confirma a ideia exposta pela charge de que a condição humana de ser político é artificial e um obstáculo à liberdade individual.
b) A charge apresenta uma interpretação correta do texto de Aristóteles segundo a qual a política é uma atividade nociva à coletividade devendo seus representantes serem afastados do convívio social.
c) A charge aborda o ponto de vista aristotélico de que a dimensão política do homem independe da convivência com seus semelhantes, uma vez que o homem basta se a si próprio.
d) A charge, fazendo alusão à afirmação aristotélica de que o homem é um animal político por natureza, sugere uma crítica a um tipo de político que ignora a coletividade privilegiando interesses particulares e que, por isso, deve ser evitado.
e) Tanto a charge quanto o texto de Aristóteles apresentam a ideia de que a vida em sociedade degenera o homem, tornando-o um animal.
13 - (ENEM/2017) 
Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da polis pressupõe que
a) O bem dos indivíduos consiste em cada um perseguir seus interesses.
b) O sumo bem é dado pela fé de que os deuses são os portadores da verdade.
c) A política é a ciência que precede todas as demais na organização da cidade.
d) A educação visa formar a consciência de cada pessoa para agir corretamente.
e) A democracia protege as atividades políticas necessárias para o bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário