Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Sócrates - elencos

Qual é a missão da filosofia?

Filosofia do Conhecimento
Temas: elencos / maiêutica / ironia / aporia
Filósofo: Sócrates (470 - 399 a.C.)
Obra: A Defesa de Sócrates (escrita por Platão)

Biografia

Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.) foi um filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental. A fonte mais importante de informação sobre Sócrates é Platão. O julgamento e a execução de Sócrates foram momentos importantes em sua vida e são eventos centrais da obra de Platão.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Socratica Português
Publicado em 20 de jan de 2015

Sócrates no Tribunal

Preparando-se para a morte

Preparando-se para beber o veneno
Bebendo a cicuta

Bebendo a cicuta

Bebendo a cicuta
Bebendo a cicuta

Sócrates, morto

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Defesa de Sócrates

Sócrates – (Se os senhores) me dissésseis: "Ó Sócrates, não pretendemos dar, agora, atenção a Ânito e deixamos-te livre, desde que não empregues mais teu tempo nessas pesquisas, nem te ocupes mais de filosofia, e se fores surpreendido a praticar ainda estas coisas, morrerás"; se, como dizia, com esta condição me deixásseis em liberdade, eu vos responderia: "Ó atenienses, eu vos amo, mas obedecerei primeiro ao deus do que a vós, e enquanto tiver ânimo, e enquanto for capaz, não pararei de filosofar, não pararei de estimular-vos e censurar-vos; e a quem quer que eu encontrasse de vós, em qualquer ocasião, conversando da minha maneira habitual, assim diria: "E tu, que és o melhor dos homens; tu, ateniense, cidadão da maior cidade e mais célebre por sabedoria e poder, não te envergonhes de pensar em acumular o máximo de riquezas, fama e honras, sem te preocupar em cuidar da inteligência, da verdade e da tua alma, para que se tornem tão boas quanto possível?" E se algum de vós retrucasse que cuida de fato delas, não o deixaria afastar-se nem iria embora, mas o interrogaria, o analisaria, o impugnaria, e se me afigurasse que não possui virtude mas apenas afirma possuí-la, eu o envergonharia demonstrando-lhe que considera infames as coisas mais estimáveis e de valor, as infames. E agiria assim com qualquer um que eu quisesse: jovens ou velhos, atenienses ou estrangeiros, e também com vós, que me sois mais estritamente próximos. Isto, vós não desconheceis, é ordem do deus e estou convencido de que haja para vós maior bem na cidade do que esta minha obediência ao deus.
Em verdade, com este meu caminhar não faço outra coisa a não ser convencer-vos, jovens e velhos, de que não deveis vos preocupar nem com o corpo, nem com as riquezas, nem com qualquer outra coisa antes e mais que com a alma, a fim de que ela se torne excelente e muito virtuosa, e de que das riquezas não se origina a virtude, mas da virtude se originam as riquezas e todas as outras coisas que são venturas para os homens, tanto para os cidadãos individualmente como para o Estado. Se ao falar desta maneira corrompo os jovens, está certo, isto significará que minhas palavras são nocivas, mas se alguém afirma que falo diferentemente e não deste modo, então diz coisas insensatas. Por tudo isso, permiti que vos diga, ó cidadãos atenienses: ou dareis ouvidos a Ânito, ou não dareis, absolver-me-eis ou não, mas, de qualquer forma, tende a certeza de que nunca agirei de outra maneira que esta, mesmo que não só uma, mas muito mais vezes devesse morrer.


Dicionário Filosófico

Maiêutica: Literalmente a arte do parto. O filósofo deveria provocar nos indivíduos o desenvolvimento de seu pensamento de modo que esses viessem a superar sua própria ignorância, mas através da descoberta, por si próprios, com o auxílio do “parteiro”, da verdade que trazem em si.

Ironia: Dissimulação. Recurso de expressão que parece indicar o oposto do que se pensa sobre algo. A ironia como forma de argumentação é utilizada por Sócrates para revelar a seu interlocutor sua própria ignorância. Formulava perguntas fingindo-se totalmente ignorante a respeito do assunto. Assim envolvia o interlocutor em contradições insolúveis.

Aporia: [Do gr. aporia, “caminho inexpugnável, sem saída”, “dificuldade”.] 1. Dificuldade, impasse, paradoxo, momento de auto-contradição que impede que o sentido de um texto ou de uma proposição seja determinado. Na filosofia grega antiga designaram-se alguns diálogos platônicos como “aporéticos”, isto é, inconclusivos.

Elencos: Termo grego que significa "interrogatório", e que costuma ser usado para referir o método usado por Sócrates, que consistia em fazer perguntas aos seus interlocutores com o objetivo de descobrir verdades importantes acerca de conceitos filosóficos centrais, como justiça, bem e verdade.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Qual é a resposta de Sócrates ao Tribunal caso este o deixasse em liberdade desde que abandonasse a filosofia?
2 – Quando Sócrates diz que segue na busca e na investigação da filosofia, ele está sendo impulsionado por um:
(   ) daimon               (   ) titã
3 – Em que os atenienses deveriam envergonhar-se de pensar?
4 – O que eles deveriam cuidar para que se tornem tão bons quanto possível?
5 – Quais são as duas acusações contra Sócrates?
(   ) corromper a juventude
(   ) preocupar-se com o corpo
(   ) preocupar-se com a riqueza, fama e honra
(   ) desobediência ao deus
6 – Independentemente do veredicto, Sócrates:
(   ) não mais interrogaria ninguém, pois não queria morrer
(   ) continuaria a interrogar filosoficamente mesmo que tivesse que morrer muitas vezes
7 – Como Sócrates usava a ironia como instrumento de seu método?
8 – O que o filósofo deveria fazer através do método da maiêutica?
9 – O que significa o termo grego “elencos”?
10 – Qual é o aforismo grego que segundo a tradição estaria inscrito nos pórticos do Templo de Apolo em Delfos, na Antiga Grécia e que era usado por Sócrates no desenvolvimento de seu método?
(   ) conheça o universo e só assim será capaz de compreender a si mesmo
(   ) conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo
(   ) conheça o outro, pois ao conhecer ao outro compreenderá sua própria vida
11 – O oráculo do Templo de Apolo teria proclamado Sócrates o homem mais sábio na Grécia, ao que Sócrates terá respondido com a célebre frase:
(   ) Só sei que sou sábio
(   ) Só sei que nada sei
(   ) Só sei que não sou ignorante
12 – (UNIOESTE-PR) Sócrates disse em sua defesa no tribunal: “Uma vida não questionada (examinada) não merece ser vivida." Sobre a filosofia de Sócrates, é incorreto afirmar que:
a) a filosofia de Sócrates consiste em buscar a verdade, aceitando as opiniões contraditórias dos homens; quanto mais importante era a posição social de um homem, mais verdadeira era sua opinião. b) a sabedoria de Sócrates está em saber que nada sabe, enquanto os homens em geral estão impregnados de preconceitos e noções incorretas, e não se dão conta disso.
c) o reconhecimento da própria ignorância é o primeiro passo para a sabedoria, pois, assim, podemos nos livrar dos preconceitos e abrir caminho para a verdade.
d) após muito questionar os valores e as certezas vigentes, Sócrates foi acusado de não respeitar os deuses oficiais (impiedade) e corromper a juventude; foi julgado e condenado à morte por ingestão de cicuta.
e) o caminho socrático para a sabedoria deve ser trilhado pelo próprio indivíduo, que deve por ele mesmo reconhecer seus preconceitos e opiniões, rejeitá-los e, através da razão, atingir a verdade imutável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário