Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Aristóteles - silogismo

É possível a invenção de um método que nos ensine a argumentar acerca de todas as questões propostas?

Filosofia do Conhecimento
Tema: o silogismo
Filósofo: Aristóteles (384 – 322 a.C.)
Obra: Organon 

Biografia

Aristóteles (384 – 322 a.C.). Foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Novo Telecurso - Publicado em 31 de out de 2012

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Organon

A pragmática deste tratado  é a invenção de um método que nos ensine a argumentar acerca de todas as questões propostas, partindo de premissas prováveis, e a evitar, quando defendermos um argumento, dizer seja o que for que lhe seja contrário. Cumpre-nos, em primeiro lugar, definir o que é um silogismo e quais as suas variedades, a fim de entendermos o que é o silogismo dialético, uma vez que ele será o objeto da nossa investigação no tratado que se segue.
O silogismo  é um argumento em que, dadas certas proposições, algo distinto delas resulta necessariamente, pela simples presença das proposições aduzidas. O silogismo é uma demonstração quando parte de premissas evidentes e primeiras ou de premissas tais que, o conhecimento que delas temos, radica nas premissas primeiras e evidentes. É dialético o silogismo que conclui a partir de premissas prováveis. São evidentes e primeiras as coisas que garantem a sua certeza, não por outras, mas por elas mesmas, porque, nos princípios da ciência, não devemos inquirir o porquê fora deles, mas cada um destes princípios deve achar garantia em si mesmo. Prováveis são as opiniões recebidas por todos, ou pela maioria, ou pelos sábios, e, entre estes últimos, pelos mais notáveis e pelos mais ilustres. Erístico é o silogismo que assenta em opiniões que, na aparência prováveis, na realidade não são, e também o silogismo que só na aparência conclui a partir de opiniões prováveis, ou de aparência provável. Nem tudo o que parece provável é provável, pois nada do que se considera provável apresenta à primeira vista uma garantia de falsidade, como se verifica com os princípios erísticos, porque nestes a falácia é de imediata revelação, e isto a maior parte das vezes, mesmo para os espíritos dotados de medíocre entendimento. Por isso, dos silogismos erísticos, a que acabamos de nos referir, também designamos o primeiro por silogismo, mas o outro designamo-lo por silogismo erístico e não simplesmente por silogismo, pois ele parece concluir, embora não conclua. 
(...)
Prosseguindo, cumpre-nos enumerar e descrever as utilidades que se podem extrair deste tratado. Por três formas é útil: como exercício, nos encontros quotidianos casuais, e nas ciências filosóficas. Que seja útil como exercício é por si mesmo óbvio, pois que o domínio deste método nos capacitará mais para argumentar acerca do tema proposto. É também útil nos fortuitos encontros do dia a dia, porque, uma vez inventariadas as opiniões do vulgo, poderemos confrontar-nos com ele no campo das suas próprias opiniões, e não no campo dos dogmas, que lhe são estranhos, deitando abaixo todo o argumento que nos não pareça bem fundamentado. Quanto ao estudo das ciências filosóficas, a possibilidade de trazer os argumentos pró e contra as diaporias levar-nos-á a descobrir com maior facilidade a verdade e o erro em cada caso.

Dicionário Filosófico
Dedução - análise lógica utilizada para construir argumentos, utilizando premissas/argumentos para obter uma conclusão. A conclusão torna explícito um conhecimento já existente nas premissas. Para utilizar corretamente o processo de dedução, é fundamental verificar a validade do pensamento, para que este não seja uma falácia.
Silogismo(conexão de ideias, raciocínio), é um termo filosófico com o qual Aristóteles designou a conclusão deduzida de premissas, a argumentação lógica perfeita. 
É um argumento dedutivo constituído de três proposições declarativas (duas premissas e uma conclusão) que se conectam de tal modo que, a partir das duas primeiras (as premissas), é possível deduzir uma conclusão.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – De acordo com o texto o que é um silogismo?
2 – Ainda de acordo com o texto o que um silogismo erístico?
3 – De acordo com Aristóteles aprender o raciocínio silogístico será de utilidade em três ocasiões. Faça a relação.
a) útil como exercício
b) útil nos encontros casuais
c) útil no estudo filosófico
(   ) descobrir a verdade
(   ) destruir argumentos não bem fundamentados
(   ) aumento na capacidade de argumentação
4 – Faça um silogismo de acordo com o exemplo.


Regra

Todo A é B.
C é A.
Logo, C é B.

Exemplo
Termo maior: mortal (B)
Termo médio: homem (A)
Termo menor: Sócrates (C)

Todo homem(A) é mortal(B). – premissa maior
Sócrates(C) é  homem(A). – premissa menor
Logo, Sócrates(C) é mortal(B). conclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário