Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Platão e Aristóteles - espanto

Qual é a origem do filosofar?

Filosofia do Conhecimento
Tema: o espanto, a admiração, a perplexidade, o assombro (thauma)
Filósofos: Platão (428/27–347 a.C.) e Aristóteles (384 – 322 a.C.)
Obras: Teeteto (Platão) e Metafísica (Aristóteles)

Biografias

Platão (428/27–347 a.C.) foi um filósofo grego. Discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. Sua filosofia é de grande importância e influência. Platão ocupou-se com vários temas, entre eles ética, política, metafísica e teoria do conhecimento.

Aristóteles nasceu em Estagira (384 – 322 a.C.). Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros


01 - É o espanto! - Filosofia - Ensino Médio - Telecurso

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Teeteto (Platão)

Teeteto – E, pelos deuses, Sócrates, meu espanto é inimaginável ao indagar-me o que isso significa; e, às vezes, ao contemplar essas coisas, verdadeiramente sinto vertigem.
Sócrates – Teodoro, meu caro, parece que não julgou mal tua natureza. É absolutamente de um filósofo esse sentimento: espantar-se. A filosofia não tem outra origem...

Metafísica (Aristóteles)

Com efeito, foi pela admiração (thauma) que os homens começaram a filosofar tanto no princípio como agora; perplexos, de início, ante as dificuldades mais óbvias, avançaram pouco a pouco e anunciaram problemas a respeito das maiores, como os fenômenos da Lua, do Sol, e das estrelas, assim como da gênese do universo. E o homem que é tomado de perplexidade e admiração julga-se ignorante; portanto, como filosofavam para fugir à ignorância, é evidente que buscavam a ciência a fim de saber, e não com uma finalidade utilitária.

Dicionário Filosófico

Admiração – é o assombro, surpresa, perplexidade ou espanto diante de uma situação. Na Filosofia, a “admiração” ou “espanto” é o princípio fundamental para começar a filosofar, ou seja, é um processo atrativo através do qual não passamos indiferentes perante qualquer coisa, colocando-nos em movimento, partindo de coisas simples para coisas mais complexas. Assim, admirar-se perante qualquer coisa é ter a capacidade de problematizar o que parecia evidente, procurando esclarecer o que se apresenta como obscuro.

Filosofia (do grego philos: que ama + sophia: sabedoria, «que ama a sabedoria») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – O que significa, etimologicamente, a palavra filosofia?
Filo: _________________________________.
Sofia: ________________________________.
2 – Em uma palavra, de acordo com Platão, qual é a origem do filosofar?
3 – E para Aristóteles, como foi que os homens começaram a filosofar tanto no princípio como agora?
(   ) também foi pelo espanto    (   ) foi pela certeza    (   ) foi pelo dogma
4 - Quem são estes homens que anunciaram problemas a respeito dos fenômenos da Lua, do Sol, e das estrelas, assim como da gênese do universo?
(   ) Os Sofistas          (   ) Os Pré-socráticos         (   ) Sócrates e Platão
5 – Quem é tomado pelo espanto, pela perplexidade, sente-se:
(   ) sábio                   (   ) inteligente                      (   ) ignorante
6 – Para sair do estado acima buscavam a ciência para quê?
7 – Conforme o dicionário filosófico acima, o que é a admiração?
– Olhe o mundo ao seu redor, você, sua família, sua cidade; partindo de coisas simples busque ficar admirado, assombrado, perplexo, espantado e, então, formule um questionamento, um problema, uma pergunta que poderá ser filosófica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário