Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Demócrito - átomo

É possível subdividir uma porção de espaço físico ou um objeto material qualquer ao infinito, em partes cada vez menores?

Filosofia do Conhecimento
Temas: determinismo / materialismo / átomo
Filósofo: Demócrito (cerca de 460 a.C. – 370 a.C.)
Obra: Testemunhos e Fragmentos

Biografia

Demócrito de Abdera (cerca de 460 a.C. - 370 a.C.) é tradicionalmente considerado um filósofo pré-socrático. Cronologicamente é um erro, já que foi contemporâneo de Sócrates. Do ponto de vista doutrinário, contudo, faz algum sentido considerá-lo pré-socrático, pois seu pensamento ainda é fortemente influenciado pela problemática da physis.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Alan Chia / Wikimedia Commons

 Filosofia para Principiantes - Richard Osborne

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Testemunhas e Fragmentos

Princípios de todas as coisas são os átomos e o vazio. Todo o resto é opinião subjetiva.
Existem infinitos mundos, os quais são gerados e corruptíveis; nada vem do não-ser, nada pode perecer e se dissolver no não-ser.
Os átomos são infinitos sob o aspecto da grandeza e do número. Eles se movimentam no universo girando em vórtice e, desse modo, geram todos os compostos: fogo, água, ar, terra.
Porque também os compostos (fogo, água, ar, terra) são conjuntos de certos átomos em particular, os quais, no entanto, não são decomponíveis nem alteráveis, exatamente pela sua solidez.
O Sol e a Lua também são compostos por tais átomos, ou seja, por aqueles lisos e redondos; e igualmente a alma, que forma uma unidade com o intelecto...
Tudo se produz conforme a necessidade, porque a causa da formação de todas as coisas é esse movimento em vórtice que ele denomina exatamente necessidade.

Dicionário Filosófico

Materialismo – É a convicção de que todos os fenômenos, inclusive aqueles espirituais e psíquicos, são resultado final de processos materiais e mecânicos. Para Demócrito também a alma, o pensamento e até mesmo os deuses são compostos de átomos materiais.

Átomo – Leucipo e Demócrito imaginaram que a matéria não poderia ser dividida infinitamente, mas partindo-a várias vezes, chegaríamos a uma partícula muito pequena: uma esfera indivisível, impenetrável e invisível, o átomo.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Para Demócrito quais são os princípios de todas as coisas?
2 – Ainda segundo Demócrito, os infinitos mundos existentes:
(   ) são gerados e corruptíveis         (   ) vem do não-ser e se dissolvem no não-ser
3 – Os átomos são infinitos sob o aspecto da grandeza e do número. Eles se movimentam no universo girando em vórtice. Desse modo quais são os quatro elementos que eles geram?
4 – Porque os compostos acima não são decomponíveis nem alteráveis?
5 – Tudo se produz e a causa da formação de todas as coisas é esse movimento em vórtice. Para Demócrito essa formação e produção é algo:
(   ) casual          (   ) acidental
(   ) necessário    (   ) contingente
6 - De forma necessária o resultado final dos processos atômicos formam, além dos fenômenos, também os espirituais e psíquicos como a alma, o pensamentos, os deuses. Para Demócrito este processo é:
(   ) abstrato e casual           (   ) material e mecânico
(   ) ideal e orgânico             (   ) espiritual e contingente
7 – Explique como Demócrito e Leucipo imaginaram o que seria o átomo.
8 - (UNCISAL - 2012) O período pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se prendem a Cosmologia, sendo a determinação da physis (princípio eterno e imutável que se encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Demócrito afirma ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória. Ele defende que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram.” Assim, a realidade é uma coisa e o real outra.
Para Demócrito a physis é composta:
a) pelas quatro raízes: o úmido, o seco, o quente e o frio.
b) pela água.
c) pelo fogo.
d) pelo ilimitado.
e) pelos átomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário