Base da Filosofia

http://www.facebook.com/wellingtonsversut

Filosofia do Conhecimento - Missão 05 - Os Pré-Socráticos - Parmênides - o ser

Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros (PCNs, página 64)

Três Idades do Homem (Hans Baldung)

Se mudamos o que nos faz ser o que somos?
Filósofos em Ação (Fred Van Lente)
Filosofia do Conhecimento
Temas: ser / ontologia
Questão Central: Real é o que é constatável pelos sentidos ou o que é demonstrável pela razão?
Filósofo: Parmênides de Eléia (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.)
Obra: Da Natureza


Biografia


Parmênides de Eléia (cerca de 530 a.C. 460 a.C.) nasceu em Eléia, hoje Vélia, Itália. Foi o fundador da escola eleática. Há uma tradição que afirma ter sido Parmênides o discípulo de Xenófanes de Cólofon, mas não há certeza sobre o fato, já que uma tradição distinta afirma ter sido o filósofo pitagórico Amínias (ou Ameinias) quem despertou a vocação filosófica de Parmênides. Os outros representantes da escola eleática são Zenão de Eléia e Melisso de Samos.

Ler textos filosóficos de modo significativo (PCNs)


Da Natureza



E agora vou falar; e tu, escuta as minhas palavras e guarda-as bem, pois vou dizer-te dos únicos caminhos de investigação concebíveis. O primeiro (diz) que (o ser) é e que o não-ser não é; este é o caminho da convicção, pois conduz à verdade. O segundo, que não é, é, e que o não-ser é necessário; esta via, digo-te, é imperscrutável; pois não podes conhecer aquilo que não é – isto é impossível – , nem expressá-lo em palavra. (...)
Necessário é dizer e pensar que só o ser é; pois o ser é, e o nada, ao contrário, nada é: afirmação que bem deves considerar. (...)
Jamais se conseguirá provar que o não-ser é; afasta, portanto, o teu pensamento desta via de investigação, e nem te deixes arrastar a ela pela múltipla experiência do hábito, nem governar pelo olho sem visão, pelo ouvido ensurdecedor ou pela língua; mas com a razão decide da muito controvertida tese, que te revelou minha palavra.
Resta-nos assim um único caminho: o ser é. Neste caminho há grande número de indícios; não sendo gerado, é também imperecível; possui, com efeito, uma estrutura inteira, inabalável e sem meta; jamais foi nem será, pois é, no instante presente, todo inteiro, uno, contínuo. (...)


Dicionário Filosófico


Ser – é verbo e nome. Em todas as línguas, o termo ser exerce a dupla função de verbo absoluto e de verbo de ligação. É ao mesmo tempo estado e conteúdo de sua função lexical. Nesta acepção, diz-se que Ser é um verbo de existência. Ser é o estado do que é.

Ontologia – (grego ontos + logoi = "conhecimento do ser") é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres. Costuma ser confundida com metafísica. Conquanto tenham certa comunhão ou interseção em objeto de estudo, nenhuma das duas áreas é subconjunto lógico da outra, ainda que na identidade.

Kinesis (movimento) – Na filosofia clássica, o movimento é um dos problemas mais tradicionais da cosmologia, desde os pré-socráticos, na medida em que envolve a questão da mudança na realidade. Assim, o mobilismo de Heráclito considera a realidade como sempre em fluxo. A escola eleática por sua vez, principalmente através dos pardoxos de Zenão, afirma ser o movimento ilusório, sendo a verdadeira realidade imutável.

Monismo (do grego monis, "um") são ideias filosóficas que defendem a unidade da realidade como um todo (em metafísica) ou a identidade entre mente e corpo (em filosofia da mente) por oposição ao dualismo ou ao pluralismo, à diversidade da realidade em geral. No monismo um oposto se reduz ao outro, em detrimento de uma unidade maior e absoluta.


Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo (PCNs)

1 – Qual é o primeiro caminho, o caminho da convicção, o que conduz à verdade?
2 – Qual é o segundo caminho?
3 – Segundo Parmênides, nós podemos conhecer esta segunda via?
(   ) sim           (   ) não
4 – Portanto, resta-nos um único caminho. Qual?
5 – Cite alguns indícios deste caminho.
6 – O que é a physis?
7 – O que é a kinesis para Parmênides?
8 – O que é o monismo?

Hora Certa

Total de visualizações de página