Base da Filosofia

http://www.facebook.com/wellingtonsversut

Filosofia do Conhecimento - Missão 03 - Os Pré-Socráticos - Pitágoras - o número

Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros (PCNs, página 64)


Filosofia para Principiantes - Richard Osborne
Filosofia para Principiantes - Richard Osborne
Filosofia para Principiantes - Richard Osborne
Filosofia para Principiantes - Richard Osborne
Filosofia do Conhecimento
Temas: arché / metempsicose
Questão Central: Qual é a estrutura do universo?
Filósofo: Pitágoras (cerca de 570 - 500 a.C.)
Obra: Metafísica (Aristóteles)


Biografia


Pitágoras de Samos, filósofo e matemático grego que nasceu em Samos pelos anos de 571 a.C. ou 570 a.C. e morreu provavelmente em 500 a. C. ou 496 a.C. em Metaponto.
A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois a mãe ao consultar a pitonisa soube que a criança seria um ser excepcional.
Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica.


Ler textos filosóficos de modo significativo (PCNs)


Metafísica (Aristóteles)



Parece que os Pitagóricos – que afirmavam que o princípio era o número – pensavam o número também como matéria ou qualidade acidental e condição das coisas que são.
Elementos do número supunham o par e o ímpar, um pensado como infinito e o outro como finito; consideravam a realidade derivada de ambos (assim, diziam que ela é par e ímpar). Da unidade pensavam que nascesse o número e que os números consistissem, como eu disse, o mundo todo...
Os Pitagóricos também pensavam que o número é de um único modo, vale dizer, matemático, e não o consideravam separado das coisas, mas diziam que as substâncias perceptíveis dos números são compostas. De números de fato concebiam todo o céu, mas não de números formados por unidades sem grandeza, pois atribuíam grandezas às unidades. Quanto à primeira unidade dotada de grandeza, como ela é composta, parece que eles não sabiam dizer...
Os Pitagóricos foram os primeiros a dedicar-se às ciências matemáticas, fazendo-as progredir. Como encontraram nessas ciências o próprio nutrimento, foram de opinião de que existem e são geradas, e afirmavam que uma determinada propriedade dos números se identifica com a justiça, uma outra com a alma e com o intelecto... e que o mesmo vale, aproximadamente, para cada uma das outras propriedades numéricas.
Além disso, identificaram nos números as propriedades e as relações das harmonias musicais e, finalmente, era evidente para eles que todas as outras coisas tinham nos números o seu fundamento e a sua inteira natureza, e que os números eram a essência primordial de todo o universo físico.
Por todos esses motivos, eles conceberam os elementos dos números como elementos de toda a realidade, e o céu inteiro como harmonia e número. Recolhiam e adaptavam ao seu sistema todas as concordâncias com as propriedades e partes do céu e com a inteira ordem universal que encontravam nos números e nas harmonias.


Dicionário Filosófico


Metempsicose – É a teoria segundo a qual a alma é imortal e transmigra de um corpo para outro após a morte.


Tetraktys – (tétrada em português ou número triangular 10) Segundo os Pitagóricos, a soma dos primeiros quatro números, isto é, o número 10 (10 = 1 + 2 + 3 + 4), e, enquanto representável por um triângulo que tem o número 4 por lado. Esta tinha um caráter sagrado e os Pitagóricos costumavam jurar por ela.


Número – Pitágoras identificou a arché – o ponto de partida, fundamento e causa que os Milésios haviam encontrado em um elemento físico – no número. Cada figura geométrica e, portanto, cada corpo existente, pode ser pensado como uma quantidade finita de elemento-base unitária: os números. Tudo é número e tudo pode ser quantificado em números.


Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo (PCNs)


1 – O que os Pitagóricos afirmavam ser o princípio (arché) das coisas, a essência primordial de todo o universo físico?
O _______________________.
2 – Quais são os elementos do princípio (arché) acima?
(   ) par e ímpar; finito e infinito
(   ) unidade e dualidade; limitado e ilimitado
3 – Quais ciências os Pitagóricos foram os primeiros a dedicar-se as fazendo progredir?
(   ) físicas          (   ) matemáticas
(   ) biológicas    (   ) astronômicas
4 – Para eles essas ciências:
(   ) são abstratas e são pensadas    (   ) existem e são geradas
5 – Uma determinada propriedade deste princípio (arché) dos Pitagóricos se identifica com coisas como:
(   ) justiça, alma e intelecto    (   ) geometria, álgebra, aritmética
6 – Os Pitagóricos também identificaram nos números as propriedades e as relações das harmonias:
(   ) poéticas      (   ) musicais
(   ) teatrais        (   ) literárias
7 – A escola pitagórica era conectada com concepções esotéricas e a moral pitagórica enfatizava o conceito de harmonia, práticas ascéticas e defendia a _________________. Ou seja, a teoria segundo a qual a alma é imortal e transmigra de um corpo para outro após a morte.
8 – Pesquise, copie e cole a figura triangular que representa um tetraktys.

Hora Certa

Total de visualizações de página