Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Lakatos - programa de pesquisa

Qual é a base racional das revoluções científicas?

Filosofia das Ciências
Tema: programa científico de pesquisa
Filósofo: Lakatos (1922 – 1974)
Obra: A metodologia dos programas científicos de pesquisa (1978)

Biografia

Lakatos, I. (1922 – 1974) - foi um filósofo da matemática e da ciência húngaro.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Cometa Halley
Foto: Elizeu Mol

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

A metodologia dos programas científicos de pesquisa (1978)

Nos últimos anos desenvolvi uma metodologia dos programas científicos de pesquisa que avalia a solução para alguns dos problemas que nem Popper nem Kuhn conseguiram resolver.
Em primeiro lugar, sustento que os grandes resultados científicos não consistem de hipóteses isoladas, e sim de programas de pesquisa. (...)
O programa de pesquisa também tem uma "heurística", ou seja, um poderoso aparato para as soluções de problemas que, com o auxilio de sofisticadas técnicas matemáticas, digere as anomalias e as transforma em evidência positiva. (...) Mas como se pode distinguir um programa de pesquisa cientifico progressivo de um pseudocientífico ou regressivo? (...) Todos os programas de pesquisa que admiro tem uma característica em comum. Todos eles predizem fatos novos, fatos que ou não haviam sido sequer imaginados ou que haviam até sido contraditos pelos programas precedentes ou rivais. (...) Em 1686, quando Newton publicou sua teoria da gravitação, havia, por exemplo, duas teorias correntes em relação aos cometas. A mais popular era a que considerava os cometas como sinais da cólera de Deus, avisos prévios do fato de que logo atingiria e provocaria o desastre. Uma pouco conhecida teoria de Kepler afirma que os cometas eram corpos celestes que se moviam ao longo de linhas retas. Conforme a teoria newtoniana, alguns deles descreviam hipérboles ou parábolas e jamais retornavam; outros se moviam ao longo de elipses ordinárias. Halley, trabalhando sobre o programa de Newton, calculou com base na observação de um breve trecho do percurso de um cometa, que ele retornaria depois de setenta e seis anos; calculou num instante o momento em que ele seria de novo visto em um ponto bem definido do céu. A coisa era incrível. Mas, setenta e seis anos depois, quando tanto Newton como Halley estavam mortos há tempo, o cometa de Halley voltou exatamente do modo corno fora predito. Do mesmo modo, os cientistas newtonianos predisseram a existência e o movimento exato de pequenos planetas que jamais haviam sido observados antes. Ou então, tomemos o programa de Einstein. Este programa fez a surpreendente predição de que, se for medida a distância entre duas estrelas durante a noite e se for medida depois durante o dia (quando elas são visíveis durante um eclipse do sol), as duas medidas resultarão diferentes. Ninguém jamais havia pensado em fazer tal observação antes do programa de Einstein. Assim, em um programa da pesquisa progressivo, a teoria leva a descoberta de fatos novos até o momento desconhecidos. (...)
Pois bem, como ocorrem as revoluções científicas? Se tivermos dois programas de pesquisa rivais do qual um é progressivo, enquanto o outro regressivo (pseudociência), os cientistas tendem a aderir ao programa progressivo. Esta é a base racional das revoluções científicas. (...) O problema da demarcação entre ciência e pseudociência não é um pseudoproblema para filósofos de salão ele tem importantes implicações no campo ético e político.

Dicionário Filosófico

Heurística - Negativa (hard core ou núcleo firme): determina quais são as ideias perenes, que devem ser consideradas irrefutáveis dentro de um determinado programa de pesquisa. Ex: A lei da gravitação de Newton no modelo de órbitas do sistema solar.
Positiva (cinturão protetor): orienta como lidar com as divergências experimentais da teoria; são as hipóteses, aproximações e adições ao núcleo firme que respondem essas divergências, a fim de manter o núcleo firme como referência absoluta. Seguindo o exemplo da gravitação de Newton, a suposição de um planeta além de Urano para corrigir sua órbita (que posteriormente seria descoberto Netuno), é considerado característico do cinturão protetor, pois não refuta a teoria, mas busca outra solução dentro dela.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – De acordo com Lakatos qual é a causa para os grandes resultados científicos?
(   ) são os programas de pesquisa
(   ) são os paradigmas da ciência
(   ) são as possibilidades de falsificações das teorias
2 – De acordo com Lakatos todos os programas de pesquisa científica progressiva (que ele admira) tem uma característica em comum. Qual é esta característica?
(   ) Todos eles predizem fatos novos
(   ) Todos eles predizem boas novas
(   ) Todos eles predizem novas ideias
3 – Neste sentido, sobre o aparecimento de cometas, faça a relação conforme as explicações:
(A) Bartolomeo Platina
(B) Johannes Kepler
(C) Isaac Newton
(D) Edmond Halley
(  ) São sinais da ira de Deus, avisos prévios de desastres.
(  ) São corpos celestes que se movem ao longo de linhas retas.
(  ) São astros que descrevem ou órbitas hipérboles, parábolas ou elipses, porém jamais retornam.
(  ) São corpos celestes que orbitam o Sol em elipses regulares.
4 – “Halley, trabalhando sobre o programa de Newton, calculou com base na observação de um breve trecho do percurso de um cometa, que ele retornaria depois de setenta e seis anos; calculou num instante o momento em que ele seria de novo visto em um ponto bem definido do céu”. Halley morreu em 1742, quando, então, o cometa voltou quase exatamente do modo corno fora predito?
(   ) Em 1759         (   ) Em 1761         (   ) Em 1763          (   ) Em 1765
5 – "Cientistas newtonianos (Newton morreu em 1727) predisseram a existência e o movimento exato de pequenos planetas que jamais haviam sido observados antes". Em 1879, os astrônomos, ao examinarem as irregularidades que existiam na órbita do planeta Urano, deduziram que estas poderiam ser explicadas se houvesse outro planeta situado após sua órbita. A descoberta do novo planeta, Netuno, mostrou que este raciocínio estava correto. 
a) Em que ano Netuno foi descoberto?
(   ) 1781           (   ) 1846         (   ) 1930
b) De acordo com o termo Heurística no Dicionário Filosófico esta descoberta é um exemplo de heurística negativa ou positiva?
c) Por que é assim considerada?
(   ) porque não refuta a teoria, mas busca outra solução dentro dela.
(   ) porque a refuta e busca outra solução em outra teoria. 
6 – "O programa de Einstein fez a surpreendente predição de que, se for medida a distância entre duas estrelas durante a noite e se for medida depois durante o dia (quando elas são visíveis durante um eclipse do sol), as duas medidas resultarão diferentes. Ninguém jamais havia pensado em fazer tal observação antes do programa de Einstein". No dia 29 de maio de 1919, em uma eclipse solar visualizada através de Sobral / Ceará, o que os pesquisadores deduziram analisando os raios luminosos oriundos de estrelas distantes?
( ) que realmente eles sofrem desvios em suas trajetórias retilíneas esperadas; portanto, a luz é realmente influenciada pela presença de um campo gravitacional.
(  ) que realmente eles nada sofrem em suas trajetórias retilíneas esperadas; portanto, a luz não é influenciada pela presença de um campo gravitacional.
7 – Se tivermos dois programas de pesquisa rivais do qual um é progressivo, enquanto o outro regressivo (pseudociência) para qual dos programas os cientistas tendem a aderir?
8 – "A demarcação entre ciência e pseudociência é um problema que tem importantes implicações no campo ético e político". 
Entre no site Ministério das Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC:
a) clique na aba "Ciência" e escreva quais são as quatro categorias em destaque.
b) clique na aba "Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação" e escreva cinco planos em destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário