Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Lipovetsky - hipermodernidade

Será que o indivíduo contemporâneo vive realmente num estado de "imponderabilidade temporal", confinado numa imediatez esvaziada de qualquer projeto e esperança?

Filosofia Política
Tema: a hipermodernidade
Filósofo: Lipovetsky (1944)
Obra: Os Tempos Hipermodernos (2004)

Biografia

Gilles Lipovetsky (1944) é um filósofo francês, teórico da Hipermodernidade, autor dos livros A Era do VazioO luxo eternoA terceira mulherO império do efêmeroA felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo, entre outros.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Paulinho da Viola - Sinal Fechado
Alekis447 - Publicado em 10 de jul de 2009

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Tempo contra tempo, ou a Sociedade Hipermoderna (2004)
(...)
Sob efeito do desenvolvimento dos mercados financeiros, das técnicas eletrônicas de informação, dos costumes individualistas e do tempo livre, o presente assume importância crescente. Por toda a parte, as operações e os intercâmbios se aceleram; o tempo é escasso e se torna um problema, o qual se impõe no centro de novos conflitos sociais. Horário flexível, tempo livre, tempo dos jovens, tempo da terceira e da quarta idade: a hipermodernidade multiplicou as temporalidades divergentes. (...)
Por toda a parte, as palavras-chaves das organizações são flexibilidade, rentabilidade, just in time, "concorrência temporal", atraso-zero - tantas orientações que são testemunho de uma modernização exacerbada que contrai o tempo numa lógica urgentista. Se a sociedade neoliberal e informatizada não criou a mania do presente, não há dúvida de que ela contribuiu para a culminância disso ao interferir nas escalas de tempo, intensificando nossa vontade de libertar-nos das limitações do espaço-tempo. (...)
Estamos sempre mais exigentes de resultados em curto prazo, fazer mais no menor tempo possível, agir sem demora: a corrida da competição faz priorizar o urgente à custa do importante, a ação imediata à custa da reflexão, o acessório à custa do essencial. Leva também a criar uma atmosfera de dramatização, de estresse permanente, assim como todo um conjunto de distúrbios psicossomáticos. Donde a ideia de que a hipermodernidade se distingue pela ideologização e pela generalização do reino da urgência.
Os efeitos induzidos pela nova ordem do tempo extrapolam em muito o universo do trabalho: eles se concretizam na relação com o cotidiano, com o eu e com os outros. Assim, um número crescente de pessoas (as mulheres mais que os homens, em razão das limitações da "jornada dupla", dentro e fora do lar) reclama de estar sobrecarregadas de "correr contra o tempo", de ficar estafadas. E nenhuma faixa etária parece escapar a essa corrida para adiante, pois mesmo os aposentados e as crianças tem hoje uma agenda lotada. Quanto mais depressa se vai, menos tempo se tem. A modernidade se construiu em torno da crítica à exploração do tempo de trabalho; já a época hipermoderna é contemporânea da sensação de que o tempo se rarefaz. Neste momento, somos mais sensíveis à escassez de tempo que à ampliação do campo das possibilidades ocasionada pelo ímpeto da individualização; a falta de dinheiro ou de liberdade motiva menos queixas que a falta de tempo.
Contudo, se uns nunca dispõem de tempo suficiente, outros (desempregados, jovens de rua) o têm de sobra. De um lado, o indivíduo empreendedor, hiperativo, desfrutando a velocidade e a intensidade do tempo; de outro, o indivíduo esmagado "à revelia" pela ociosidade. Sobre essa dualização das maneiras de viver o tempo, há pouca dúvida: assiste-se mesmo à intensificação de novas formas de desigualdade social em face dele. Entretanto, não se deve deixar que estas ocultem a dinâmica global que, para além das classes ou dos grupos específicos, transformou profundamente a relação dos indivíduos no tempo social. 

Dicionário Filosófico

Modernidade costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo relacionada ao projeto empreendido a partir da transição teórica operada por Descartes, com a ruptura com a tradição herdada - o pensamento medieval dominado pela Escolástica - e o estabelecimento da autonomia da razão, o que teve enormes repercussões sobre a filosofia, a cultura e as sociedades ocidentais.

Pós-modernidade é um conceito da sociologia histórica que designa a condição sociocultural e estética dominante após a queda do Muro de Berlim (1989), o colapso da União Soviética e a crise das ideologias nas sociedades ocidentais no final do século XX, com a dissolução da referência à razão como uma garantia de possibilidade de compreensão do mundo através de esquemas totalizantes.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 - A hipermodernidade multiplicou as temporalidades divergentes. Quais são os exemplos que Lipovetsky nos apresenta?
2 - Ainda de acordo com Lipovetsky quais são as palavras-chaves das organizações nestes tempos de hipermodernidade?
3 - Estamos sempre mais exigentes de resultados em curto prazo, fazer mais no menor tempo possível, agir sem demora. Faça a relação sobre "a corrida da competição faz priorizar":
a) o urgente à custa do importante. 
b) a ação imediata à custa da reflexão. 
c) o acessório à custa do essencial.
(   ) preciso dar um presente para minha namorada, pois não a levo para um passeio romântico
(   ) tenho respostas prontas, não preciso ler e nem pesquisar
(   ) como em "fast food", porque não tenho tempo para fazer refeições saudáveis
4 - Assim, na hipermodernidade, reina a ideia de:
(   ) paciência        (   ) resiliência        (   ) urgência         (   ) condescendência
5 - Um número crescente de pessoas reclama de estar sobrecarregadas de "correr contra o tempo", de ficar estafadas. Faça a relação sobre nossas "agendas lotadas". (estereótipos)
a) mulheres
b) homens
c) aposentados
d) crianças
(   ) natação, balé, aula de idioma, escola, assistir séries, vídeo game, tarefa de casa, ler...
(   ) clube, jogar cartas, passear com netos, banco, lotérica, conversar, noticiário, caminhar...
(   ) trabalhar, planejar, academia, futebol, bar, cinema, teatro, carro, voluntariado, internet...
(   ) trabalhar, academia, cinema, teatro, estética, voluntariado, assistir séries, redes sociais...
6 -  Faça a relação de acordo com a característica principal de cada época.
a) modernidade                                                       (   ) sensação de que o tempo se rarefaz
b) hipermodernidade                                               (   ) crítica à exploração do tempo de trabalho
7 -  Segundo Lipovetsky qual é a nossa principal queixa nesta época de hipermodernidade?
(   ) falta de dinheiro         (   ) falta de liberdade          (   ) falta de tempo
8 - Lipovetsky nos alerta sobre a "dualização das maneiras de viver o tempo". 
a) indivíduo que nunca dispõem de tempo suficiente
b) indivíduo esmagado pela ociosidade
(   ) o empreendedor, o hiperativo
(   ) o desempregado, o jovem de rua
9 - Faça a relação de acordo com a característica principal dos conceitos.
a) modernidade
b) pós-modernidade
c) hipermodernidade
(   ) tempo acelerado
(   ) crise da razão
(   ) autonomia da razão
10 - Pesquise o significado termo alemão zeitgeist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário